Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243388 |
Resumo: | Os espaços não formais se mostram como grandes potencialidades para ampliação do ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza. Através da pergunta geradora: como as pesquisas e produções acadêmicas sobre identificação e contribuições de espaços não formais para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza vêm sendo abordadas? O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama do que se tem estudado, a partir da pesquisa bibliográfica de publicações científicas (anais de eventos, periódico nacional, teses e dissertações) publicadas entre 2014 á 2019 que versam unicamente com a temática sobre a identificação e análise dos potenciais dos espaços não formais. Os trabalhos apontados possibilitaram produzir resultados relativos a novos conhecimentos teóricos e metodológicos para aprofundar o domínio concreto dos descritores, conduzindo com maior clareza a temática. |
id |
UFRGS-2_2556fae62f738ea8e235216821c851be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243388 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Daniela Alves daRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:56:51Z20212595-4520http://hdl.handle.net/10183/243388001145776Os espaços não formais se mostram como grandes potencialidades para ampliação do ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza. Através da pergunta geradora: como as pesquisas e produções acadêmicas sobre identificação e contribuições de espaços não formais para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza vêm sendo abordadas? O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama do que se tem estudado, a partir da pesquisa bibliográfica de publicações científicas (anais de eventos, periódico nacional, teses e dissertações) publicadas entre 2014 á 2019 que versam unicamente com a temática sobre a identificação e análise dos potenciais dos espaços não formais. Os trabalhos apontados possibilitaram produzir resultados relativos a novos conhecimentos teóricos e metodológicos para aprofundar o domínio concreto dos descritores, conduzindo com maior clareza a temática.Non-formal spaces are shown as great potential for expanding teaching and learning in Natural Sciences. Through the generative question: how have research and academic productions on the identification and contributions of non-formal spaces for teaching and learning in Natural Sciences been approached? The present article aims to present an overview of what has been studied, based on the bibliographic research of scientific publications (annals of events, national journal, theses and dissertations) published between 2014 to 2019 that deal only with the theme on the identification and analysis of the potentials of non-formal spaces. The mentioned works made it possible to produce results related to new theoretical and methodological knowledge to deepen the concrete domain of the descriptors, leading the theme with greater clarity.Los espacios no formales se muestran como un gran potencial para expandir la enseñanza y el aprendizaje en Ciencias Naturales. A través de la pregunta generadora: ¿cómo se han abordado las investigaciones y producciones académicas sobre la identificación y aportes de espacios no formales para la enseñanza y el aprendizaje en Ciencias Naturales? Este artículo tiene como objetivo presentar un panorama de lo estudiado, a partir de la búsqueda bibliográfica de publicaciones científicas (anales de eventos, revista nacional, tesis y disertaciones) publicadas entre 2014 y 2019 que abordan únicamente el tema de la identificación y análisis de las potencialidades de los espacios no formales. Los trabajos mencionados permitieron producir resultados relacionados con nuevos conocimientos teóricos y metodológicos para profundizar en el dominio concreto de los descriptores, liderando el tema con mayor claridad.application/pdfporRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 5, n. 1 (2021), p. 68-84Educação não-formalCiências da naturezaNon-formal spacesTeaching and learningNatural sciencesEspacios no formalesEnseñando y aprendiendoCiéncias de la naturalezaIdentificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temáticaIdentification and contributions of non-formal spaces for teaching and learning in natural sciences : state of the art on the subjectIdentificación y aportes de espacios no formales para la enseñanza y el aprendizaje en ciencias naturales : estado del arte en la materiainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145776.pdf.txt001145776.pdf.txtExtracted Texttext/plain36498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243388/2/001145776.pdf.txt41362f65873eb9af19a67695bb655e29MD52ORIGINAL001145776.pdfTexto completoapplication/pdf356669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243388/1/001145776.pdf2f0f94d7fb772e82b40157339b3332c8MD5110183/2433882022-07-22 04:54:16.692197oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243388Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Identification and contributions of non-formal spaces for teaching and learning in natural sciences : state of the art on the subject |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Identificación y aportes de espacios no formales para la enseñanza y el aprendizaje en ciencias naturales : estado del arte en la materia |
title |
Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática |
spellingShingle |
Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática Silva, Daniela Alves da Educação não-formal Ciências da natureza Non-formal spaces Teaching and learning Natural sciences Espacios no formales Enseñando y aprendiendo Ciéncias de la naturaleza |
title_short |
Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática |
title_full |
Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática |
title_fullStr |
Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática |
title_full_unstemmed |
Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática |
title_sort |
Identificação e contribuições dos espaços não formais para ensino e aprendizagem em ciências da natureza : estado da arte sobre a temática |
author |
Silva, Daniela Alves da |
author_facet |
Silva, Daniela Alves da Robaina, Jose Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Robaina, Jose Vicente Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Alves da Robaina, Jose Vicente Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não-formal Ciências da natureza |
topic |
Educação não-formal Ciências da natureza Non-formal spaces Teaching and learning Natural sciences Espacios no formales Enseñando y aprendiendo Ciéncias de la naturaleza |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Non-formal spaces Teaching and learning Natural sciences |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Espacios no formales Enseñando y aprendiendo Ciéncias de la naturaleza |
description |
Os espaços não formais se mostram como grandes potencialidades para ampliação do ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza. Através da pergunta geradora: como as pesquisas e produções acadêmicas sobre identificação e contribuições de espaços não formais para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza vêm sendo abordadas? O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama do que se tem estudado, a partir da pesquisa bibliográfica de publicações científicas (anais de eventos, periódico nacional, teses e dissertações) publicadas entre 2014 á 2019 que versam unicamente com a temática sobre a identificação e análise dos potenciais dos espaços não formais. Os trabalhos apontados possibilitaram produzir resultados relativos a novos conhecimentos teóricos e metodológicos para aprofundar o domínio concreto dos descritores, conduzindo com maior clareza a temática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:56:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243388 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2595-4520 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145776 |
identifier_str_mv |
2595-4520 001145776 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 5, n. 1 (2021), p. 68-84 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243388/2/001145776.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243388/1/001145776.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41362f65873eb9af19a67695bb655e29 2f0f94d7fb772e82b40157339b3332c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447798693232640 |