Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222979 |
Resumo: | Este projeto de pesquisa tem como foco o estudo da prática musical de três regentes mulheres, de grupos percussivos, em Porto Alegre, RS. A partir de experiências como baterista, percussionista e regente, trago o questionamento diário – não só na profissão, mas também nas disciplinas dentro do curso de Bacharelado em Música - dos desafios enfrentados pelas mulheres quanto aos lugares, comportamentos e papeis esperados, negociados e (in)visibilizados: seja dentro dos livros didáticos, em cima dos palcos ou nas pesquisas acadêmicas. A partir dessas experiências e desafios, surgiu este projeto de pesquisa, que teve como objetivo geral analisar a prática de regência de três mulheres que estão à frente de grupos de percussão de Porto Alegre, suas próprias percepções sobre suas atuações profissionais enquanto mulheres musicistas e a relevância do trabalho que realizam. A investigação foi realizada a partir de um estudo de caso de inspiração etnográfica, através de entrevistas com as mulheres pesquisadas. Além da pesquisa de campo, foi feita, também, uma breve revisão de literatura sobre mulheres regentes e música percussiva, estudos feministas e decoloniais, em busca de compreender o estado da arte quanto a pesquisas no campo de música e gênero e sobre as mulheres no âmbito da regência. |
id |
UFRGS-2_702d8df5535cd0294c44d3d1c38323b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222979 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pianta, Julia MeiraPrass, Luciana2021-06-29T04:20:56Z2021http://hdl.handle.net/10183/222979001127389Este projeto de pesquisa tem como foco o estudo da prática musical de três regentes mulheres, de grupos percussivos, em Porto Alegre, RS. A partir de experiências como baterista, percussionista e regente, trago o questionamento diário – não só na profissão, mas também nas disciplinas dentro do curso de Bacharelado em Música - dos desafios enfrentados pelas mulheres quanto aos lugares, comportamentos e papeis esperados, negociados e (in)visibilizados: seja dentro dos livros didáticos, em cima dos palcos ou nas pesquisas acadêmicas. A partir dessas experiências e desafios, surgiu este projeto de pesquisa, que teve como objetivo geral analisar a prática de regência de três mulheres que estão à frente de grupos de percussão de Porto Alegre, suas próprias percepções sobre suas atuações profissionais enquanto mulheres musicistas e a relevância do trabalho que realizam. A investigação foi realizada a partir de um estudo de caso de inspiração etnográfica, através de entrevistas com as mulheres pesquisadas. Além da pesquisa de campo, foi feita, também, uma breve revisão de literatura sobre mulheres regentes e música percussiva, estudos feministas e decoloniais, em busca de compreender o estado da arte quanto a pesquisas no campo de música e gênero e sobre as mulheres no âmbito da regência.This research project focuses on the study of the musical practice of three female conductors, from percussive groups, in Porto Alegre, RS. From experiences as a drummer, percussionist and conductor, I bring the daily questioning - not only in the profession, but also in the disciplines within the Bachelor of Music course - of the challenges faced by women as to the places, behaviors and roles expected, negotiated and (in)visible: either in textbooks, on stage or in academic research. From these experiences and challenges, this research project emerged, which aimed to analyze the conducting practice of three women who are in charge of percussion groups in Porto Alegre, their own perceptions about their professional performance as women musicians and the relevance of their work. The investigation was carried out based on a case study of ethnographic inspiration, through interviews with the women surveyed. In addition to the field research, there was also a brief review of the literature on conducting women and percussive music, feminist and decolonial studies, to understand the state of the art regarding research in the field of music and gender and female conductors.application/pdfporRegênciaPercussão (Música)Mulheres na músicaGêneroMúsica popularConductingPercussionWomen in musicGenderPopular musicSer mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127389.pdf.txt001127389.pdf.txtExtracted Texttext/plain141187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222979/2/001127389.pdf.txt84590e64616c5bcd6d7012d2a7457127MD52ORIGINAL001127389.pdfTexto completoapplication/pdf3124580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222979/1/001127389.pdf1e8d97e55481217162f04d676eddc142MD5110183/2229792023-05-05 03:22:17.30863oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222979Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas |
title |
Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas |
spellingShingle |
Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas Pianta, Julia Meira Regência Percussão (Música) Mulheres na música Gênero Música popular Conducting Percussion Women in music Gender Popular music |
title_short |
Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas |
title_full |
Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas |
title_fullStr |
Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas |
title_full_unstemmed |
Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas |
title_sort |
Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas |
author |
Pianta, Julia Meira |
author_facet |
Pianta, Julia Meira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pianta, Julia Meira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prass, Luciana |
contributor_str_mv |
Prass, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Regência Percussão (Música) Mulheres na música Gênero Música popular |
topic |
Regência Percussão (Música) Mulheres na música Gênero Música popular Conducting Percussion Women in music Gender Popular music |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Conducting Percussion Women in music Gender Popular music |
description |
Este projeto de pesquisa tem como foco o estudo da prática musical de três regentes mulheres, de grupos percussivos, em Porto Alegre, RS. A partir de experiências como baterista, percussionista e regente, trago o questionamento diário – não só na profissão, mas também nas disciplinas dentro do curso de Bacharelado em Música - dos desafios enfrentados pelas mulheres quanto aos lugares, comportamentos e papeis esperados, negociados e (in)visibilizados: seja dentro dos livros didáticos, em cima dos palcos ou nas pesquisas acadêmicas. A partir dessas experiências e desafios, surgiu este projeto de pesquisa, que teve como objetivo geral analisar a prática de regência de três mulheres que estão à frente de grupos de percussão de Porto Alegre, suas próprias percepções sobre suas atuações profissionais enquanto mulheres musicistas e a relevância do trabalho que realizam. A investigação foi realizada a partir de um estudo de caso de inspiração etnográfica, através de entrevistas com as mulheres pesquisadas. Além da pesquisa de campo, foi feita, também, uma breve revisão de literatura sobre mulheres regentes e música percussiva, estudos feministas e decoloniais, em busca de compreender o estado da arte quanto a pesquisas no campo de música e gênero e sobre as mulheres no âmbito da regência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-29T04:20:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222979 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127389 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222979 |
identifier_str_mv |
001127389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222979/2/001127389.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222979/1/001127389.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
84590e64616c5bcd6d7012d2a7457127 1e8d97e55481217162f04d676eddc142 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447277195493376 |