Família e escola : construindo a participação democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heim, Rosângela Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151709
Resumo: No presente trabalho de conclusão do curso farei num primeiro momento uma descrição da evolução da educação no Brasil, desde o tempo da colonização até os dias de hoje. Trará em seu contexto o conceito de democracia, gestão escolar democrática, planejamento participativo como instrumento de gestão, pois esses temas dão base ao projeto de intervenção que realizei em uma escola de educação infantil o qual busca a valorização da participação da família no processo de ensino aprendizagem da escola. O tema do projeto de ensino consiste na importância de diagnosticar a comunidade escolar, para planejar de forma democrática as ações que possibilitem uma modificação na participação das famílias dentro da escola pública. Vou apresentar as estratégias que usei para realizar a pesquisa de como nossa comunidade enxergava nossa escola, usando para isso os indicadores de qualidade que é um instrumento de autoavaliação elaborado sob a coordenação conjunta do Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação básica, da Ação Educativa, da Fundação Orsa, da Undime e do Unicef que visa avaliar a qualidade das instituições de educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto à comunidade. Depois farei o relato de como esse resultado influenciou nas mudanças que surgiram. Num primeiro momento farei um reflexão sobre a importância da gestão democrática dentro do espaço escolar, para isso usarei as leituras realizadas durante o curso como Alfez, Bordenave, Medeiros, Veiga e Zehr. Também será apresentado a metodologia que usei para realizar a pesquisa e o projeto de intervenção sempre fazendo um paralelo com as leituras realizadas no curso. Será descrito as reuniões e atividades realizadas com a comunidade escolar para definir um planejamento e ações onde todos participem e se sintam sujeito de mudança. Relatarei as reuniões e eventos realizados com a participação da comunidade e os impressões que tive durante a realização e os resultados finais.
id UFRGS-2_718da5d9e77e41a864b0cc591c246644
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151709
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Heim, Rosângela SoaresHuzalo, Ana Paula Krumel2017-02-14T02:23:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/151709001003280No presente trabalho de conclusão do curso farei num primeiro momento uma descrição da evolução da educação no Brasil, desde o tempo da colonização até os dias de hoje. Trará em seu contexto o conceito de democracia, gestão escolar democrática, planejamento participativo como instrumento de gestão, pois esses temas dão base ao projeto de intervenção que realizei em uma escola de educação infantil o qual busca a valorização da participação da família no processo de ensino aprendizagem da escola. O tema do projeto de ensino consiste na importância de diagnosticar a comunidade escolar, para planejar de forma democrática as ações que possibilitem uma modificação na participação das famílias dentro da escola pública. Vou apresentar as estratégias que usei para realizar a pesquisa de como nossa comunidade enxergava nossa escola, usando para isso os indicadores de qualidade que é um instrumento de autoavaliação elaborado sob a coordenação conjunta do Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação básica, da Ação Educativa, da Fundação Orsa, da Undime e do Unicef que visa avaliar a qualidade das instituições de educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto à comunidade. Depois farei o relato de como esse resultado influenciou nas mudanças que surgiram. Num primeiro momento farei um reflexão sobre a importância da gestão democrática dentro do espaço escolar, para isso usarei as leituras realizadas durante o curso como Alfez, Bordenave, Medeiros, Veiga e Zehr. Também será apresentado a metodologia que usei para realizar a pesquisa e o projeto de intervenção sempre fazendo um paralelo com as leituras realizadas no curso. Será descrito as reuniões e atividades realizadas com a comunidade escolar para definir um planejamento e ações onde todos participem e se sintam sujeito de mudança. Relatarei as reuniões e eventos realizados com a participação da comunidade e os impressões que tive durante a realização e os resultados finais.application/pdfporGestão escolarGestão democráticaProjeto pedagógicoEducação infantilParticipaçãoFamíliaFamília e escola : construindo a participação democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003280.pdf001003280.pdfTexto completoapplication/pdf426096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151709/1/001003280.pdf9e41dbcadd7d4442bac7ef06350b2465MD51TEXT001003280.pdf.txt001003280.pdf.txtExtracted Texttext/plain56910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151709/2/001003280.pdf.txt9b59cb67ad2ad80cc9cd555d2639ce33MD5210183/1517092017-02-15 02:28:18.288327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:28:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Família e escola : construindo a participação democrática
title Família e escola : construindo a participação democrática
spellingShingle Família e escola : construindo a participação democrática
Heim, Rosângela Soares
Gestão escolar
Gestão democrática
Projeto pedagógico
Educação infantil
Participação
Família
title_short Família e escola : construindo a participação democrática
title_full Família e escola : construindo a participação democrática
title_fullStr Família e escola : construindo a participação democrática
title_full_unstemmed Família e escola : construindo a participação democrática
title_sort Família e escola : construindo a participação democrática
author Heim, Rosângela Soares
author_facet Heim, Rosângela Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heim, Rosângela Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Huzalo, Ana Paula Krumel
contributor_str_mv Huzalo, Ana Paula Krumel
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Gestão democrática
Projeto pedagógico
Educação infantil
Participação
Família
topic Gestão escolar
Gestão democrática
Projeto pedagógico
Educação infantil
Participação
Família
description No presente trabalho de conclusão do curso farei num primeiro momento uma descrição da evolução da educação no Brasil, desde o tempo da colonização até os dias de hoje. Trará em seu contexto o conceito de democracia, gestão escolar democrática, planejamento participativo como instrumento de gestão, pois esses temas dão base ao projeto de intervenção que realizei em uma escola de educação infantil o qual busca a valorização da participação da família no processo de ensino aprendizagem da escola. O tema do projeto de ensino consiste na importância de diagnosticar a comunidade escolar, para planejar de forma democrática as ações que possibilitem uma modificação na participação das famílias dentro da escola pública. Vou apresentar as estratégias que usei para realizar a pesquisa de como nossa comunidade enxergava nossa escola, usando para isso os indicadores de qualidade que é um instrumento de autoavaliação elaborado sob a coordenação conjunta do Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação básica, da Ação Educativa, da Fundação Orsa, da Undime e do Unicef que visa avaliar a qualidade das instituições de educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto à comunidade. Depois farei o relato de como esse resultado influenciou nas mudanças que surgiram. Num primeiro momento farei um reflexão sobre a importância da gestão democrática dentro do espaço escolar, para isso usarei as leituras realizadas durante o curso como Alfez, Bordenave, Medeiros, Veiga e Zehr. Também será apresentado a metodologia que usei para realizar a pesquisa e o projeto de intervenção sempre fazendo um paralelo com as leituras realizadas no curso. Será descrito as reuniões e atividades realizadas com a comunidade escolar para definir um planejamento e ações onde todos participem e se sintam sujeito de mudança. Relatarei as reuniões e eventos realizados com a participação da comunidade e os impressões que tive durante a realização e os resultados finais.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151709
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001003280
url http://hdl.handle.net/10183/151709
identifier_str_mv 001003280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151709/1/001003280.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151709/2/001003280.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e41dbcadd7d4442bac7ef06350b2465
9b59cb67ad2ad80cc9cd555d2639ce33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523583848448