Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Danielle Bezerra de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45671
Resumo: Esta tese, situada na área de produção de conhecimento da Linguística Aplicada, toma como objeto de estudo a problematização do ensino da pontuação a partir de dois eixos: da abordagem nos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados pelo Guia PNLD 2015; e da proposição de atividades que articulem a pontuação como um dos recursos expressivos utilizados para a construção estilística do enunciado. São objetivos centrais: 1) avaliar, em uma perspectiva dialógica, a abordagem da pontuação nos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados no PNLD (2015-2017), voltados para o ensino médio; e 2) propor, com base nas críticas apontadas, protótipo didático (ROJO, 2012, 2013, 2017) que permita explorar os sinais de pontuação como recursos expressivos dos enunciados. Ancorada no paradigma interpretativista com enfoque qualitativo (CHIZZOTTI, 1998; FREITAS, 2002, 2007, 2010), a pesquisa se respalda teoricamente nas contribuições do Círculo de Bakhtin sobre linguagem, enunciado e estilo (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003, 2010a, 2010b, 2013). Os resultados revelam que, embora já sejam identificadas algumas mudanças no trabalho com a pontuação, a maior parte dos LDP sugeridos pelo PNLD 2015 ainda conserva uma visão normativa e dissociada de outros conhecimentos para o tratamento do referido conteúdo. Elaborado a partir das reflexões críticas, o protótipo didático evidencia a pontuação integrada às práticas de leitura e de produção textual, contribuindo com uma abordagem bakhtiniana do tópico sob análise.
id UFRN_95207f5d615389c58c5b6bb63e90de59
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45671
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Paula, Danielle Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/7767425482962092http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Palhano, João Maria Paivahttp://lattes.cnpq.br/5179045269982593Oliveira, Maria Bernadete Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/2661324075394215Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7241411335114630Puzzo, Miriam Bauabhttp://lattes.cnpq.br/6898954739357029Alves, Maria da Penha Casado2022-01-18T20:09:56Z2022-01-18T20:09:56Z2018-08-02PAULA, Danielle Bezerra de. Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica. 2018. 187f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45671Esta tese, situada na área de produção de conhecimento da Linguística Aplicada, toma como objeto de estudo a problematização do ensino da pontuação a partir de dois eixos: da abordagem nos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados pelo Guia PNLD 2015; e da proposição de atividades que articulem a pontuação como um dos recursos expressivos utilizados para a construção estilística do enunciado. São objetivos centrais: 1) avaliar, em uma perspectiva dialógica, a abordagem da pontuação nos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados no PNLD (2015-2017), voltados para o ensino médio; e 2) propor, com base nas críticas apontadas, protótipo didático (ROJO, 2012, 2013, 2017) que permita explorar os sinais de pontuação como recursos expressivos dos enunciados. Ancorada no paradigma interpretativista com enfoque qualitativo (CHIZZOTTI, 1998; FREITAS, 2002, 2007, 2010), a pesquisa se respalda teoricamente nas contribuições do Círculo de Bakhtin sobre linguagem, enunciado e estilo (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003, 2010a, 2010b, 2013). Os resultados revelam que, embora já sejam identificadas algumas mudanças no trabalho com a pontuação, a maior parte dos LDP sugeridos pelo PNLD 2015 ainda conserva uma visão normativa e dissociada de outros conhecimentos para o tratamento do referido conteúdo. Elaborado a partir das reflexões críticas, o protótipo didático evidencia a pontuação integrada às práticas de leitura e de produção textual, contribuindo com uma abordagem bakhtiniana do tópico sob análise.This thesis, placed is in the Applied Linguistics area, takes as the object of study the questioning of the teaching of the punctuation from two axes: the approach in the Portuguese textbooks indicated by the guide PNLD 2015; and the proposition of activities that articulate the punctuation as one of the expressive resources used for the stylistic construction of the enunciation. Central objectives: 1) evaluate, in a dialogic perspective, the approach of the punctuation in Portuguese Language textbooks approved in PNLD (2015-2017), focused on the high school; and 2) propose, on the basis of the criticisms pointed out, prototype to teach (ROJO, 2012, 2013, 2017) that allows to explore the punctuation marks as expressive resources of the enunciations. Anchored in the Interpretative Paradigm with qualitative focus (CHIZZOTTI, 1998; FREITAS, 2002, 2007, 2010), the research is supported theoretically in the contributions of the Circle of Bakhtin about language, enunciation and style (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003, 2010a, 2010b, 2013). The results prove that although some changes have already been identified in the work with the punctuation, most of the LDP suggested by PNLD 2015 still retains a normative and dissociated view of other knowledge for the treatment of the said content. Prototype to teach, drawn up from the critical reflections, highlight the punctuation integrated with the practices of reading and textual production, contributing to a bakhtinian approach to the topic under review.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilPontuaçãoLivro didático de Língua PortuguesaProtótipo didáticoAbordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAbordagempontuacaoensino_Paula_2018.pdfapplication/pdf14624352https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45671/1/Abordagempontuacaoensino_Paula_2018.pdfe6c0aa5cf428494bf347cffbe5f10e83MD51123456789/456712022-05-02 12:37:36.231oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45671Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:37:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
title Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
spellingShingle Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
Paula, Danielle Bezerra de
Pontuação
Livro didático de Língua Portuguesa
Protótipo didático
title_short Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
title_full Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
title_fullStr Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
title_full_unstemmed Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
title_sort Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
author Paula, Danielle Bezerra de
author_facet Paula, Danielle Bezerra de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7767425482962092
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Palhano, João Maria Paiva
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5179045269982593
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2661324075394215
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7241411335114630
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6898954739357029
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Danielle Bezerra de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
contributor_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.subject.por.fl_str_mv Pontuação
Livro didático de Língua Portuguesa
Protótipo didático
topic Pontuação
Livro didático de Língua Portuguesa
Protótipo didático
description Esta tese, situada na área de produção de conhecimento da Linguística Aplicada, toma como objeto de estudo a problematização do ensino da pontuação a partir de dois eixos: da abordagem nos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados pelo Guia PNLD 2015; e da proposição de atividades que articulem a pontuação como um dos recursos expressivos utilizados para a construção estilística do enunciado. São objetivos centrais: 1) avaliar, em uma perspectiva dialógica, a abordagem da pontuação nos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados no PNLD (2015-2017), voltados para o ensino médio; e 2) propor, com base nas críticas apontadas, protótipo didático (ROJO, 2012, 2013, 2017) que permita explorar os sinais de pontuação como recursos expressivos dos enunciados. Ancorada no paradigma interpretativista com enfoque qualitativo (CHIZZOTTI, 1998; FREITAS, 2002, 2007, 2010), a pesquisa se respalda teoricamente nas contribuições do Círculo de Bakhtin sobre linguagem, enunciado e estilo (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003, 2010a, 2010b, 2013). Os resultados revelam que, embora já sejam identificadas algumas mudanças no trabalho com a pontuação, a maior parte dos LDP sugeridos pelo PNLD 2015 ainda conserva uma visão normativa e dissociada de outros conhecimentos para o tratamento do referido conteúdo. Elaborado a partir das reflexões críticas, o protótipo didático evidencia a pontuação integrada às práticas de leitura e de produção textual, contribuindo com uma abordagem bakhtiniana do tópico sob análise.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-18T20:09:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-18T20:09:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAULA, Danielle Bezerra de. Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica. 2018. 187f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45671
identifier_str_mv PAULA, Danielle Bezerra de. Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica. 2018. 187f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45671/1/Abordagempontuacaoensino_Paula_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6c0aa5cf428494bf347cffbe5f10e83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117755253555200