Facebook : um espaço de colaboração para a troca de experiência com uso de tecnologias em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallana, Lilia Maria Reginato, 1960-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620944
Resumo: Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
id UNICAMP-30_b95c469b85445d5eb121a97b5b75ad40
oai_identifier_str oai::911956
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Facebook : um espaço de colaboração para a troca de experiência com uso de tecnologias em sala de aulaFacebook : a collaborative space for exchanging of experiences with the use of technology in the classroomWeb 2.0Redes sociaisTecnologia educacionalWeb 2.0Social networksEducational technologiesOrientador: Sérgio Ferreira do AmaralDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho teve sua origem na constatação de alguns aspectos observados em questionários de inscrição para o curso "Utilização de Objetos de Aprendizagem em Sala de Aula Mediatizados pelas Tecnologias Digitais", oferecido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação - LANTEC, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. A maioria dos inscritos, professores de matemática do Ensino Fundamental I e II, da rede pública de ensino de todo o Brasil, apontava a utilização social da rede Facebook. Deste fato originou-se a questão de nossa pesquisa: "Quais aspectos interacionais, observados num grupo de uma rede social, constituído por professores de matemática de todo o Brasil, favorecem a colaboração no uso de tecnologias em atividades didáticas em sala de aula?", que realizou-se no período de setembro de 2011 a outubro de 2012, com os professores participantes. O objetivo desta pesquisa é analisar a ocorrência de interação entre professores, num grupo fechado da rede social, verificando quais aspectos interacionais influenciam na construção da colaboração e das trocas de conteúdo, facilitando o uso de tecnologias em sala de aula. Nossa metodologia baseou-se na Pesquisa Exploratória dentro deste grupo, que foi espaço para a mediação e observação das interações ocorridas entre os professores, seguindo como referência as cinco etapas de interação em um grupo virtual, descritas por Salmon (2000). Desta observação e da análise das mensagens postadas pelos professores, verificamos as trocas efetuadas entre os sujeitos e identificamos três categorias de análise dos conteúdos interacionais promovidos pelos professores neste grupo: Trocas Sociais, Consciência Crítica e Trocas Colaborativas. As análises das três categorias sinalizam que o Facebook é um instrumento favorecedor dos processos de elaboração do conhecimento, quando utilizado como instrumento tecnológico de suporte pedagógico. O espaço virtual foi utilizado pelos sujeitos da pesquisa, de diferentes regiões do país, para promover a troca de experiências e informações acerca do dia-a-dia na escola e mostrou-se uma experiência positiva e eficaz, provocando mudança de paradigmas em relação ao seu uso em sala de aula, como ferramenta tecnológica de interação e construção de novos processos de ensino e aprendizagem.Abstract: The origin of this paper work was to find some features observed in questionnaires registration for the course "Using Learning Objects Inside the Classroom Mediated by Digital Technologies", held by Technology Innovation Laboratory Applied in Education - LANTEC, from Education College in Campinas State University - UNICAMP. Most subscribers, mathematic teachers from Public Elementary and Junior Schools throughout Brazil, indicated the use of the network Facebook. This fact led to the question of our research: "Which interactional aspects, noticed inside a group of a social network, consisting of math teachers throughout Brazil, promote collaboration in the use of technology in learning activities inside the classroom?". The research took place from September 2011 to October 2012 with the participating teachers. The aim of this research is to analyze the interaction of teachers inside a private group of a social network and to verify which interactional aspects have influenced the building of cooperation and content exchanges, making easier the usage of technologies in the classroom. Our methodology is based on the Exploratory Research inside this group, which was the space used for mediating and observation of interactions done by the teachers, following as reference the five steps of interaction in a virtual group, described by Salmon (2000). From this observation and analyses of messages posted by teachers we have verified the exchanges performed between people, and have identified three categories for analyzing the interactional contents made by the teacher in this group: Social Exchanges, Critical Conscience and Collaborative Exchanges. The analyses of these three categories indicate that Facebook is a tool in favor of knowledge elaboration processes, when used as technological instrument for pedagogical support. The virtual space was used by the subjects in the research, from different regions of the country, to promote the exchange of experiences and information about the everyday life in the school and has proved to be a positive and effective experience, resulting in paradigm changes related to its use inside the classroom, as technological tool of interaction and building of new teaching and learning processes.MestradoCiências Sociais na EducaçãoMestra em Educação[s.n.]Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-Torres, Tercia ZavagliaSantos, Gildenir CarolinoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGallana, Lilia Maria Reginato, 1960-20132013-09-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf63 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620944GALLANA, Lilia Maria Reginato. Facebook: um espaço de colaboração para a troca de experiência com uso de tecnologias em sala de aula. 2013. 63 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620944. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/911956porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-04T10:48:00Zoai::911956Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-09-04T10:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Facebook : um espaço de colaboração para a troca de experiência com uso de tecnologias em sala de aula
Facebook : a collaborative space for exchanging of experiences with the use of technology in the classroom
title Facebook : um espaço de colaboração para a troca de experiência com uso de tecnologias em sala de aula
spellingShingle Facebook : um espaço de colaboração para a troca de experiência com uso de tecnologias em sala de aula
Gallana, Lilia Maria Reginato, 1960-
Web 2.0
Redes sociais
Tecnologia educacional
Web 2.0
Social networks
Educational technologies
title_short Facebook : um espaço de colaboração para a troca de experiência com uso de tecnologias em sala de aula
title_full Facebook : um espaço de colaboração para a troca de experiência com uso de tecnologias em sala de aula
title_fullStr Facebook : um espaço de colaboração para a troca de experiência com uso de tecnologias em sala de aula
title_full_unstemmed Facebook : um espaço de colaboração para a troca de experiência com uso de tecnologias em sala de aula
title_sort Facebook : um espaço de colaboração para a troca de experiência com uso de tecnologias em sala de aula
author Gallana, Lilia Maria Reginato, 1960-
author_facet Gallana, Lilia Maria Reginato, 1960-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Torres, Tercia Zavaglia
Santos, Gildenir Carolino
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallana, Lilia Maria Reginato, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Redes sociais
Tecnologia educacional
Web 2.0
Social networks
Educational technologies
topic Web 2.0
Redes sociais
Tecnologia educacional
Web 2.0
Social networks
Educational technologies
description Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-09-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620944
GALLANA, Lilia Maria Reginato. Facebook: um espaço de colaboração para a troca de experiência com uso de tecnologias em sala de aula. 2013. 63 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620944. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620944
identifier_str_mv GALLANA, Lilia Maria Reginato. Facebook: um espaço de colaboração para a troca de experiência com uso de tecnologias em sala de aula. 2013. 63 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620944. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/911956
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
63 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189102946353152