Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72356 |
Resumo: | A aprendizagem depende de muitos fatores, como interesse, criatividade e motivação, tanto dos alunos como dos professores. Além disso, o ambiente de ensino precisa ser favorável à aquisição do conhecimento. Neste trabalho abordei um assunto diretamente relacionado à aprendizagem, as aulas diferenciadas. Este tipo de aula, neste trabalho, significa qualquer aula realizada fora do ambiente tradicional de ensino, a sala de aula. Procurei saber se os professores de Biologia do Ensino Médio, da rede pública e privada de ensino, estão realizando este tipo de atividade com os seus alunos e com que frequência isto ocorre. Também, a dificuldade que os professores encontram para realizar aulas diferenciadas com seus alunos, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. E por fim, verificar o que os professores pensam sobre esse tipo de atividade e a consequência gerada no aprendizado dos alunos. Para isso, utilizei como subsídio a pesquisa qualitativa, e como metodologia empregada, a aplicação de questionários com perguntas abertas, que visavam analisar o que os professores pensam sobre aulas diferenciadas e a sua importância para a aprendizagem dos alunos. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que os professores utilizam essa estratégia de ensino com os seus alunos, tanto em escolas públicas, quanto em privadas. Em referência as dificuldades encontradas, elas são similares entre as escolas, e foram poucos os professores que disseram não encontrar dificuldade alguma para realizar aulas fora da sala de aula. Tratando-se do aprendizado gerado após realizar este tipo de atividade a grande maioria dos professores admitiu que, uma aula diferenciada, é capaz de gerar um aprendizado mais efetivo nos alunos. |
id |
UFRGS-2_7053c27786dce0d85229b3973bd3745b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72356 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Alice Backes daJunqueira, Heloisa2013-06-11T01:47:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/72356000872151A aprendizagem depende de muitos fatores, como interesse, criatividade e motivação, tanto dos alunos como dos professores. Além disso, o ambiente de ensino precisa ser favorável à aquisição do conhecimento. Neste trabalho abordei um assunto diretamente relacionado à aprendizagem, as aulas diferenciadas. Este tipo de aula, neste trabalho, significa qualquer aula realizada fora do ambiente tradicional de ensino, a sala de aula. Procurei saber se os professores de Biologia do Ensino Médio, da rede pública e privada de ensino, estão realizando este tipo de atividade com os seus alunos e com que frequência isto ocorre. Também, a dificuldade que os professores encontram para realizar aulas diferenciadas com seus alunos, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. E por fim, verificar o que os professores pensam sobre esse tipo de atividade e a consequência gerada no aprendizado dos alunos. Para isso, utilizei como subsídio a pesquisa qualitativa, e como metodologia empregada, a aplicação de questionários com perguntas abertas, que visavam analisar o que os professores pensam sobre aulas diferenciadas e a sua importância para a aprendizagem dos alunos. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que os professores utilizam essa estratégia de ensino com os seus alunos, tanto em escolas públicas, quanto em privadas. Em referência as dificuldades encontradas, elas são similares entre as escolas, e foram poucos os professores que disseram não encontrar dificuldade alguma para realizar aulas fora da sala de aula. Tratando-se do aprendizado gerado após realizar este tipo de atividade a grande maioria dos professores admitiu que, uma aula diferenciada, é capaz de gerar um aprendizado mais efetivo nos alunos.application/pdfporEnsino médioBiologiaAula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872151.pdf000872151.pdfTexto completoapplication/pdf678683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72356/1/000872151.pdfa1383d2b9a951e10800992640e0fdbf8MD51TEXT000872151.pdf.txt000872151.pdf.txtExtracted Texttext/plain87270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72356/2/000872151.pdf.txtc0ac908f064b6058670f9dba2f39f076MD52THUMBNAIL000872151.pdf.jpg000872151.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72356/3/000872151.pdf.jpg8a7703cfebbaeea915ea6872ff9f9e6bMD5310183/723562018-10-15 09:28:02.481oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72356Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:28:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso? |
title |
Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso? |
spellingShingle |
Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso? Rosa, Alice Backes da Ensino médio Biologia |
title_short |
Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso? |
title_full |
Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso? |
title_fullStr |
Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso? |
title_full_unstemmed |
Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso? |
title_sort |
Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso? |
author |
Rosa, Alice Backes da |
author_facet |
Rosa, Alice Backes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Alice Backes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
contributor_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Biologia |
topic |
Ensino médio Biologia |
description |
A aprendizagem depende de muitos fatores, como interesse, criatividade e motivação, tanto dos alunos como dos professores. Além disso, o ambiente de ensino precisa ser favorável à aquisição do conhecimento. Neste trabalho abordei um assunto diretamente relacionado à aprendizagem, as aulas diferenciadas. Este tipo de aula, neste trabalho, significa qualquer aula realizada fora do ambiente tradicional de ensino, a sala de aula. Procurei saber se os professores de Biologia do Ensino Médio, da rede pública e privada de ensino, estão realizando este tipo de atividade com os seus alunos e com que frequência isto ocorre. Também, a dificuldade que os professores encontram para realizar aulas diferenciadas com seus alunos, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. E por fim, verificar o que os professores pensam sobre esse tipo de atividade e a consequência gerada no aprendizado dos alunos. Para isso, utilizei como subsídio a pesquisa qualitativa, e como metodologia empregada, a aplicação de questionários com perguntas abertas, que visavam analisar o que os professores pensam sobre aulas diferenciadas e a sua importância para a aprendizagem dos alunos. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que os professores utilizam essa estratégia de ensino com os seus alunos, tanto em escolas públicas, quanto em privadas. Em referência as dificuldades encontradas, elas são similares entre as escolas, e foram poucos os professores que disseram não encontrar dificuldade alguma para realizar aulas fora da sala de aula. Tratando-se do aprendizado gerado após realizar este tipo de atividade a grande maioria dos professores admitiu que, uma aula diferenciada, é capaz de gerar um aprendizado mais efetivo nos alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-11T01:47:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72356 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000872151 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72356 |
identifier_str_mv |
000872151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72356/1/000872151.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72356/2/000872151.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72356/3/000872151.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1383d2b9a951e10800992640e0fdbf8 c0ac908f064b6058670f9dba2f39f076 8a7703cfebbaeea915ea6872ff9f9e6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224448235274240 |