Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Alves da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Robaina, Jose Vicente Lima, Ferreira, Aline Guterres, Souza, Greice de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243389
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza.
id UFRGS-2_71425a1387f5f054dfb433c3429c0faf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243389
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Daniela Alves daRobaina, Jose Vicente LimaFerreira, Aline GuterresSouza, Greice de2022-07-21T04:56:51Z20212595-4520http://hdl.handle.net/10183/243389001145795O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza.The present work presents the results of a research developed at the Social Assistance Reference Center - CRAS located in the city of Eldorado do Sul/RS. The research sought to investigate relevant aspects of teaching and learning in Natural Sciences (Chemistry, Physics and Biology) and knowledge of the participants' experience inspired by Paulo Freire (1987) in a non-formal teaching space. Observation - participant and questionnaire - was used as a research instrument. The experience developed enabled the present reflection, self-criticism and future challenges, such as thinking how non-formal spaces, how the school itself can contribute as a tool for building new paradigms where the student is the main motivator-builders of his knowledge about Science from nature.application/pdfporRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 4, n. 2 (2021), p. 77-84Educacão em ciênciasEducação não-formalNatural sciencesNon-formal spacesTeaching and learningMisturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formalMixtures, handicraft and autonomy : teaching and learning in sciences of nature in a non-formal spaceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145795.pdf.txt001145795.pdf.txtExtracted Texttext/plain18177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243389/2/001145795.pdf.txt8e0084b106a6bb71845c21cde7360accMD52ORIGINAL001145795.pdfTexto completoapplication/pdf296632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243389/1/001145795.pdf7547ac89206b483d52b958f95b9318bdMD5110183/2433892022-07-22 04:54:17.079656oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243389Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mixtures, handicraft and autonomy : teaching and learning in sciences of nature in a non-formal space
title Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
spellingShingle Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
Silva, Daniela Alves da
Educacão em ciências
Educação não-formal
Natural sciences
Non-formal spaces
Teaching and learning
title_short Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
title_full Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
title_fullStr Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
title_full_unstemmed Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
title_sort Misturas, artesanias e autonomia : ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
author Silva, Daniela Alves da
author_facet Silva, Daniela Alves da
Robaina, Jose Vicente Lima
Ferreira, Aline Guterres
Souza, Greice de
author_role author
author2 Robaina, Jose Vicente Lima
Ferreira, Aline Guterres
Souza, Greice de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Alves da
Robaina, Jose Vicente Lima
Ferreira, Aline Guterres
Souza, Greice de
dc.subject.por.fl_str_mv Educacão em ciências
Educação não-formal
topic Educacão em ciências
Educação não-formal
Natural sciences
Non-formal spaces
Teaching and learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Natural sciences
Non-formal spaces
Teaching and learning
description O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:56:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243389
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2595-4520
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145795
identifier_str_mv 2595-4520
001145795
url http://hdl.handle.net/10183/243389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 4, n. 2 (2021), p. 77-84
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243389/2/001145795.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243389/1/001145795.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e0084b106a6bb71845c21cde7360acc
7547ac89206b483d52b958f95b9318bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447798695329792