Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/152039 |
Resumo: | Este trabalho pretende analisar o ensino dos sinais de pontuação no segundo ciclo do ensino fundamental (de 6° ao 9° ano) e propor uma prática de ensino mais reflexiva na sala de aula. Inicialmente, apresentaram-se as definições de pontuação de acordo com diferentes gramáticos e linguistas e, em seguida, houve uma discussão epilinguística sobre o assunto, na qual se pode perceber que o modo como esse tema vem sendo trabalhado, com um viés essencialmente normativo, não tem sido exitoso, assim como outros assuntos tratados da mesma maneira. Uma análise de duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, utilizados em escolas de todo o país e indicados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), ilustram a prática citada anteriormente. Em vista disso, foram pesquisadas e elaboradas atividades que tratam do ensino de pontuação de uma forma mais reflexiva e intuitiva, utilizando padrões para o ensino e sendo dirigidas aos 6°s e 7°s anos, com o intuito de contribuir com o ensino-aprendizagem desse ciclo escolar. |
id |
UNSP_6fb4858c35fb423b24c712e96891df56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/152039 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexivaThe punctuation marks in elementary education: a reflective approachSinais de pontuaçãoEnsinoGramáticaLivro didáticoPunctuationTeachingGrammarTextbookEste trabalho pretende analisar o ensino dos sinais de pontuação no segundo ciclo do ensino fundamental (de 6° ao 9° ano) e propor uma prática de ensino mais reflexiva na sala de aula. Inicialmente, apresentaram-se as definições de pontuação de acordo com diferentes gramáticos e linguistas e, em seguida, houve uma discussão epilinguística sobre o assunto, na qual se pode perceber que o modo como esse tema vem sendo trabalhado, com um viés essencialmente normativo, não tem sido exitoso, assim como outros assuntos tratados da mesma maneira. Uma análise de duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, utilizados em escolas de todo o país e indicados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), ilustram a prática citada anteriormente. Em vista disso, foram pesquisadas e elaboradas atividades que tratam do ensino de pontuação de uma forma mais reflexiva e intuitiva, utilizando padrões para o ensino e sendo dirigidas aos 6°s e 7°s anos, com o intuito de contribuir com o ensino-aprendizagem desse ciclo escolar.This research intends to analyze the teaching of punctuation marks in Portuguese classes, from the 6th to the 9th years of Elementary Education, in order to propose a more reflective teaching practice in the classroom. Firstly some definitions of punctuation and their use were presented, according to different grammarians and linguists, and, then, there was a discussion on the subject, based on the language and its contexts of use. With that discussion, it was possible to notice that the punctuation marks have been taught in an essentially normative manner, without success, as well as other issues have been had the same approach. A suitable example of that normative teaching of punctuation is the analysis of two collections of Portuguese language textbooks indicated by the Ministry of Education and Culture (MEC), used by teachers and students in Brazilian public schools. Taking that analysis into account, activities about the teaching of punctuation were researched and prepared in a more reflective and intuitive way, according to some learning standards, and with the aim to be applied to 6th and 7th year students of Elementary Education, in order to contribute to the teaching and learning processes of those school years.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Daniel Soares da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fabricio, Marilia Rosana Baio [UNESP]2017-10-31T19:08:12Z2017-10-31T19:08:12Z2016-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15203900089378223001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152039Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:13:01.192198Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva The punctuation marks in elementary education: a reflective approach |
title |
Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva |
spellingShingle |
Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva Fabricio, Marilia Rosana Baio [UNESP] Sinais de pontuação Ensino Gramática Livro didático Punctuation Teaching Grammar Textbook |
title_short |
Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva |
title_full |
Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva |
title_fullStr |
Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva |
title_full_unstemmed |
Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva |
title_sort |
Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva |
author |
Fabricio, Marilia Rosana Baio [UNESP] |
author_facet |
Fabricio, Marilia Rosana Baio [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Daniel Soares da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabricio, Marilia Rosana Baio [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sinais de pontuação Ensino Gramática Livro didático Punctuation Teaching Grammar Textbook |
topic |
Sinais de pontuação Ensino Gramática Livro didático Punctuation Teaching Grammar Textbook |
description |
Este trabalho pretende analisar o ensino dos sinais de pontuação no segundo ciclo do ensino fundamental (de 6° ao 9° ano) e propor uma prática de ensino mais reflexiva na sala de aula. Inicialmente, apresentaram-se as definições de pontuação de acordo com diferentes gramáticos e linguistas e, em seguida, houve uma discussão epilinguística sobre o assunto, na qual se pode perceber que o modo como esse tema vem sendo trabalhado, com um viés essencialmente normativo, não tem sido exitoso, assim como outros assuntos tratados da mesma maneira. Uma análise de duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, utilizados em escolas de todo o país e indicados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), ilustram a prática citada anteriormente. Em vista disso, foram pesquisadas e elaboradas atividades que tratam do ensino de pontuação de uma forma mais reflexiva e intuitiva, utilizando padrões para o ensino e sendo dirigidas aos 6°s e 7°s anos, com o intuito de contribuir com o ensino-aprendizagem desse ciclo escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-20 2017-10-31T19:08:12Z 2017-10-31T19:08:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/152039 000893782 23001011069P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/152039 |
identifier_str_mv |
000893782 23001011069P5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128774324092928 |