A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/448 |
Resumo: | Esse artigo consiste em analisar as vivências escolares vinculadas ao ensino-aprendizagem de Matemática de uma estudante do curso de Mestrado em Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda. O estudo foi desenvolvido considerando as especificidades do método autobiográfico, tendo as narrativas como instrumento de coleta de informação. São comentados no texto, em especial, aspectos voltados ao processo estudantil da discente, relacionados ao ensino-aprendizagem da Matemática desde o nível básico até a licenciatura. No entanto, foram também demarcados alguns aspectos concernentes à História da Educação em Angola, tais como a implementação tardia do ensino superior na província de Cabinda, a falta de professores com formação específica para alguns cursos e a carência de infraestruturas condignas para o processo ensino-aprendizagem, como resultado do processo do colonialismo e da guerra civil que Angola viveu. |
id |
SBHMAT_4a298a4baff444a374886a1251e06cc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/448 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa AutobiografianarrativasTrajetória escolarEducação em AngolaEsse artigo consiste em analisar as vivências escolares vinculadas ao ensino-aprendizagem de Matemática de uma estudante do curso de Mestrado em Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda. O estudo foi desenvolvido considerando as especificidades do método autobiográfico, tendo as narrativas como instrumento de coleta de informação. São comentados no texto, em especial, aspectos voltados ao processo estudantil da discente, relacionados ao ensino-aprendizagem da Matemática desde o nível básico até a licenciatura. No entanto, foram também demarcados alguns aspectos concernentes à História da Educação em Angola, tais como a implementação tardia do ensino superior na província de Cabinda, a falta de professores com formação específica para alguns cursos e a carência de infraestruturas condignas para o processo ensino-aprendizagem, como resultado do processo do colonialismo e da guerra civil que Angola viveu.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/448Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-202447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/448/412Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBaluta, Ines2021-12-07T18:26:07Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/448Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-12-07T18:26:07Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa |
title |
A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa |
spellingShingle |
A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa Baluta, Ines Autobiografia narrativas Trajetória escolar Educação em Angola |
title_short |
A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa |
title_full |
A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa |
title_fullStr |
A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa |
title_full_unstemmed |
A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa |
title_sort |
A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa |
author |
Baluta, Ines |
author_facet |
Baluta, Ines |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baluta, Ines |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autobiografia narrativas Trajetória escolar Educação em Angola |
topic |
Autobiografia narrativas Trajetória escolar Educação em Angola |
description |
Esse artigo consiste em analisar as vivências escolares vinculadas ao ensino-aprendizagem de Matemática de uma estudante do curso de Mestrado em Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda. O estudo foi desenvolvido considerando as especificidades do método autobiográfico, tendo as narrativas como instrumento de coleta de informação. São comentados no texto, em especial, aspectos voltados ao processo estudantil da discente, relacionados ao ensino-aprendizagem da Matemática desde o nível básico até a licenciatura. No entanto, foram também demarcados alguns aspectos concernentes à História da Educação em Angola, tais como a implementação tardia do ensino superior na província de Cabinda, a falta de professores com formação específica para alguns cursos e a carência de infraestruturas condignas para o processo ensino-aprendizagem, como resultado do processo do colonialismo e da guerra civil que Angola viveu. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/448 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/448/412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-20 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464909447168 |