A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baluta, Ines
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/448
Resumo: Esse artigo consiste em analisar as vivências escolares vinculadas ao ensino-aprendizagem de Matemática de uma estudante do curso de Mestrado em Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda. O estudo foi desenvolvido considerando as especificidades do método autobiográfico, tendo as narrativas como instrumento de coleta de informação. São comentados no texto, em especial, aspectos voltados ao processo estudantil da discente, relacionados ao ensino-aprendizagem da Matemática desde o nível básico até a licenciatura. No entanto, foram também demarcados alguns aspectos concernentes à História da Educação em Angola, tais como a implementação tardia do ensino superior na província de Cabinda, a falta de professores com formação específica para alguns cursos e a carência de infraestruturas condignas para o processo ensino-aprendizagem, como resultado do processo do colonialismo e da guerra civil que Angola viveu.
id SBHMAT_39ebf9f94280bab097d790d09a7fef81
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/448
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa AutobiografianarrativasTrajetória escolarEducação em AngolaEsse artigo consiste em analisar as vivências escolares vinculadas ao ensino-aprendizagem de Matemática de uma estudante do curso de Mestrado em Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda. O estudo foi desenvolvido considerando as especificidades do método autobiográfico, tendo as narrativas como instrumento de coleta de informação. São comentados no texto, em especial, aspectos voltados ao processo estudantil da discente, relacionados ao ensino-aprendizagem da Matemática desde o nível básico até a licenciatura. No entanto, foram também demarcados alguns aspectos concernentes à História da Educação em Angola, tais como a implementação tardia do ensino superior na província de Cabinda, a falta de professores com formação específica para alguns cursos e a carência de infraestruturas condignas para o processo ensino-aprendizagem, como resultado do processo do colonialismo e da guerra civil que Angola viveu.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/448Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-202447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/448/412Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBaluta, Ines2023-12-13T13:03:59Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/448Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:03:59Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa
title A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa
spellingShingle A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa
Baluta, Ines
Autobiografia
narrativas
Trajetória escolar
Educação em Angola
title_short A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa
title_full A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa
title_fullStr A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa
title_full_unstemmed A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa
title_sort A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa
author Baluta, Ines
author_facet Baluta, Ines
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baluta, Ines
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
narrativas
Trajetória escolar
Educação em Angola
topic Autobiografia
narrativas
Trajetória escolar
Educação em Angola
description Esse artigo consiste em analisar as vivências escolares vinculadas ao ensino-aprendizagem de Matemática de uma estudante do curso de Mestrado em Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda. O estudo foi desenvolvido considerando as especificidades do método autobiográfico, tendo as narrativas como instrumento de coleta de informação. São comentados no texto, em especial, aspectos voltados ao processo estudantil da discente, relacionados ao ensino-aprendizagem da Matemática desde o nível básico até a licenciatura. No entanto, foram também demarcados alguns aspectos concernentes à História da Educação em Angola, tais como a implementação tardia do ensino superior na província de Cabinda, a falta de professores com formação específica para alguns cursos e a carência de infraestruturas condignas para o processo ensino-aprendizagem, como resultado do processo do colonialismo e da guerra civil que Angola viveu.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/448
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/448/412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-20
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463370137600