Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32058 |
Resumo: | Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso envolvendo duas turmas de Maternal em escolas de Educação Infantil Comunitárias, tendo como foco de estudo as Práticas de Contação de Histórias. Com os aportes teóricos de Sisto, Busatto, Abramovich e Kaercher o estudo procurou buscar as relações existentes entre o entendimento dos professores sobre a importância da contação de história e as práticas desenvolvidas com as crianças. Foram realizadas entrevistas com os professores, assim como observações de momentos de contação de história. A partir da análise, os resultados evidenciaram que as professoras possuem visões diferentes sobre a importância da contação de histórias. Constatou-se que a professora que valoriza mais esse momento de sua prática parece ser melhor aceita pelos alunos e, em decorrência, suas contações são mais requisitadas. O estudo revelou também que há espaço para esse tipo de prática na Educação Infantil desde cedo e que os recursos utilizados são apropriados para as práticas de contação de história. |
id |
UFRGS-2_721b60a1c8c4a45ddcda4725f6b3ae90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32058 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, Adriana MendesCorso, Luciana Vellinho2011-09-27T01:17:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/32058000786710Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso envolvendo duas turmas de Maternal em escolas de Educação Infantil Comunitárias, tendo como foco de estudo as Práticas de Contação de Histórias. Com os aportes teóricos de Sisto, Busatto, Abramovich e Kaercher o estudo procurou buscar as relações existentes entre o entendimento dos professores sobre a importância da contação de história e as práticas desenvolvidas com as crianças. Foram realizadas entrevistas com os professores, assim como observações de momentos de contação de história. A partir da análise, os resultados evidenciaram que as professoras possuem visões diferentes sobre a importância da contação de histórias. Constatou-se que a professora que valoriza mais esse momento de sua prática parece ser melhor aceita pelos alunos e, em decorrência, suas contações são mais requisitadas. O estudo revelou também que há espaço para esse tipo de prática na Educação Infantil desde cedo e que os recursos utilizados são apropriados para as práticas de contação de história.application/pdfporEducação infantilCriançaHora do contoPráticas de contação de histórias no maternal : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786710.pdf.txt000786710.pdf.txtExtracted Texttext/plain44891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32058/2/000786710.pdf.txtbf55b59fe8e8ccda6d4187ca05925520MD52ORIGINAL000786710.pdf000786710.pdfTexto completoapplication/pdf124903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32058/1/000786710.pdf490c6f2c08dc537f5eeb1e70f174e4a6MD51THUMBNAIL000786710.pdf.jpg000786710.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32058/3/000786710.pdf.jpg6aa82619aac657c6f700f70976d4d6c0MD5310183/320582022-06-12 04:40:35.512362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32058Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:40:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso |
title |
Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso |
spellingShingle |
Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso Duarte, Adriana Mendes Educação infantil Criança Hora do conto |
title_short |
Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso |
title_full |
Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso |
title_fullStr |
Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso |
title_sort |
Práticas de contação de histórias no maternal : um estudo de caso |
author |
Duarte, Adriana Mendes |
author_facet |
Duarte, Adriana Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Adriana Mendes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
contributor_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Criança Hora do conto |
topic |
Educação infantil Criança Hora do conto |
description |
Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso envolvendo duas turmas de Maternal em escolas de Educação Infantil Comunitárias, tendo como foco de estudo as Práticas de Contação de Histórias. Com os aportes teóricos de Sisto, Busatto, Abramovich e Kaercher o estudo procurou buscar as relações existentes entre o entendimento dos professores sobre a importância da contação de história e as práticas desenvolvidas com as crianças. Foram realizadas entrevistas com os professores, assim como observações de momentos de contação de história. A partir da análise, os resultados evidenciaram que as professoras possuem visões diferentes sobre a importância da contação de histórias. Constatou-se que a professora que valoriza mais esse momento de sua prática parece ser melhor aceita pelos alunos e, em decorrência, suas contações são mais requisitadas. O estudo revelou também que há espaço para esse tipo de prática na Educação Infantil desde cedo e que os recursos utilizados são apropriados para as práticas de contação de história. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-27T01:17:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32058 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786710 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32058 |
identifier_str_mv |
000786710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32058/2/000786710.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32058/1/000786710.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32058/3/000786710.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf55b59fe8e8ccda6d4187ca05925520 490c6f2c08dc537f5eeb1e70f174e4a6 6aa82619aac657c6f700f70976d4d6c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447063183228928 |