Educação de surdos : refleões [i.e. reflexões] acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradiggmas [i.e. paradigmas] do congresso de Milão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Cláudio Henrique Nunes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Branco, Bruna da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257155
Resumo: Os autores deste trabalho, fazendo uma reedição da publicação anterior Mourão (2011), num relato de experiência; essa reapresentação amplia o espaço da fala do sujeito surdo contemplando suas perspectivas e olhares. O objetivo aqui é reiterar o registro deste material oportunizando aqueles que não tiveram acesso devido o volume de trabalhos que circulavam no seminário e atrair ainda outros mais interessados. No decorrer da história, os povos surdos vêm lutando pelo reconhecimento da sua identidade, cultura e língua, a língua de sinais, e por uma educação que atenda às suas especificidades. Em 2002 foi instituída a Lei de Libras, Lei No 10.436, favorecendo a Educação e inclusão de surdos. Neste contexto é que o presente trabalho propõe algumas reflexões sobre a reunião final do CONAE, abril de 2010, pela perspectiva das lutas surdas e pelo reconhecimento de sua cultura. Teóricos como Michel Foucault (2006), Maura Lopes (2007), Paulo Machado (2008), Jorge Larrosa (2013), Gisele Rangel (2015) e outros. As reuniões preparatórias do CONAE/Porto Alegre/RS, pretendem avaliar os modelos educacionais apresentando novas propostas para serem incluídas pelo MEC. Como acontecem? Como são apreciadas propostas das minorias especificamente dos surdos? Refletimos em paralelo ao Congresso de Milão suscitando novos questionamentos; estaríamos retrocedendo?
id UFRGS-2_7126e6ef591719cbf771f18fc0199986
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257155
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mourão, Cláudio Henrique NunesBranco, Bruna da Silva2023-04-19T03:24:15Z20222525-6203http://hdl.handle.net/10183/257155001165979Os autores deste trabalho, fazendo uma reedição da publicação anterior Mourão (2011), num relato de experiência; essa reapresentação amplia o espaço da fala do sujeito surdo contemplando suas perspectivas e olhares. O objetivo aqui é reiterar o registro deste material oportunizando aqueles que não tiveram acesso devido o volume de trabalhos que circulavam no seminário e atrair ainda outros mais interessados. No decorrer da história, os povos surdos vêm lutando pelo reconhecimento da sua identidade, cultura e língua, a língua de sinais, e por uma educação que atenda às suas especificidades. Em 2002 foi instituída a Lei de Libras, Lei No 10.436, favorecendo a Educação e inclusão de surdos. Neste contexto é que o presente trabalho propõe algumas reflexões sobre a reunião final do CONAE, abril de 2010, pela perspectiva das lutas surdas e pelo reconhecimento de sua cultura. Teóricos como Michel Foucault (2006), Maura Lopes (2007), Paulo Machado (2008), Jorge Larrosa (2013), Gisele Rangel (2015) e outros. As reuniões preparatórias do CONAE/Porto Alegre/RS, pretendem avaliar os modelos educacionais apresentando novas propostas para serem incluídas pelo MEC. Como acontecem? Como são apreciadas propostas das minorias especificamente dos surdos? Refletimos em paralelo ao Congresso de Milão suscitando novos questionamentos; estaríamos retrocedendo?The authors of this work do a reedition of the previous publishment of Mourão (2011), in an experience report; this second presentation expands the place of speech of the deaf person, contemplating their perspectives and looks. The objective, here, is to reaffirm the registration of this material, giving opportunities to those who didn’t have access because of the volume of works that were circulating in the seminary and attracting other ones that were even more interested. Throughout history, the deaf peoples have been fighting for acknowledgment for their identity, culture and language, sign language, and for an education that meets their specialties. In 2002, the LIBRAS (Brazilian Sign Language) Law, Law Number 10.436, favored Education and deaf inclusion. This is the context in which the present work proposes some reflections concerning the final meeting of CONAE, in April of 2010, through the perspective of the deaf fights and for the acknowledgment of their culture. Theorics like Michel Foucault (2006), Maura Lopes (2007), Paulo Machado (2008), Jorge Larrosa (2013), Gisele Rangel (2015) and others. The preparatory meetings of CONAE/ Porto Alegre/ Rio Grande do Sul aim to evaluate the educational models by showing new proposals to be included by MEC. How does it happen? How appreciated are the proposals for the minorities, especially the deaf? We reflect in parallel with the Congress of Milan, bringing new questions; would we be rewinding?application/pdfporEspaço. Rio de Janeiro, RJ. N. 57 (jan./jun. 2022), p. 33-48Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)SurdosEducação de surdosPolítica educacionalCONAE 2010Deaf educationSign languageNarrativesEducational policiesEducação de surdos : refleões [i.e. reflexões] acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradiggmas [i.e. paradigmas] do congresso de Milão?Deaf education: reflections on deaf education in Brazil, are we going back to the paradigms of the Milan congress?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165979.pdf.txt001165979.pdf.txtExtracted Texttext/plain46866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257155/2/001165979.pdf.txtea77b1f2aa0e93f567e6d370e792f59dMD52ORIGINAL001165979.pdfTexto completoapplication/pdf299449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257155/1/001165979.pdf739ebb98eb4cf574e4115864984f0addMD5110183/2571552023-06-25 03:42:26.486135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257155Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:42:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de surdos : refleões [i.e. reflexões] acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradiggmas [i.e. paradigmas] do congresso de Milão?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Deaf education: reflections on deaf education in Brazil, are we going back to the paradigms of the Milan congress?
