A relação família-escola construindo a gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fabiana de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151643
Resumo: O presente trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola Municipal Profª Daura Ferreira Pinto, em Pelotas, com o tema: a relação entre família-escola. Em resposta às demandas da comunidade escolar, o projeto foi pensado, tendo por finalidade adequar o Projeto Político Pedagógico à criação de mecanismos de participação, que favoreçam a relação entre a família e a escola. Analisa quais são os determinantes para que haja uma eficaz parceria entre elas. Este trabalho está vinculado à construção da gestão democrática na escola, reforçando a participação das famílias, enquanto parceiras do processo de aprendizagem dos educandos. Teve por objetivo geral desmitificar a ideia dos professores da escola, de que a falta de incentivo escolar e de participação por parte dos pais na vida escolar dos filhos, determina o baixo índice de aprendizagem dos mesmos. O objetivo específico foi a busca da parceria concreta das famílias na vida escolar dos filhos e nos processos que envolvem a relação família-escola. O diário da pesquisa e a participação das pessoas envolvidas foram ferramentas usadas para a pesquisa-ação. Uma dificuldade durante o trabalho, foi a limitação do espaço físico da escola que estava em obras. As discussões com os grupos durante o trabalho foram positivas, pois ampliaram as reflexões sobre as questões abordadas.
id UFRGS-2_7eefd44643c5cd066306ae45506de8d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151643
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Fabiana de SouzaCampos, Marcia Maciel de2017-02-14T02:23:28Z2015http://hdl.handle.net/10183/151643001006196O presente trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola Municipal Profª Daura Ferreira Pinto, em Pelotas, com o tema: a relação entre família-escola. Em resposta às demandas da comunidade escolar, o projeto foi pensado, tendo por finalidade adequar o Projeto Político Pedagógico à criação de mecanismos de participação, que favoreçam a relação entre a família e a escola. Analisa quais são os determinantes para que haja uma eficaz parceria entre elas. Este trabalho está vinculado à construção da gestão democrática na escola, reforçando a participação das famílias, enquanto parceiras do processo de aprendizagem dos educandos. Teve por objetivo geral desmitificar a ideia dos professores da escola, de que a falta de incentivo escolar e de participação por parte dos pais na vida escolar dos filhos, determina o baixo índice de aprendizagem dos mesmos. O objetivo específico foi a busca da parceria concreta das famílias na vida escolar dos filhos e nos processos que envolvem a relação família-escola. O diário da pesquisa e a participação das pessoas envolvidas foram ferramentas usadas para a pesquisa-ação. Uma dificuldade durante o trabalho, foi a limitação do espaço físico da escola que estava em obras. As discussões com os grupos durante o trabalho foram positivas, pois ampliaram as reflexões sobre as questões abordadas.application/pdfporGestão democráticaRelação escola-famíliaProjeto pedagógicoAlunoA relação família-escola construindo a gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001006196.pdf001006196.pdfTexto completoapplication/pdf611794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151643/1/001006196.pdf3b2ebe1ffd188e60a5d3e1d414608532MD51TEXT001006196.pdf.txt001006196.pdf.txtExtracted Texttext/plain40486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151643/2/001006196.pdf.txte47a3056a6eef5025f8d3cbedc0d1e4bMD5210183/1516432017-02-15 02:27:32.147802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151643Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação família-escola construindo a gestão democrática
title A relação família-escola construindo a gestão democrática
spellingShingle A relação família-escola construindo a gestão democrática
Ribeiro, Fabiana de Souza
Gestão democrática
Relação escola-família
Projeto pedagógico
Aluno
title_short A relação família-escola construindo a gestão democrática
title_full A relação família-escola construindo a gestão democrática
title_fullStr A relação família-escola construindo a gestão democrática
title_full_unstemmed A relação família-escola construindo a gestão democrática
title_sort A relação família-escola construindo a gestão democrática
author Ribeiro, Fabiana de Souza
author_facet Ribeiro, Fabiana de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Fabiana de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Marcia Maciel de
contributor_str_mv Campos, Marcia Maciel de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Relação escola-família
Projeto pedagógico
Aluno
topic Gestão democrática
Relação escola-família
Projeto pedagógico
Aluno
description O presente trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola Municipal Profª Daura Ferreira Pinto, em Pelotas, com o tema: a relação entre família-escola. Em resposta às demandas da comunidade escolar, o projeto foi pensado, tendo por finalidade adequar o Projeto Político Pedagógico à criação de mecanismos de participação, que favoreçam a relação entre a família e a escola. Analisa quais são os determinantes para que haja uma eficaz parceria entre elas. Este trabalho está vinculado à construção da gestão democrática na escola, reforçando a participação das famílias, enquanto parceiras do processo de aprendizagem dos educandos. Teve por objetivo geral desmitificar a ideia dos professores da escola, de que a falta de incentivo escolar e de participação por parte dos pais na vida escolar dos filhos, determina o baixo índice de aprendizagem dos mesmos. O objetivo específico foi a busca da parceria concreta das famílias na vida escolar dos filhos e nos processos que envolvem a relação família-escola. O diário da pesquisa e a participação das pessoas envolvidas foram ferramentas usadas para a pesquisa-ação. Uma dificuldade durante o trabalho, foi a limitação do espaço físico da escola que estava em obras. As discussões com os grupos durante o trabalho foram positivas, pois ampliaram as reflexões sobre as questões abordadas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151643
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001006196
url http://hdl.handle.net/10183/151643
identifier_str_mv 001006196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151643/1/001006196.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151643/2/001006196.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b2ebe1ffd188e60a5d3e1d414608532
e47a3056a6eef5025f8d3cbedc0d1e4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523473747968