Ensinar e aprender em contextos na web : modos e espaços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Dorcas Janice
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225884
Resumo: As tecnologias digitais da informação e comunicação têm despontado novas características na estruturação social, apresentando modificações na busca por adaptar-se aos novos modos de organização, destacando-se a virtualização. Hoje a maioria das instituições possui sua página na internet e muitas ações ocorrem on-line. Contudo, os processos de integração das tecnologias digitais da informação e comunicação nas culturas, seguem sendo tema urgente de investigação, em especial no campo educacional. Propõe-se, aqui, refletir sobre os modos e espaços educativos (formais, não-formais e informais), e suas relações com a web. Autores como Lévy, Libâneo, Sancho, Moreira e Monteiro são alguns dos referenciais que auxiliam a elaborar reflexões sobre as características dos processos educativos no contexto da web. Eles nos trazem elementos distintos que nos guiam pela cibercultura, pelos conceitos e modalidades educativas e pela constituição social atual. Um olhar sobre suas teorizações nos permite compreender que as mudanças nos modos de organização social têm desvelado a urgência por mudanças nas ações educativas e, especialmente, nos lugares educativos. Assim, as reflexões movem-se em direção de uma nova compreensão sobre fazer educação em tempos em que as tecnologias digitais da informação e comunicação estão integradas cada vez mais às culturas nas sociedades.
id UFRGS-2_71e0b1973dba9a890e8938c3365eee92
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225884
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weber, Dorcas Janice2021-08-18T04:51:51Z20212763-5627http://hdl.handle.net/10183/225884001130144As tecnologias digitais da informação e comunicação têm despontado novas características na estruturação social, apresentando modificações na busca por adaptar-se aos novos modos de organização, destacando-se a virtualização. Hoje a maioria das instituições possui sua página na internet e muitas ações ocorrem on-line. Contudo, os processos de integração das tecnologias digitais da informação e comunicação nas culturas, seguem sendo tema urgente de investigação, em especial no campo educacional. Propõe-se, aqui, refletir sobre os modos e espaços educativos (formais, não-formais e informais), e suas relações com a web. Autores como Lévy, Libâneo, Sancho, Moreira e Monteiro são alguns dos referenciais que auxiliam a elaborar reflexões sobre as características dos processos educativos no contexto da web. Eles nos trazem elementos distintos que nos guiam pela cibercultura, pelos conceitos e modalidades educativas e pela constituição social atual. Um olhar sobre suas teorizações nos permite compreender que as mudanças nos modos de organização social têm desvelado a urgência por mudanças nas ações educativas e, especialmente, nos lugares educativos. Assim, as reflexões movem-se em direção de uma nova compreensão sobre fazer educação em tempos em que as tecnologias digitais da informação e comunicação estão integradas cada vez mais às culturas nas sociedades.Digital information and communication technologies have developed new characteristics in social structuring, presenting changes in the search to adapt to new modes of organization, especially virtualization. Today most institutions have their website and many actions take place online. However, the processes of integration of digital information and communication technologies in cultures continue to be an urgent research theme, especially in the educational field. It is proposed, here, to reflect on the educational modes and spaces (formal, non-formal and formal), and their relations with the web. Authors such as Lévy, Libâneo, Sancho, Moreira and Monteiro are some of the references that help to elaborate reflections on the characteristics of educational processes in the context of the web. They bring us distinct elements that guide us through cyberculture, educational concepts and modalities and the current social constitution. A look at their theorizations allows us to understand that changes in the modes of social organization have unrelated the urgency by changes in educational actions and, especially, in educational places. Thus, reflections move towards a new understanding of education at a time when digital information and communication technologies are increasingly integrated into cultures in societies.application/pdfporRevista Espaço Crítico. Goiania, GO. Vol. 2, n. 2 (jul. 2021), p. 377-388Tecnologia educacionalEducational spacesEducational modalitiesWeb.Ensinar e aprender em contextos na web : modos e espaçosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130144.pdf.txt001130144.pdf.txtExtracted Texttext/plain29210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225884/2/001130144.pdf.txt2bbca2b95c22da1a1189e66f6e0dd3daMD52ORIGINAL001130144.pdfTexto completoapplication/pdf861161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225884/1/001130144.pdf1f36ac3aebb005cdf0665cf2035c6172MD5110183/2258842022-04-30 04:54:22.611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-30T07:54:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar e aprender em contextos na web : modos e espaços
title Ensinar e aprender em contextos na web : modos e espaços
spellingShingle Ensinar e aprender em contextos na web : modos e espaços
Weber, Dorcas Janice
Tecnologia educacional
Educational spaces
Educational modalities
Web.
title_short Ensinar e aprender em contextos na web : modos e espaços
title_full Ensinar e aprender em contextos na web : modos e espaços
title_fullStr Ensinar e aprender em contextos na web : modos e espaços
title_full_unstemmed Ensinar e aprender em contextos na web : modos e espaços
title_sort Ensinar e aprender em contextos na web : modos e espaços
author Weber, Dorcas Janice
author_facet Weber, Dorcas Janice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Dorcas Janice
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
topic Tecnologia educacional
Educational spaces
Educational modalities
Web.
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational spaces
Educational modalities
Web.
description As tecnologias digitais da informação e comunicação têm despontado novas características na estruturação social, apresentando modificações na busca por adaptar-se aos novos modos de organização, destacando-se a virtualização. Hoje a maioria das instituições possui sua página na internet e muitas ações ocorrem on-line. Contudo, os processos de integração das tecnologias digitais da informação e comunicação nas culturas, seguem sendo tema urgente de investigação, em especial no campo educacional. Propõe-se, aqui, refletir sobre os modos e espaços educativos (formais, não-formais e informais), e suas relações com a web. Autores como Lévy, Libâneo, Sancho, Moreira e Monteiro são alguns dos referenciais que auxiliam a elaborar reflexões sobre as características dos processos educativos no contexto da web. Eles nos trazem elementos distintos que nos guiam pela cibercultura, pelos conceitos e modalidades educativas e pela constituição social atual. Um olhar sobre suas teorizações nos permite compreender que as mudanças nos modos de organização social têm desvelado a urgência por mudanças nas ações educativas e, especialmente, nos lugares educativos. Assim, as reflexões movem-se em direção de uma nova compreensão sobre fazer educação em tempos em que as tecnologias digitais da informação e comunicação estão integradas cada vez mais às culturas nas sociedades.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-18T04:51:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225884
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2763-5627
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130144
identifier_str_mv 2763-5627
001130144
url http://hdl.handle.net/10183/225884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Espaço Crítico. Goiania, GO. Vol. 2, n. 2 (jul. 2021), p. 377-388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225884/2/001130144.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225884/1/001130144.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bbca2b95c22da1a1189e66f6e0dd3da
1f36ac3aebb005cdf0665cf2035c6172
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225032703148032