Família e escola : construindo a participação democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151709 |
Resumo: | No presente trabalho de conclusão do curso farei num primeiro momento uma descrição da evolução da educação no Brasil, desde o tempo da colonização até os dias de hoje. Trará em seu contexto o conceito de democracia, gestão escolar democrática, planejamento participativo como instrumento de gestão, pois esses temas dão base ao projeto de intervenção que realizei em uma escola de educação infantil o qual busca a valorização da participação da família no processo de ensino aprendizagem da escola. O tema do projeto de ensino consiste na importância de diagnosticar a comunidade escolar, para planejar de forma democrática as ações que possibilitem uma modificação na participação das famílias dentro da escola pública. Vou apresentar as estratégias que usei para realizar a pesquisa de como nossa comunidade enxergava nossa escola, usando para isso os indicadores de qualidade que é um instrumento de autoavaliação elaborado sob a coordenação conjunta do Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação básica, da Ação Educativa, da Fundação Orsa, da Undime e do Unicef que visa avaliar a qualidade das instituições de educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto à comunidade. Depois farei o relato de como esse resultado influenciou nas mudanças que surgiram. Num primeiro momento farei um reflexão sobre a importância da gestão democrática dentro do espaço escolar, para isso usarei as leituras realizadas durante o curso como Alfez, Bordenave, Medeiros, Veiga e Zehr. Também será apresentado a metodologia que usei para realizar a pesquisa e o projeto de intervenção sempre fazendo um paralelo com as leituras realizadas no curso. Será descrito as reuniões e atividades realizadas com a comunidade escolar para definir um planejamento e ações onde todos participem e se sintam sujeito de mudança. Relatarei as reuniões e eventos realizados com a participação da comunidade e os impressões que tive durante a realização e os resultados finais. |
id |
UFRGS-2_718da5d9e77e41a864b0cc591c246644 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151709 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Heim, Rosângela SoaresHuzalo, Ana Paula Krumel2017-02-14T02:23:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/151709001003280No presente trabalho de conclusão do curso farei num primeiro momento uma descrição da evolução da educação no Brasil, desde o tempo da colonização até os dias de hoje. Trará em seu contexto o conceito de democracia, gestão escolar democrática, planejamento participativo como instrumento de gestão, pois esses temas dão base ao projeto de intervenção que realizei em uma escola de educação infantil o qual busca a valorização da participação da família no processo de ensino aprendizagem da escola. O tema do projeto de ensino consiste na importância de diagnosticar a comunidade escolar, para planejar de forma democrática as ações que possibilitem uma modificação na participação das famílias dentro da escola pública. Vou apresentar as estratégias que usei para realizar a pesquisa de como nossa comunidade enxergava nossa escola, usando para isso os indicadores de qualidade que é um instrumento de autoavaliação elaborado sob a coordenação conjunta do Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação básica, da Ação Educativa, da Fundação Orsa, da Undime e do Unicef que visa avaliar a qualidade das instituições de educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto à comunidade. Depois farei o relato de como esse resultado influenciou nas mudanças que surgiram. Num primeiro momento farei um reflexão sobre a importância da gestão democrática dentro do espaço escolar, para isso usarei as leituras realizadas durante o curso como Alfez, Bordenave, Medeiros, Veiga e Zehr. Também será apresentado a metodologia que usei para realizar a pesquisa e o projeto de intervenção sempre fazendo um paralelo com as leituras realizadas no curso. Será descrito as reuniões e atividades realizadas com a comunidade escolar para definir um planejamento e ações onde todos participem e se sintam sujeito de mudança. Relatarei as reuniões e eventos realizados com a participação da comunidade e os impressões que tive durante a realização e os resultados finais.application/pdfporGestão escolarGestão democráticaProjeto pedagógicoEducação infantilParticipaçãoFamíliaFamília e escola : construindo a participação democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003280.pdf001003280.pdfTexto completoapplication/pdf426096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151709/1/001003280.pdf9e41dbcadd7d4442bac7ef06350b2465MD51TEXT001003280.pdf.txt001003280.pdf.txtExtracted Texttext/plain56910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151709/2/001003280.pdf.txt9b59cb67ad2ad80cc9cd555d2639ce33MD5210183/1517092017-02-15 02:28:18.288327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:28:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Família e escola : construindo a participação democrática |
title |
Família e escola : construindo a participação democrática |
spellingShingle |
Família e escola : construindo a participação democrática Heim, Rosângela Soares Gestão escolar Gestão democrática Projeto pedagógico Educação infantil Participação Família |
title_short |
Família e escola : construindo a participação democrática |
title_full |
Família e escola : construindo a participação democrática |
title_fullStr |
Família e escola : construindo a participação democrática |
title_full_unstemmed |
Família e escola : construindo a participação democrática |
title_sort |
Família e escola : construindo a participação democrática |
author |
Heim, Rosângela Soares |
author_facet |
Heim, Rosângela Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heim, Rosângela Soares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Huzalo, Ana Paula Krumel |
contributor_str_mv |
Huzalo, Ana Paula Krumel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Gestão democrática Projeto pedagógico Educação infantil Participação Família |
topic |
Gestão escolar Gestão democrática Projeto pedagógico Educação infantil Participação Família |
description |
No presente trabalho de conclusão do curso farei num primeiro momento uma descrição da evolução da educação no Brasil, desde o tempo da colonização até os dias de hoje. Trará em seu contexto o conceito de democracia, gestão escolar democrática, planejamento participativo como instrumento de gestão, pois esses temas dão base ao projeto de intervenção que realizei em uma escola de educação infantil o qual busca a valorização da participação da família no processo de ensino aprendizagem da escola. O tema do projeto de ensino consiste na importância de diagnosticar a comunidade escolar, para planejar de forma democrática as ações que possibilitem uma modificação na participação das famílias dentro da escola pública. Vou apresentar as estratégias que usei para realizar a pesquisa de como nossa comunidade enxergava nossa escola, usando para isso os indicadores de qualidade que é um instrumento de autoavaliação elaborado sob a coordenação conjunta do Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação básica, da Ação Educativa, da Fundação Orsa, da Undime e do Unicef que visa avaliar a qualidade das instituições de educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto à comunidade. Depois farei o relato de como esse resultado influenciou nas mudanças que surgiram. Num primeiro momento farei um reflexão sobre a importância da gestão democrática dentro do espaço escolar, para isso usarei as leituras realizadas durante o curso como Alfez, Bordenave, Medeiros, Veiga e Zehr. Também será apresentado a metodologia que usei para realizar a pesquisa e o projeto de intervenção sempre fazendo um paralelo com as leituras realizadas no curso. Será descrito as reuniões e atividades realizadas com a comunidade escolar para definir um planejamento e ações onde todos participem e se sintam sujeito de mudança. Relatarei as reuniões e eventos realizados com a participação da comunidade e os impressões que tive durante a realização e os resultados finais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151709 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001003280 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151709 |
identifier_str_mv |
001003280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151709/1/001003280.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151709/2/001003280.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e41dbcadd7d4442bac7ef06350b2465 9b59cb67ad2ad80cc9cd555d2639ce33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447188536295424 |