A relação família-escola construindo a gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151643 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola Municipal Profª Daura Ferreira Pinto, em Pelotas, com o tema: a relação entre família-escola. Em resposta às demandas da comunidade escolar, o projeto foi pensado, tendo por finalidade adequar o Projeto Político Pedagógico à criação de mecanismos de participação, que favoreçam a relação entre a família e a escola. Analisa quais são os determinantes para que haja uma eficaz parceria entre elas. Este trabalho está vinculado à construção da gestão democrática na escola, reforçando a participação das famílias, enquanto parceiras do processo de aprendizagem dos educandos. Teve por objetivo geral desmitificar a ideia dos professores da escola, de que a falta de incentivo escolar e de participação por parte dos pais na vida escolar dos filhos, determina o baixo índice de aprendizagem dos mesmos. O objetivo específico foi a busca da parceria concreta das famílias na vida escolar dos filhos e nos processos que envolvem a relação família-escola. O diário da pesquisa e a participação das pessoas envolvidas foram ferramentas usadas para a pesquisa-ação. Uma dificuldade durante o trabalho, foi a limitação do espaço físico da escola que estava em obras. As discussões com os grupos durante o trabalho foram positivas, pois ampliaram as reflexões sobre as questões abordadas. |
id |
UFRGS-2_7eefd44643c5cd066306ae45506de8d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151643 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Fabiana de SouzaCampos, Marcia Maciel de2017-02-14T02:23:28Z2015http://hdl.handle.net/10183/151643001006196O presente trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola Municipal Profª Daura Ferreira Pinto, em Pelotas, com o tema: a relação entre família-escola. Em resposta às demandas da comunidade escolar, o projeto foi pensado, tendo por finalidade adequar o Projeto Político Pedagógico à criação de mecanismos de participação, que favoreçam a relação entre a família e a escola. Analisa quais são os determinantes para que haja uma eficaz parceria entre elas. Este trabalho está vinculado à construção da gestão democrática na escola, reforçando a participação das famílias, enquanto parceiras do processo de aprendizagem dos educandos. Teve por objetivo geral desmitificar a ideia dos professores da escola, de que a falta de incentivo escolar e de participação por parte dos pais na vida escolar dos filhos, determina o baixo índice de aprendizagem dos mesmos. O objetivo específico foi a busca da parceria concreta das famílias na vida escolar dos filhos e nos processos que envolvem a relação família-escola. O diário da pesquisa e a participação das pessoas envolvidas foram ferramentas usadas para a pesquisa-ação. Uma dificuldade durante o trabalho, foi a limitação do espaço físico da escola que estava em obras. As discussões com os grupos durante o trabalho foram positivas, pois ampliaram as reflexões sobre as questões abordadas.application/pdfporGestão democráticaRelação escola-famíliaProjeto pedagógicoAlunoA relação família-escola construindo a gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001006196.pdf001006196.pdfTexto completoapplication/pdf611794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151643/1/001006196.pdf3b2ebe1ffd188e60a5d3e1d414608532MD51TEXT001006196.pdf.txt001006196.pdf.txtExtracted Texttext/plain40486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151643/2/001006196.pdf.txte47a3056a6eef5025f8d3cbedc0d1e4bMD5210183/1516432017-02-15 02:27:32.147802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151643Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação família-escola construindo a gestão democrática |
title |
A relação família-escola construindo a gestão democrática |
spellingShingle |
A relação família-escola construindo a gestão democrática Ribeiro, Fabiana de Souza Gestão democrática Relação escola-família Projeto pedagógico Aluno |
title_short |
A relação família-escola construindo a gestão democrática |
title_full |
A relação família-escola construindo a gestão democrática |
title_fullStr |
A relação família-escola construindo a gestão democrática |
title_full_unstemmed |
A relação família-escola construindo a gestão democrática |
title_sort |
A relação família-escola construindo a gestão democrática |
author |
Ribeiro, Fabiana de Souza |
author_facet |
Ribeiro, Fabiana de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Fabiana de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Marcia Maciel de |
contributor_str_mv |
Campos, Marcia Maciel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Relação escola-família Projeto pedagógico Aluno |
topic |
Gestão democrática Relação escola-família Projeto pedagógico Aluno |
description |
O presente trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola Municipal Profª Daura Ferreira Pinto, em Pelotas, com o tema: a relação entre família-escola. Em resposta às demandas da comunidade escolar, o projeto foi pensado, tendo por finalidade adequar o Projeto Político Pedagógico à criação de mecanismos de participação, que favoreçam a relação entre a família e a escola. Analisa quais são os determinantes para que haja uma eficaz parceria entre elas. Este trabalho está vinculado à construção da gestão democrática na escola, reforçando a participação das famílias, enquanto parceiras do processo de aprendizagem dos educandos. Teve por objetivo geral desmitificar a ideia dos professores da escola, de que a falta de incentivo escolar e de participação por parte dos pais na vida escolar dos filhos, determina o baixo índice de aprendizagem dos mesmos. O objetivo específico foi a busca da parceria concreta das famílias na vida escolar dos filhos e nos processos que envolvem a relação família-escola. O diário da pesquisa e a participação das pessoas envolvidas foram ferramentas usadas para a pesquisa-ação. Uma dificuldade durante o trabalho, foi a limitação do espaço físico da escola que estava em obras. As discussões com os grupos durante o trabalho foram positivas, pois ampliaram as reflexões sobre as questões abordadas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151643 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001006196 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151643 |
identifier_str_mv |
001006196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151643/1/001006196.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151643/2/001006196.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b2ebe1ffd188e60a5d3e1d414608532 e47a3056a6eef5025f8d3cbedc0d1e4b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224523473747968 |