A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193817 |
Resumo: | A literatura sobre Aprendizagem Organizacional [AO] tem avançado não somente no volume de publicações, mas apontando outras dimensões do tema. Envolve diversos campos teóricos: psicológicos, sociológicos, culturais, históricos e metodológicos, além da gestão propriamente dita. Assim, pergunta-se: Quais questões e características básicas fazem a AO peculiar e a separa de outros conceitos relacionados? Para responder a este questionamento são apresentadas as diversas perspectivas teóricas que abordam AO, algumas questões e reflexões relacionadas às teorias, assim como definições e estudos desenvolvidos no campo. Utilizando-se uma análise de inspiração multiparadigmática, as contribuições identificadas foram agrupadas em cinco campos que apresentam alguns temas e questões recorrentes. Esta análise aponta quatro questões (relacionadas ao nível de análise, resultados da aprendizagem, mudanças e processos de aprendizagem), que o conceito de AO deve superar para tornar-ser significativo. Visando superar estes desafios, sugere-se a adoção de uma perspectiva baseada em práticas. |
id |
UFRGS-2_61399c4ba113b0a506238dc98860f46d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193817 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonello, Cláudia SimoneGodoy, Arilda Schimidt2019-05-04T02:35:40Z20101415-6555http://hdl.handle.net/10183/193817000758080A literatura sobre Aprendizagem Organizacional [AO] tem avançado não somente no volume de publicações, mas apontando outras dimensões do tema. Envolve diversos campos teóricos: psicológicos, sociológicos, culturais, históricos e metodológicos, além da gestão propriamente dita. Assim, pergunta-se: Quais questões e características básicas fazem a AO peculiar e a separa de outros conceitos relacionados? Para responder a este questionamento são apresentadas as diversas perspectivas teóricas que abordam AO, algumas questões e reflexões relacionadas às teorias, assim como definições e estudos desenvolvidos no campo. Utilizando-se uma análise de inspiração multiparadigmática, as contribuições identificadas foram agrupadas em cinco campos que apresentam alguns temas e questões recorrentes. Esta análise aponta quatro questões (relacionadas ao nível de análise, resultados da aprendizagem, mudanças e processos de aprendizagem), que o conceito de AO deve superar para tornar-ser significativo. Visando superar estes desafios, sugere-se a adoção de uma perspectiva baseada em práticas.The literature on Organizational Learning [OL] has been moving forward not only in the volume of publications but also by pointing to other dimensions of the theme. The debate involves several theoretical fields - psychological, sociological, cultural, historical and methodological – in addition to management itself. A question emerges: which issues and basic characteristics make OL different and separated from the other related concepts? In order to answer this question a number of theoretical perspectives of OL are presented and discussed, along with some inquiries and reflections related to these theories, as well as definitions and studies developed in this field. Using the multiparadigmatic approach, the literature on OL was organized and grouped into five fields. This analysis pointed to four questions (related to the level of learning, learning results, changes and learning processes) that the concept of OL has to overcome to become significant. It is suggested that a possible way to overcome these challenges is to adopt a perspective based on practices.application/pdfporRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 2 (mar./abr. 2010), p.310-332Aprendizagem organizacionalComportamento organizacionalCultura organizacionalMudança organizacionalOrganizational learningLearning based in practiceMultiparadigmatic approachLiterature reviewResearch methodA encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmáticaThe crossroads of organizational learning : a multiparadigmatic viewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000758080.pdf.txt000758080.pdf.txtExtracted Texttext/plain80938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193817/2/000758080.pdf.txt4849874337ca40287703304be0c35c7dMD52ORIGINAL000758080.pdfTexto completoapplication/pdf156520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193817/1/000758080.pdf5713dbc735e6e1086f7940921e90498fMD5110183/1938172019-05-05 02:33:20.162379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193817Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-05T05:33:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The crossroads of organizational learning : a multiparadigmatic view |
title |
A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática |
spellingShingle |
A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática Antonello, Cláudia Simone Aprendizagem organizacional Comportamento organizacional Cultura organizacional Mudança organizacional Organizational learning Learning based in practice Multiparadigmatic approach Literature review Research method |
title_short |
A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática |
title_full |
A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática |
title_fullStr |
A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática |
title_full_unstemmed |
A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática |
title_sort |
A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática |
author |
Antonello, Cláudia Simone |
author_facet |
Antonello, Cláudia Simone Godoy, Arilda Schimidt |
author_role |
author |
author2 |
Godoy, Arilda Schimidt |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonello, Cláudia Simone Godoy, Arilda Schimidt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Comportamento organizacional Cultura organizacional Mudança organizacional |
topic |
Aprendizagem organizacional Comportamento organizacional Cultura organizacional Mudança organizacional Organizational learning Learning based in practice Multiparadigmatic approach Literature review Research method |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational learning Learning based in practice Multiparadigmatic approach Literature review Research method |
description |
A literatura sobre Aprendizagem Organizacional [AO] tem avançado não somente no volume de publicações, mas apontando outras dimensões do tema. Envolve diversos campos teóricos: psicológicos, sociológicos, culturais, históricos e metodológicos, além da gestão propriamente dita. Assim, pergunta-se: Quais questões e características básicas fazem a AO peculiar e a separa de outros conceitos relacionados? Para responder a este questionamento são apresentadas as diversas perspectivas teóricas que abordam AO, algumas questões e reflexões relacionadas às teorias, assim como definições e estudos desenvolvidos no campo. Utilizando-se uma análise de inspiração multiparadigmática, as contribuições identificadas foram agrupadas em cinco campos que apresentam alguns temas e questões recorrentes. Esta análise aponta quatro questões (relacionadas ao nível de análise, resultados da aprendizagem, mudanças e processos de aprendizagem), que o conceito de AO deve superar para tornar-ser significativo. Visando superar estes desafios, sugere-se a adoção de uma perspectiva baseada em práticas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-04T02:35:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193817 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-6555 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000758080 |
identifier_str_mv |
1415-6555 000758080 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 2 (mar./abr. 2010), p.310-332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193817/2/000758080.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193817/1/000758080.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4849874337ca40287703304be0c35c7d 5713dbc735e6e1086f7940921e90498f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224964881252352 |