A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonello, Cláudia Simone
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Godoy, Arilda Schimidt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193817
Resumo: A literatura sobre Aprendizagem Organizacional [AO] tem avançado não somente no volume de publicações, mas apontando outras dimensões do tema. Envolve diversos campos teóricos: psicológicos, sociológicos, culturais, históricos e metodológicos, além da gestão propriamente dita. Assim, pergunta-se: Quais questões e características básicas fazem a AO peculiar e a separa de outros conceitos relacionados? Para responder a este questionamento são apresentadas as diversas perspectivas teóricas que abordam AO, algumas questões e reflexões relacionadas às teorias, assim como definições e estudos desenvolvidos no campo. Utilizando-se uma análise de inspiração multiparadigmática, as contribuições identificadas foram agrupadas em cinco campos que apresentam alguns temas e questões recorrentes. Esta análise aponta quatro questões (relacionadas ao nível de análise, resultados da aprendizagem, mudanças e processos de aprendizagem), que o conceito de AO deve superar para tornar-ser significativo. Visando superar estes desafios, sugere-se a adoção de uma perspectiva baseada em práticas.
id UFRGS-2_61399c4ba113b0a506238dc98860f46d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193817
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Antonello, Cláudia SimoneGodoy, Arilda Schimidt2019-05-04T02:35:40Z20101415-6555http://hdl.handle.net/10183/193817000758080A literatura sobre Aprendizagem Organizacional [AO] tem avançado não somente no volume de publicações, mas apontando outras dimensões do tema. Envolve diversos campos teóricos: psicológicos, sociológicos, culturais, históricos e metodológicos, além da gestão propriamente dita. Assim, pergunta-se: Quais questões e características básicas fazem a AO peculiar e a separa de outros conceitos relacionados? Para responder a este questionamento são apresentadas as diversas perspectivas teóricas que abordam AO, algumas questões e reflexões relacionadas às teorias, assim como definições e estudos desenvolvidos no campo. Utilizando-se uma análise de inspiração multiparadigmática, as contribuições identificadas foram agrupadas em cinco campos que apresentam alguns temas e questões recorrentes. Esta análise aponta quatro questões (relacionadas ao nível de análise, resultados da aprendizagem, mudanças e processos de aprendizagem), que o conceito de AO deve superar para tornar-ser significativo. Visando superar estes desafios, sugere-se a adoção de uma perspectiva baseada em práticas.The literature on Organizational Learning [OL] has been moving forward not only in the volume of publications but also by pointing to other dimensions of the theme. The debate involves several theoretical fields - psychological, sociological, cultural, historical and methodological – in addition to management itself. A question emerges: which issues and basic characteristics make OL different and separated from the other related concepts? In order to answer this question a number of theoretical perspectives of OL are presented and discussed, along with some inquiries and reflections related to these theories, as well as definitions and studies developed in this field. Using the multiparadigmatic approach, the literature on OL was organized and grouped into five fields. This analysis pointed to four questions (related to the level of learning, learning results, changes and learning processes) that the concept of OL has to overcome to become significant. It is suggested that a possible way to overcome these challenges is to adopt a perspective based on practices.application/pdfporRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 2 (mar./abr. 2010), p.310-332Aprendizagem organizacionalComportamento organizacionalCultura organizacionalMudança organizacionalOrganizational learningLearning based in practiceMultiparadigmatic approachLiterature reviewResearch methodA encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmáticaThe crossroads of organizational learning : a multiparadigmatic viewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000758080.pdf.txt000758080.pdf.txtExtracted Texttext/plain80938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193817/2/000758080.pdf.txt4849874337ca40287703304be0c35c7dMD52ORIGINAL000758080.pdfTexto completoapplication/pdf156520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193817/1/000758080.pdf5713dbc735e6e1086f7940921e90498fMD5110183/1938172019-05-05 02:33:20.162379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193817Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-05T05:33:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The crossroads of organizational learning : a multiparadigmatic view
title A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática
spellingShingle A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática
Antonello, Cláudia Simone
Aprendizagem organizacional
Comportamento organizacional
Cultura organizacional
Mudança organizacional
Organizational learning
Learning based in practice
Multiparadigmatic approach
Literature review
Research method
title_short A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática
title_full A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática
title_fullStr A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática
title_full_unstemmed A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática
title_sort A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática
author Antonello, Cláudia Simone
author_facet Antonello, Cláudia Simone
Godoy, Arilda Schimidt
author_role author
author2 Godoy, Arilda Schimidt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonello, Cláudia Simone
Godoy, Arilda Schimidt
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Comportamento organizacional
Cultura organizacional
Mudança organizacional
topic Aprendizagem organizacional
Comportamento organizacional
Cultura organizacional
Mudança organizacional
Organizational learning
Learning based in practice
Multiparadigmatic approach
Literature review
Research method
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational learning
Learning based in practice
Multiparadigmatic approach
Literature review
Research method
description A literatura sobre Aprendizagem Organizacional [AO] tem avançado não somente no volume de publicações, mas apontando outras dimensões do tema. Envolve diversos campos teóricos: psicológicos, sociológicos, culturais, históricos e metodológicos, além da gestão propriamente dita. Assim, pergunta-se: Quais questões e características básicas fazem a AO peculiar e a separa de outros conceitos relacionados? Para responder a este questionamento são apresentadas as diversas perspectivas teóricas que abordam AO, algumas questões e reflexões relacionadas às teorias, assim como definições e estudos desenvolvidos no campo. Utilizando-se uma análise de inspiração multiparadigmática, as contribuições identificadas foram agrupadas em cinco campos que apresentam alguns temas e questões recorrentes. Esta análise aponta quatro questões (relacionadas ao nível de análise, resultados da aprendizagem, mudanças e processos de aprendizagem), que o conceito de AO deve superar para tornar-ser significativo. Visando superar estes desafios, sugere-se a adoção de uma perspectiva baseada em práticas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-04T02:35:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193817
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-6555
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000758080
identifier_str_mv 1415-6555
000758080
url http://hdl.handle.net/10183/193817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 2 (mar./abr. 2010), p.310-332
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193817/2/000758080.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193817/1/000758080.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4849874337ca40287703304be0c35c7d
5713dbc735e6e1086f7940921e90498f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224964881252352