title Educação de surdos : refleões [i.e. reflexões] acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradiggmas [i.e. paradigmas] do congresso de Milão?
spellingShingle Educação de surdos : refleões [i.e. reflexões] acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradiggmas [i.e. paradigmas] do congresso de Milão?
Mourão, Cláudio Henrique Nunes
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Surdos
Educação de surdos
Política educacional
CONAE 2010
Deaf education
Sign language
Narratives
Educational policies
title_short Educação de surdos : refleões [i.e. reflexões] acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradiggmas [i.e. paradigmas] do congresso de Milão?
title_full Educação de surdos : refleões [i.e. reflexões] acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradiggmas [i.e. paradigmas] do congresso de Milão?
title_fullStr Educação de surdos : refleões [i.e. reflexões] acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradiggmas [i.e. paradigmas] do congresso de Milão?
title_full_unstemmed Educação de surdos : refleões [i.e. reflexões] acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradiggmas [i.e. paradigmas] do congresso de Milão?
title_sort Educação de surdos : refleões [i.e. reflexões] acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradiggmas [i.e. paradigmas] do congresso de Milão?
author Mourão, Cláudio Henrique Nunes
author_facet Mourão, Cláudio Henrique Nunes
Branco, Bruna da Silva
author_role author
author2 Branco, Bruna da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Cláudio Henrique Nunes
Branco, Bruna da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Surdos
Educação de surdos
Política educacional
topic Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Surdos
Educação de surdos
Política educacional
CONAE 2010
Deaf education
Sign language
Narratives
Educational policies
dc.subject.eng.fl_str_mv CONAE 2010
Deaf education
Sign language
Narratives
Educational policies
description Os autores deste trabalho, fazendo uma reedição da publicação anterior Mourão (2011), num relato de experiência; essa reapresentação amplia o espaço da fala do sujeito surdo contemplando suas perspectivas e olhares. O objetivo aqui é reiterar o registro deste material oportunizando aqueles que não tiveram acesso devido o volume de trabalhos que circulavam no seminário e atrair ainda outros mais interessados. No decorrer da história, os povos surdos vêm lutando pelo reconhecimento da sua identidade, cultura e língua, a língua de sinais, e por uma educação que atenda às suas especificidades. Em 2002 foi instituída a Lei de Libras, Lei No 10.436, favorecendo a Educação e inclusão de surdos. Neste contexto é que o presente trabalho propõe algumas reflexões sobre a reunião final do CONAE, abril de 2010, pela perspectiva das lutas surdas e pelo reconhecimento de sua cultura. Teóricos como Michel Foucault (2006), Maura Lopes (2007), Paulo Machado (2008), Jorge Larrosa (2013), Gisele Rangel (2015) e outros. As reuniões preparatórias do CONAE/Porto Alegre/RS, pretendem avaliar os modelos educacionais apresentando novas propostas para serem incluídas pelo MEC. Como acontecem? Como são apreciadas propostas das minorias especificamente dos surdos? Refletimos em paralelo ao Congresso de Milão suscitando novos questionamentos; estaríamos retrocedendo?
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-19T03:24:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257155
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-6203
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165979
identifier_str_mv 2525-6203
001165979
url http://hdl.handle.net/10183/257155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Espaço. Rio de Janeiro, RJ. N. 57 (jan./jun. 2022), p. 33-48
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257155/2/001165979.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257155/1/001165979.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea77b1f2aa0e93f567e6d370e792f59d
739ebb98eb4cf574e4115864984f0add
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225086143823872