Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonello, Cláudia Simone
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Godoy, Arilda Schimidt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20802
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados mais significativos obtidos em um estudo que teve como principal objetivo explorar os discursos formadores do campo de conhecimento da Aprendizagem Organizacional e que utilizou a metodologia denominada metatriangulação. A seleção das fontes de pesquisa procurou assegurar a cobertura dos periódicos nacionais e dos anais de congresso mais expressivos e consolidados, na área de conhecimento de administração, que abordaram este tema, no período de 2001-2005. A análise dos resultados permitiu delinear uma agenda para os estudos em Aprendizagem Organizacional no Brasil.
id UFRGS-2_70cde727292b82c3f38e30a23fae7850
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20802
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Antonello, Cláudia SimoneGodoy, Arilda Schimidt2010-04-16T09:16:41Z20090034-7590http://hdl.handle.net/10183/20802000710228O presente artigo apresenta os resultados mais significativos obtidos em um estudo que teve como principal objetivo explorar os discursos formadores do campo de conhecimento da Aprendizagem Organizacional e que utilizou a metodologia denominada metatriangulação. A seleção das fontes de pesquisa procurou assegurar a cobertura dos periódicos nacionais e dos anais de congresso mais expressivos e consolidados, na área de conhecimento de administração, que abordaram este tema, no período de 2001-2005. A análise dos resultados permitiu delinear uma agenda para os estudos em Aprendizagem Organizacional no Brasil.The present article provides significant results obtained from a study in which the main objective was to explore the speeches forming the Organizational Learning field, using the methodology of metatriangulation. The selection of research sources tried to ensure covering top tier national periodicals and congress proceedings in the area of administration approaching this subject, within the period 2001-2005. The analysis allowed for the establishment of a agenda for Organizational Learning studies in Brazil.application/pdfporRevista de Administracao de Empresas. Sao Paulo. vol. 49, n. 3 (jul./set.2009), p.266-281Aprendizagem organizacionalGestão do conhecimentoProcesso ensino-aprendizagemRelações de poderAdministracao : EticaOrganizational learningPractice-based learningMetatriangulationMultiparadigm reviewResearch methodUma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacionalA brazilian agenda for the studies in organizational learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000710228.pdf000710228.pdfTexto completoapplication/pdf210547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20802/1/000710228.pdf484c7bb0f0352b122b6c8aa67b4f1965MD51TEXT000710228.pdf.txt000710228.pdf.txtExtracted Texttext/plain74645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20802/2/000710228.pdf.txt26c88648f10665ce2a9009ff323ff2d9MD52THUMBNAIL000710228.pdf.jpg000710228.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20802/3/000710228.pdf.jpga1b87f92542c01c4e9a0b8476e013158MD5310183/208022018-10-11 08:39:37.965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:39:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A brazilian agenda for the studies in organizational learning
title Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional
spellingShingle Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional
Antonello, Cláudia Simone
Aprendizagem organizacional
Gestão do conhecimento
Processo ensino-aprendizagem
Relações de poder
Administracao : Etica
Organizational learning
Practice-based learning
Metatriangulation
Multiparadigm review
Research method
title_short Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional
title_full Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional
title_fullStr Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional
title_full_unstemmed Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional
title_sort Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional
author Antonello, Cláudia Simone
author_facet Antonello, Cláudia Simone
Godoy, Arilda Schimidt
author_role author
author2 Godoy, Arilda Schimidt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonello, Cláudia Simone
Godoy, Arilda Schimidt
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Gestão do conhecimento
Processo ensino-aprendizagem
Relações de poder
Administracao : Etica
topic Aprendizagem organizacional
Gestão do conhecimento
Processo ensino-aprendizagem
Relações de poder
Administracao : Etica
Organizational learning
Practice-based learning
Metatriangulation
Multiparadigm review
Research method
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational learning
Practice-based learning
Metatriangulation
Multiparadigm review
Research method
description O presente artigo apresenta os resultados mais significativos obtidos em um estudo que teve como principal objetivo explorar os discursos formadores do campo de conhecimento da Aprendizagem Organizacional e que utilizou a metodologia denominada metatriangulação. A seleção das fontes de pesquisa procurou assegurar a cobertura dos periódicos nacionais e dos anais de congresso mais expressivos e consolidados, na área de conhecimento de administração, que abordaram este tema, no período de 2001-2005. A análise dos resultados permitiu delinear uma agenda para os estudos em Aprendizagem Organizacional no Brasil.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:16:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20802
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7590
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000710228
identifier_str_mv 0034-7590
000710228
url http://hdl.handle.net/10183/20802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Administracao de Empresas. Sao Paulo. vol. 49, n. 3 (jul./set.2009), p.266-281
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20802/1/000710228.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20802/2/000710228.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20802/3/000710228.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 484c7bb0f0352b122b6c8aa67b4f1965
26c88648f10665ce2a9009ff323ff2d9
a1b87f92542c01c4e9a0b8476e013158
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447404734840832