Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Alves da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Robaina, Jose Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243388
Resumo: Os espaços não formais se mostram como grandes potencialidades para ampliação do ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza. Através da pergunta geradora: como as pesquisas e produções acadêmicas sobre identificação e contribuições de espaços não formais para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza vêm sendo abordadas? O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama do que se tem estudado, a partir da pesquisa bibliográfica de publicações científicas (anais de eventos, periódico nacional, teses e dissertações) publicadas entre 2014 á 2019 que versam unicamente com a temática sobre a identificação e análise dos potenciais dos espaços não formais. Os trabalhos apontados possibilitaram produzir resultados relativos a novos conhecimentos teóricos e metodológicos para aprofundar o domínio concreto dos descritores, conduzindo com maior clareza a temática.
id UFRGS-2_2556fae62f738ea8e235216821c851be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243388
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Daniela Alves daRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:56:51Z20212595-4520http://hdl.handle.net/10183/243388001145776Os espaços não formais se mostram como grandes potencialidades para ampliação do ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza. Através da pergunta geradora: como as pesquisas e produções acadêmicas sobre identificação e contribuições de espaços não formais para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza vêm sendo abordadas? O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama do que se tem estudado, a partir da pesquisa bibliográfica de publicações científicas (anais de eventos, periódico nacional, teses e dissertações) publicadas entre 2014 á 2019 que versam unicamente com a temática sobre a identificação e análise dos potenciais dos espaços não formais. Os trabalhos apontados possibilitaram produzir resultados relativos a novos conhecimentos teóricos e metodológicos para aprofundar o domínio concreto dos descritores, conduzindo com maior clareza a temática.Non-formal spaces are shown as great potential for expanding teaching and learning in Natural Sciences. Through the generative question: how have research and academic productions on the identification and contributions of non-formal spaces for teaching and learning in Natural Sciences been approached? The present article aims to present an overview of what has been studied, based on the bibliographic research of scientific publications (annals of events, national journal, theses and dissertations) published between 2014 to 2019 that deal only with the theme on the identification and analysis of the potentials of non-formal spaces. The mentioned works made it possible to produce results related to new theoretical and methodological knowledge to deepen the concrete domain of the descriptors, leading the theme with greater clarity.Los espacios no formales se muestran como un gran potencial para expandir la enseñanza y el aprendizaje en Ciencias Naturales. A través de la pregunta generadora: ¿cómo se han abordado las investigaciones y producciones académicas sobre la identificación y aportes de espacios no formales para la enseñanza y el aprendizaje en Ciencias Naturales? Este artículo tiene como objetivo presentar un panorama de lo estudiado, a partir de la búsqueda bibliográfica de publicaciones científicas (anales de eventos, revista nacional, tesis y disertaciones) publicadas entre 2014 y 2019 que abordan únicamente el tema de la identificación y análisis de las potencialidades de los espacios no formales. Los trabajos mencionados permitieron producir resultados relacionados con nuevos conocimientos teóricos y metodológicos para profundizar en el dominio concreto de los descriptores, liderando el tema con mayor claridad.application/pdfporRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 5, n. 1 (2021), p. 68-84Educação não-formalCiências da naturezaNon-formal spacesTeaching and learningNatural sciencesEspacios no formalesEnseñando y aprendiendoCiéncias de la naturalezaIdentificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temáticaIdentification and contributions of non-formal spaces for teaching and learning in natural sciences : state of the art on the subjectIdentificación y aportes de espacios no formales para la enseñanza y el aprendizaje en ciencias naturales : estado del arte en la materiainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145776.pdf.txt001145776.pdf.txtExtracted Texttext/plain36498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243388/2/001145776.pdf.txt41362f65873eb9af19a67695bb655e29MD52ORIGINAL001145776.pdfTexto completoapplication/pdf356669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243388/1/001145776.pdf2f0f94d7fb772e82b40157339b3332c8MD5110183/2433882022-07-22 04:54:16.692197oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243388Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Identification and contributions of non-formal spaces for teaching and learning in natural sciences : state of the art on the subject
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Identificación y aportes de espacios no formales para la enseñanza y el aprendizaje en ciencias naturales : estado del arte en la materia
title Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática
spellingShingle Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática
Silva, Daniela Alves da
Educação não-formal
Ciências da natureza
Non-formal spaces
Teaching and learning
Natural sciences
Espacios no formales
Enseñando y aprendiendo
Ciéncias de la naturaleza
title_short Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática
title_full Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática
title_fullStr Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática
title_full_unstemmed Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática
title_sort Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática
author Silva, Daniela Alves da
author_facet Silva, Daniela Alves da
Robaina, Jose Vicente Lima
author_role author
author2 Robaina, Jose Vicente Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Alves da
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não-formal
Ciências da natureza
topic Educação não-formal
Ciências da natureza
Non-formal spaces
Teaching and learning
Natural sciences
Espacios no formales
Enseñando y aprendiendo
Ciéncias de la naturaleza
dc.subject.eng.fl_str_mv Non-formal spaces
Teaching and learning
Natural sciences
dc.subject.spa.fl_str_mv Espacios no formales
Enseñando y aprendiendo
Ciéncias de la naturaleza
description Os espaços não formais se mostram como grandes potencialidades para ampliação do ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza. Através da pergunta geradora: como as pesquisas e produções acadêmicas sobre identificação e contribuições de espaços não formais para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza vêm sendo abordadas? O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama do que se tem estudado, a partir da pesquisa bibliográfica de publicações científicas (anais de eventos, periódico nacional, teses e dissertações) publicadas entre 2014 á 2019 que versam unicamente com a temática sobre a identificação e análise dos potenciais dos espaços não formais. Os trabalhos apontados possibilitaram produzir resultados relativos a novos conhecimentos teóricos e metodológicos para aprofundar o domínio concreto dos descritores, conduzindo com maior clareza a temática.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:56:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243388
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2595-4520
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145776
identifier_str_mv 2595-4520
001145776
url http://hdl.handle.net/10183/243388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 5, n. 1 (2021), p. 68-84
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243388/2/001145776.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243388/1/001145776.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 41362f65873eb9af19a67695bb655e29
2f0f94d7fb772e82b40157339b3332c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447798693232640