Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Adriana Mendes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32058
Resumo: Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso envolvendo duas turmas de Maternal em escolas de Educação Infantil Comunitárias, tendo como foco de estudo as Práticas de Contação de Histórias. Com os aportes teóricos de Sisto, Busatto, Abramovich e Kaercher o estudo procurou buscar as relações existentes entre o entendimento dos professores sobre a importância da contação de história e as práticas desenvolvidas com as crianças. Foram realizadas entrevistas com os professores, assim como observações de momentos de contação de história. A partir da análise, os resultados evidenciaram que as professoras possuem visões diferentes sobre a importância da contação de histórias. Constatou-se que a professora que valoriza mais esse momento de sua prática parece ser melhor aceita pelos alunos e, em decorrência, suas contações são mais requisitadas. O estudo revelou também que há espaço para esse tipo de prática na Educação Infantil desde cedo e que os recursos utilizados são apropriados para as práticas de contação de história.
id UFRGS-2_721b60a1c8c4a45ddcda4725f6b3ae90
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32058
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, Adriana MendesCorso, Luciana Vellinho2011-09-27T01:17:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/32058000786710Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso envolvendo duas turmas de Maternal em escolas de Educação Infantil Comunitárias, tendo como foco de estudo as Práticas de Contação de Histórias. Com os aportes teóricos de Sisto, Busatto, Abramovich e Kaercher o estudo procurou buscar as relações existentes entre o entendimento dos professores sobre a importância da contação de história e as práticas desenvolvidas com as crianças. Foram realizadas entrevistas com os professores, assim como observações de momentos de contação de história. A partir da análise, os resultados evidenciaram que as professoras possuem visões diferentes sobre a importância da contação de histórias. Constatou-se que a professora que valoriza mais esse momento de sua prática parece ser melhor aceita pelos alunos e, em decorrência, suas contações são mais requisitadas. O estudo revelou também que há espaço para esse tipo de prática na Educação Infantil desde cedo e que os recursos utilizados são apropriados para as práticas de contação de história.application/pdfporEducação infantilCriançaHora do contoPráticas de contação de histórias no maternal : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786710.pdf.txt000786710.pdf.txtExtracted Texttext/plain44891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32058/2/000786710.pdf.txtbf55b59fe8e8ccda6d4187ca05925520MD52ORIGINAL000786710.pdf000786710.pdfTexto completoapplication/pdf124903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32058/1/000786710.pdf490c6f2c08dc537f5eeb1e70f174e4a6MD51THUMBNAIL000786710.pdf.jpg000786710.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32058/3/000786710.pdf.jpg6aa82619aac657c6f700f70976d4d6c0MD5310183/320582022-06-12 04:40:35.512362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32058Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:40:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso
title Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso
spellingShingle Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso
Duarte, Adriana Mendes
Educação infantil
Criança
Hora do conto
title_short Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso
title_full Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso
title_fullStr Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso
title_full_unstemmed Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso
title_sort Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso
author Duarte, Adriana Mendes
author_facet Duarte, Adriana Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Adriana Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corso, Luciana Vellinho
contributor_str_mv Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Criança
Hora do conto
topic Educação infantil
Criança
Hora do conto
description Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso envolvendo duas turmas de Maternal em escolas de Educação Infantil Comunitárias, tendo como foco de estudo as Práticas de Contação de Histórias. Com os aportes teóricos de Sisto, Busatto, Abramovich e Kaercher o estudo procurou buscar as relações existentes entre o entendimento dos professores sobre a importância da contação de história e as práticas desenvolvidas com as crianças. Foram realizadas entrevistas com os professores, assim como observações de momentos de contação de história. A partir da análise, os resultados evidenciaram que as professoras possuem visões diferentes sobre a importância da contação de histórias. Constatou-se que a professora que valoriza mais esse momento de sua prática parece ser melhor aceita pelos alunos e, em decorrência, suas contações são mais requisitadas. O estudo revelou também que há espaço para esse tipo de prática na Educação Infantil desde cedo e que os recursos utilizados são apropriados para as práticas de contação de história.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32058
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786710
url http://hdl.handle.net/10183/32058
identifier_str_mv 000786710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32058/2/000786710.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32058/1/000786710.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32058/3/000786710.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf55b59fe8e8ccda6d4187ca05925520
490c6f2c08dc537f5eeb1e70f174e4a6
6aa82619aac657c6f700f70976d4d6c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447063183228928