O lugar da educação das relações étnico-raciais no currículo de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cássia de Paula
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261932
Resumo: Este trabalho tem o intuito de refletir sobre a contribuição e os desafios das Ciências Sociais para a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Médio, considerando a perspectiva de descolonização dos currículos no Brasil. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é identificar e reconhecer os conhecimentos desenvolvidos na disciplina de Sociologia no Ensino Médio, observando o atendimento e aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e dos documentos normativos que orientam e regulamentam a educação antirracista no currículo nacional. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se a pesquisa qualitativa, por meio da análise documental de planos de ensino encontrados na internet e de planos de ensino de uma escola pública municipal de Porto Alegre. Após esta análise, foi possível constatar que mesmo quase vinte anos após a entrada em vigor do Artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as questões raciais ainda não são temas centrais no currículo de Sociologia e sua abordagem ainda está associada a estigmas de inferioridade da população negra na sociedade brasileira. Destaca-se a necessidade de evoluir em relação as temáticas antirracistas e suas abordagens e de promover a diversidade e pluralidade no currículo, visando romper com a hegemonia eurocêntrica de conhecimentos e não retroceder nas práticas e ações afirmativas no campo da Sociologia que estejam comprometidas com o combate ao racismo.
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