Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pianta, Julia Meira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222979
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como foco o estudo da prática musical de três regentes mulheres, de grupos percussivos, em Porto Alegre, RS. A partir de experiências como baterista, percussionista e regente, trago o questionamento diário – não só na profissão, mas também nas disciplinas dentro do curso de Bacharelado em Música - dos desafios enfrentados pelas mulheres quanto aos lugares, comportamentos e papeis esperados, negociados e (in)visibilizados: seja dentro dos livros didáticos, em cima dos palcos ou nas pesquisas acadêmicas. A partir dessas experiências e desafios, surgiu este projeto de pesquisa, que teve como objetivo geral analisar a prática de regência de três mulheres que estão à frente de grupos de percussão de Porto Alegre, suas próprias percepções sobre suas atuações profissionais enquanto mulheres musicistas e a relevância do trabalho que realizam. A investigação foi realizada a partir de um estudo de caso de inspiração etnográfica, através de entrevistas com as mulheres pesquisadas. Além da pesquisa de campo, foi feita, também, uma breve revisão de literatura sobre mulheres regentes e música percussiva, estudos feministas e decoloniais, em busca de compreender o estado da arte quanto a pesquisas no campo de música e gênero e sobre as mulheres no âmbito da regência.
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