Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pianta, Julia Meira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222979
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como foco o estudo da prática musical de três regentes mulheres, de grupos percussivos, em Porto Alegre, RS. A partir de experiências como baterista, percussionista e regente, trago o questionamento diário – não só na profissão, mas também nas disciplinas dentro do curso de Bacharelado em Música - dos desafios enfrentados pelas mulheres quanto aos lugares, comportamentos e papeis esperados, negociados e (in)visibilizados: seja dentro dos livros didáticos, em cima dos palcos ou nas pesquisas acadêmicas. A partir dessas experiências e desafios, surgiu este projeto de pesquisa, que teve como objetivo geral analisar a prática de regência de três mulheres que estão à frente de grupos de percussão de Porto Alegre, suas próprias percepções sobre suas atuações profissionais enquanto mulheres musicistas e a relevância do trabalho que realizam. A investigação foi realizada a partir de um estudo de caso de inspiração etnográfica, através de entrevistas com as mulheres pesquisadas. Além da pesquisa de campo, foi feita, também, uma breve revisão de literatura sobre mulheres regentes e música percussiva, estudos feministas e decoloniais, em busca de compreender o estado da arte quanto a pesquisas no campo de música e gênero e sobre as mulheres no âmbito da regência.
id UFRGS-2_702d8df5535cd0294c44d3d1c38323b4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222979
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pianta, Julia MeiraPrass, Luciana2021-06-29T04:20:56Z2021http://hdl.handle.net/10183/222979001127389Este projeto de pesquisa tem como foco o estudo da prática musical de três regentes mulheres, de grupos percussivos, em Porto Alegre, RS. A partir de experiências como baterista, percussionista e regente, trago o questionamento diário – não só na profissão, mas também nas disciplinas dentro do curso de Bacharelado em Música - dos desafios enfrentados pelas mulheres quanto aos lugares, comportamentos e papeis esperados, negociados e (in)visibilizados: seja dentro dos livros didáticos, em cima dos palcos ou nas pesquisas acadêmicas. A partir dessas experiências e desafios, surgiu este projeto de pesquisa, que teve como objetivo geral analisar a prática de regência de três mulheres que estão à frente de grupos de percussão de Porto Alegre, suas próprias percepções sobre suas atuações profissionais enquanto mulheres musicistas e a relevância do trabalho que realizam. A investigação foi realizada a partir de um estudo de caso de inspiração etnográfica, através de entrevistas com as mulheres pesquisadas. Além da pesquisa de campo, foi feita, também, uma breve revisão de literatura sobre mulheres regentes e música percussiva, estudos feministas e decoloniais, em busca de compreender o estado da arte quanto a pesquisas no campo de música e gênero e sobre as mulheres no âmbito da regência.This research project focuses on the study of the musical practice of three female conductors, from percussive groups, in Porto Alegre, RS. From experiences as a drummer, percussionist and conductor, I bring the daily questioning - not only in the profession, but also in the disciplines within the Bachelor of Music course - of the challenges faced by women as to the places, behaviors and roles expected, negotiated and (in)visible: either in textbooks, on stage or in academic research. From these experiences and challenges, this research project emerged, which aimed to analyze the conducting practice of three women who are in charge of percussion groups in Porto Alegre, their own perceptions about their professional performance as women musicians and the relevance of their work. The investigation was carried out based on a case study of ethnographic inspiration, through interviews with the women surveyed. In addition to the field research, there was also a brief review of the literature on conducting women and percussive music, feminist and decolonial studies, to understand the state of the art regarding research in the field of music and gender and female conductors.application/pdfporRegênciaPercussão (Música)Mulheres na músicaGêneroMúsica popularConductingPercussionWomen in musicGenderPopular musicSer mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127389.pdf.txt001127389.pdf.txtExtracted Texttext/plain141187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222979/2/001127389.pdf.txt84590e64616c5bcd6d7012d2a7457127MD52ORIGINAL001127389.pdfTexto completoapplication/pdf3124580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222979/1/001127389.pdf1e8d97e55481217162f04d676eddc142MD5110183/2229792023-05-05 03:22:17.30863oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222979Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas
title Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas
spellingShingle Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas
Pianta, Julia Meira
Regência
Percussão (Música)
Mulheres na música
Gênero
Música popular
Conducting
Percussion
Women in music
Gender
Popular music
title_short Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas
title_full Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas
title_fullStr Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas
title_full_unstemmed Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas
title_sort Ser mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivas
author Pianta, Julia Meira
author_facet Pianta, Julia Meira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pianta, Julia Meira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prass, Luciana
contributor_str_mv Prass, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Regência
Percussão (Música)
Mulheres na música
Gênero
Música popular
topic Regência
Percussão (Música)
Mulheres na música
Gênero
Música popular
Conducting
Percussion
Women in music
Gender
Popular music
dc.subject.eng.fl_str_mv Conducting
Percussion
Women in music
Gender
Popular music
description Este projeto de pesquisa tem como foco o estudo da prática musical de três regentes mulheres, de grupos percussivos, em Porto Alegre, RS. A partir de experiências como baterista, percussionista e regente, trago o questionamento diário – não só na profissão, mas também nas disciplinas dentro do curso de Bacharelado em Música - dos desafios enfrentados pelas mulheres quanto aos lugares, comportamentos e papeis esperados, negociados e (in)visibilizados: seja dentro dos livros didáticos, em cima dos palcos ou nas pesquisas acadêmicas. A partir dessas experiências e desafios, surgiu este projeto de pesquisa, que teve como objetivo geral analisar a prática de regência de três mulheres que estão à frente de grupos de percussão de Porto Alegre, suas próprias percepções sobre suas atuações profissionais enquanto mulheres musicistas e a relevância do trabalho que realizam. A investigação foi realizada a partir de um estudo de caso de inspiração etnográfica, através de entrevistas com as mulheres pesquisadas. Além da pesquisa de campo, foi feita, também, uma breve revisão de literatura sobre mulheres regentes e música percussiva, estudos feministas e decoloniais, em busca de compreender o estado da arte quanto a pesquisas no campo de música e gênero e sobre as mulheres no âmbito da regência.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-29T04:20:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222979
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127389
url http://hdl.handle.net/10183/222979
identifier_str_mv 001127389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222979/2/001127389.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222979/1/001127389.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 84590e64616c5bcd6d7012d2a7457127
1e8d97e55481217162f04d676eddc142
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447277195493376