Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20802 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados mais significativos obtidos em um estudo que teve como principal objetivo explorar os discursos formadores do campo de conhecimento da Aprendizagem Organizacional e que utilizou a metodologia denominada metatriangulação. A seleção das fontes de pesquisa procurou assegurar a cobertura dos periódicos nacionais e dos anais de congresso mais expressivos e consolidados, na área de conhecimento de administração, que abordaram este tema, no período de 2001-2005. A análise dos resultados permitiu delinear uma agenda para os estudos em Aprendizagem Organizacional no Brasil. |
id |
UFRGS-2_70cde727292b82c3f38e30a23fae7850 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20802 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonello, Cláudia SimoneGodoy, Arilda Schimidt2010-04-16T09:16:41Z20090034-7590http://hdl.handle.net/10183/20802000710228O presente artigo apresenta os resultados mais significativos obtidos em um estudo que teve como principal objetivo explorar os discursos formadores do campo de conhecimento da Aprendizagem Organizacional e que utilizou a metodologia denominada metatriangulação. A seleção das fontes de pesquisa procurou assegurar a cobertura dos periódicos nacionais e dos anais de congresso mais expressivos e consolidados, na área de conhecimento de administração, que abordaram este tema, no período de 2001-2005. A análise dos resultados permitiu delinear uma agenda para os estudos em Aprendizagem Organizacional no Brasil.The present article provides significant results obtained from a study in which the main objective was to explore the speeches forming the Organizational Learning field, using the methodology of metatriangulation. The selection of research sources tried to ensure covering top tier national periodicals and congress proceedings in the area of administration approaching this subject, within the period 2001-2005. The analysis allowed for the establishment of a agenda for Organizational Learning studies in Brazil.application/pdfporRevista de Administracao de Empresas. Sao Paulo. vol. 49, n. 3 (jul./set.2009), p.266-281Aprendizagem organizacionalGestão do conhecimentoProcesso ensino-aprendizagemRelações de poderAdministracao : EticaOrganizational learningPractice-based learningMetatriangulationMultiparadigm reviewResearch methodUma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacionalA brazilian agenda for the studies in organizational learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000710228.pdf000710228.pdfTexto completoapplication/pdf210547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20802/1/000710228.pdf484c7bb0f0352b122b6c8aa67b4f1965MD51TEXT000710228.pdf.txt000710228.pdf.txtExtracted Texttext/plain74645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20802/2/000710228.pdf.txt26c88648f10665ce2a9009ff323ff2d9MD52THUMBNAIL000710228.pdf.jpg000710228.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20802/3/000710228.pdf.jpga1b87f92542c01c4e9a0b8476e013158MD5310183/208022018-10-11 08:39:37.965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:39:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A brazilian agenda for the studies in organizational learning |
title |
Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional |
spellingShingle |
Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional Antonello, Cláudia Simone Aprendizagem organizacional Gestão do conhecimento Processo ensino-aprendizagem Relações de poder Administracao : Etica Organizational learning Practice-based learning Metatriangulation Multiparadigm review Research method |
title_short |
Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional |
title_full |
Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional |
title_fullStr |
Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional |
title_full_unstemmed |
Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional |
title_sort |
Uma agenda brasileira para estudos em aprendizagem organizacional |
author |
Antonello, Cláudia Simone |
author_facet |
Antonello, Cláudia Simone Godoy, Arilda Schimidt |
author_role |
author |
author2 |
Godoy, Arilda Schimidt |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonello, Cláudia Simone Godoy, Arilda Schimidt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Gestão do conhecimento Processo ensino-aprendizagem Relações de poder Administracao : Etica |
topic |
Aprendizagem organizacional Gestão do conhecimento Processo ensino-aprendizagem Relações de poder Administracao : Etica Organizational learning Practice-based learning Metatriangulation Multiparadigm review Research method |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational learning Practice-based learning Metatriangulation Multiparadigm review Research method |
description |
O presente artigo apresenta os resultados mais significativos obtidos em um estudo que teve como principal objetivo explorar os discursos formadores do campo de conhecimento da Aprendizagem Organizacional e que utilizou a metodologia denominada metatriangulação. A seleção das fontes de pesquisa procurou assegurar a cobertura dos periódicos nacionais e dos anais de congresso mais expressivos e consolidados, na área de conhecimento de administração, que abordaram este tema, no período de 2001-2005. A análise dos resultados permitiu delinear uma agenda para os estudos em Aprendizagem Organizacional no Brasil. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:16:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/20802 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7590 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000710228 |
identifier_str_mv |
0034-7590 000710228 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/20802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de Administracao de Empresas. Sao Paulo. vol. 49, n. 3 (jul./set.2009), p.266-281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20802/1/000710228.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20802/2/000710228.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20802/3/000710228.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
484c7bb0f0352b122b6c8aa67b4f1965 26c88648f10665ce2a9009ff323ff2d9 a1b87f92542c01c4e9a0b8476e013158 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447404734840832 |