A origem e o uso da pontuação na gramática de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117578 |
Resumo: | O projeto desenvolvido tem por objetivo em fazer uma investigação sobre a história da ortografia, origem dos sinais de pontuação e realizar uma reflexão sobre o ensino dos sinais de pontuação nas escolas e como os alunos empregam esse conhecimento nas produções textuais. Para realizar a pesquisa foi necessário coletar produções textuais do ensino médio de uma escola estadual de Porto Alegre para observar os principais problemas dos alunos, em relação à pontuação, avaliação de livros didáticos, ensino fundamental e médio, e artigos acadêmicos. De um modo geral, os alunos apresentaram muitas dificuldades na utilização de sinais como: vírgula e ponto e vírgula, problemas encontrados em todas as produções. A partir dessa constatação, foram avaliadas as gramáticas tradicionais e livros didáticos, concluindo então, que em muitos casos os autores não trabalham de forma muito clara, em relação ao assunto, resultando em sérios problemas no momento de por em prática o conhecimento adquirido nas aulas de língua portuguesa. |
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