Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243389 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza. |
id |
UFRGS-2_71425a1387f5f054dfb433c3429c0faf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243389 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Daniela Alves daRobaina, Jose Vicente LimaFerreira, Aline GuterresSouza, Greice de2022-07-21T04:56:51Z20212595-4520http://hdl.handle.net/10183/243389001145795O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza.The present work presents the results of a research developed at the Social Assistance Reference Center - CRAS located in the city of Eldorado do Sul/RS. The research sought to investigate relevant aspects of teaching and learning in Natural Sciences (Chemistry, Physics and Biology) and knowledge of the participants' experience inspired by Paulo Freire (1987) in a non-formal teaching space. Observation - participant and questionnaire - was used as a research instrument. The experience developed enabled the present reflection, self-criticism and future challenges, such as thinking how non-formal spaces, how the school itself can contribute as a tool for building new paradigms where the student is the main motivator-builders of his knowledge about Science from nature.application/pdfporRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 4, n. 2 (2021), p. 77-84Educacão em ciênciasEducação não-formalNatural sciencesNon-formal spacesTeaching and learningMisturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formalMixtures, handicraft and autonomy : teaching and learning in sciences of nature in a non-formal spaceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145795.pdf.txt001145795.pdf.txtExtracted Texttext/plain18177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243389/2/001145795.pdf.txt8e0084b106a6bb71845c21cde7360accMD52ORIGINAL001145795.pdfTexto completoapplication/pdf296632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243389/1/001145795.pdf7547ac89206b483d52b958f95b9318bdMD5110183/2433892022-07-22 04:54:17.079656oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243389Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Mixtures, handicraft and autonomy : teaching and learning in sciences of nature in a non-formal space |
title |
Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
spellingShingle |
Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal Silva, Daniela Alves da Educacão em ciências Educação não-formal Natural sciences Non-formal spaces Teaching and learning |
title_short |
Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
title_full |
Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
title_fullStr |
Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
title_full_unstemmed |
Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
title_sort |
Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
author |
Silva, Daniela Alves da |
author_facet |
Silva, Daniela Alves da Robaina, Jose Vicente Lima Ferreira, Aline Guterres Souza, Greice de |
author_role |
author |
author2 |
Robaina, Jose Vicente Lima Ferreira, Aline Guterres Souza, Greice de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Alves da Robaina, Jose Vicente Lima Ferreira, Aline Guterres Souza, Greice de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educacão em ciências Educação não-formal |
topic |
Educacão em ciências Educação não-formal Natural sciences Non-formal spaces Teaching and learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Natural sciences Non-formal spaces Teaching and learning |
description |
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:56:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243389 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2595-4520 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145795 |
identifier_str_mv |
2595-4520 001145795 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 4, n. 2 (2021), p. 77-84 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243389/2/001145795.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243389/1/001145795.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e0084b106a6bb71845c21cde7360acc 7547ac89206b483d52b958f95b9318bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447798695329792 |