Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Alice Backes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72356
Resumo: A aprendizagem depende de muitos fatores, como interesse, criatividade e motivação, tanto dos alunos como dos professores. Além disso, o ambiente de ensino precisa ser favorável à aquisição do conhecimento. Neste trabalho abordei um assunto diretamente relacionado à aprendizagem, as aulas diferenciadas. Este tipo de aula, neste trabalho, significa qualquer aula realizada fora do ambiente tradicional de ensino, a sala de aula. Procurei saber se os professores de Biologia do Ensino Médio, da rede pública e privada de ensino, estão realizando este tipo de atividade com os seus alunos e com que frequência isto ocorre. Também, a dificuldade que os professores encontram para realizar aulas diferenciadas com seus alunos, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. E por fim, verificar o que os professores pensam sobre esse tipo de atividade e a consequência gerada no aprendizado dos alunos. Para isso, utilizei como subsídio a pesquisa qualitativa, e como metodologia empregada, a aplicação de questionários com perguntas abertas, que visavam analisar o que os professores pensam sobre aulas diferenciadas e a sua importância para a aprendizagem dos alunos. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que os professores utilizam essa estratégia de ensino com os seus alunos, tanto em escolas públicas, quanto em privadas. Em referência as dificuldades encontradas, elas são similares entre as escolas, e foram poucos os professores que disseram não encontrar dificuldade alguma para realizar aulas fora da sala de aula. Tratando-se do aprendizado gerado após realizar este tipo de atividade a grande maioria dos professores admitiu que, uma aula diferenciada, é capaz de gerar um aprendizado mais efetivo nos alunos.
id UFRGS-2_7053c27786dce0d85229b3973bd3745b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72356
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Alice Backes daJunqueira, Heloisa2013-06-11T01:47:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/72356000872151A aprendizagem depende de muitos fatores, como interesse, criatividade e motivação, tanto dos alunos como dos professores. Além disso, o ambiente de ensino precisa ser favorável à aquisição do conhecimento. Neste trabalho abordei um assunto diretamente relacionado à aprendizagem, as aulas diferenciadas. Este tipo de aula, neste trabalho, significa qualquer aula realizada fora do ambiente tradicional de ensino, a sala de aula. Procurei saber se os professores de Biologia do Ensino Médio, da rede pública e privada de ensino, estão realizando este tipo de atividade com os seus alunos e com que frequência isto ocorre. Também, a dificuldade que os professores encontram para realizar aulas diferenciadas com seus alunos, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. E por fim, verificar o que os professores pensam sobre esse tipo de atividade e a consequência gerada no aprendizado dos alunos. Para isso, utilizei como subsídio a pesquisa qualitativa, e como metodologia empregada, a aplicação de questionários com perguntas abertas, que visavam analisar o que os professores pensam sobre aulas diferenciadas e a sua importância para a aprendizagem dos alunos. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que os professores utilizam essa estratégia de ensino com os seus alunos, tanto em escolas públicas, quanto em privadas. Em referência as dificuldades encontradas, elas são similares entre as escolas, e foram poucos os professores que disseram não encontrar dificuldade alguma para realizar aulas fora da sala de aula. Tratando-se do aprendizado gerado após realizar este tipo de atividade a grande maioria dos professores admitiu que, uma aula diferenciada, é capaz de gerar um aprendizado mais efetivo nos alunos.application/pdfporEnsino médioBiologiaAula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872151.pdf000872151.pdfTexto completoapplication/pdf678683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72356/1/000872151.pdfa1383d2b9a951e10800992640e0fdbf8MD51TEXT000872151.pdf.txt000872151.pdf.txtExtracted Texttext/plain87270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72356/2/000872151.pdf.txtc0ac908f064b6058670f9dba2f39f076MD52THUMBNAIL000872151.pdf.jpg000872151.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72356/3/000872151.pdf.jpg8a7703cfebbaeea915ea6872ff9f9e6bMD5310183/723562018-10-15 09:28:02.481oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72356Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:28:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?
title Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?
spellingShingle Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?
Rosa, Alice Backes da
Ensino médio
Biologia
title_short Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?
title_full Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?
title_fullStr Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?
title_full_unstemmed Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?
title_sort Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?
author Rosa, Alice Backes da
author_facet Rosa, Alice Backes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Alice Backes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Biologia
topic Ensino médio
Biologia
description A aprendizagem depende de muitos fatores, como interesse, criatividade e motivação, tanto dos alunos como dos professores. Além disso, o ambiente de ensino precisa ser favorável à aquisição do conhecimento. Neste trabalho abordei um assunto diretamente relacionado à aprendizagem, as aulas diferenciadas. Este tipo de aula, neste trabalho, significa qualquer aula realizada fora do ambiente tradicional de ensino, a sala de aula. Procurei saber se os professores de Biologia do Ensino Médio, da rede pública e privada de ensino, estão realizando este tipo de atividade com os seus alunos e com que frequência isto ocorre. Também, a dificuldade que os professores encontram para realizar aulas diferenciadas com seus alunos, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. E por fim, verificar o que os professores pensam sobre esse tipo de atividade e a consequência gerada no aprendizado dos alunos. Para isso, utilizei como subsídio a pesquisa qualitativa, e como metodologia empregada, a aplicação de questionários com perguntas abertas, que visavam analisar o que os professores pensam sobre aulas diferenciadas e a sua importância para a aprendizagem dos alunos. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que os professores utilizam essa estratégia de ensino com os seus alunos, tanto em escolas públicas, quanto em privadas. Em referência as dificuldades encontradas, elas são similares entre as escolas, e foram poucos os professores que disseram não encontrar dificuldade alguma para realizar aulas fora da sala de aula. Tratando-se do aprendizado gerado após realizar este tipo de atividade a grande maioria dos professores admitiu que, uma aula diferenciada, é capaz de gerar um aprendizado mais efetivo nos alunos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-11T01:47:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72356
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000872151
url http://hdl.handle.net/10183/72356
identifier_str_mv 000872151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72356/1/000872151.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72356/2/000872151.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72356/3/000872151.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1383d2b9a951e10800992640e0fdbf8
c0ac908f064b6058670f9dba2f39f076
8a7703cfebbaeea915ea6872ff9f9e6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224448235274240