Scratch nas engenharias : alunos desenvolvedores de experimentos para laboratórios virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Silva, Patrícia Fernanda da, Faraco, Morgana Nuernberg Sartor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262451
Resumo: Em busca de novas práticas educacionais para a disciplina de Estática dos cursos de Engenharias da UNISATC, esta pesquisa descreve uma atividade cujo objetivo é analisar as condições para o desenvolvimento de experimentos para laboratórios virtuais (LVs), utilizando a ferramenta Scratch3.0 on-line, e envolvendo os estudantes de forma ativa e participativa, tornando-os protagonistas do próprio conhecimento. Utilizou-se a Aprendizagem Criativa e atividades de experimentação para desenvolver a autonomia, a criatividade, a motivação e o trabalho colaborativo. A metodologia da pesquisa se caracterizou por um estudo de caso aplicado com resultados assertivos, pois, mesmo sem saber programar, os estudantes construíram experimentos de forma autônoma, intuitiva, criativa e divertida, atingindo os objetivos do componente curricular.
id UFRGS-2_724acd3ace8ac122f2df6af0862855b0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262451
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vidotto, Kajiana Nuernberg SartorTarouco, Liane Margarida RockenbachSilva, Patrícia Fernanda daFaraco, Morgana Nuernberg Sartor2023-07-20T03:35:53Z20221679-1916http://hdl.handle.net/10183/262451001170364Em busca de novas práticas educacionais para a disciplina de Estática dos cursos de Engenharias da UNISATC, esta pesquisa descreve uma atividade cujo objetivo é analisar as condições para o desenvolvimento de experimentos para laboratórios virtuais (LVs), utilizando a ferramenta Scratch3.0 on-line, e envolvendo os estudantes de forma ativa e participativa, tornando-os protagonistas do próprio conhecimento. Utilizou-se a Aprendizagem Criativa e atividades de experimentação para desenvolver a autonomia, a criatividade, a motivação e o trabalho colaborativo. A metodologia da pesquisa se caracterizou por um estudo de caso aplicado com resultados assertivos, pois, mesmo sem saber programar, os estudantes construíram experimentos de forma autônoma, intuitiva, criativa e divertida, atingindo os objetivos do componente curricular.n search of new educational practices for the discipline of Statics of Engineering courses UNISATC, whose objective was to analyze the conditions for the development of experiments for virtual laboratories(VLs), using the on-line Scratch 3.0 tool, and involving students in an active and participatory way, making students protagonists of their knowledge. Creative learning and experimentation activities were used to develop autonomy, creativity, motivation and collaborative work. The methodology was characterized by a case study the results show that the research was assertive when because, even without knowing having previous knowledge of programming and using a visual programming language, they built experiments in an autonomous, intuitive, creative and fun way, reaching the objectives of the curricular component.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n. 1 (2022), p. 358-367Tecnologia educacionalExperimentsVirtual LaboratoryCreative LearningEngineeringScratchScratch nas engenharias : alunos desenvolvedores de experimentos para laboratórios virtuaisScratch in engineering : students developing experiments for virtual laboratoryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170364.pdf.txt001170364.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262451/2/001170364.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001170364.pdfTexto completoapplication/pdf3579258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262451/1/001170364.pdfcee2bdef619c749add17a4456979eddaMD5110183/2624512023-07-21 03:30:21.285617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262451Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-21T06:30:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Scratch nas engenharias : alunos desenvolvedores de experimentos para laboratórios virtuais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Scratch in engineering : students developing experiments for virtual laboratory
title Scratch nas engenharias : alunos desenvolvedores de experimentos para laboratórios virtuais
spellingShingle Scratch nas engenharias : alunos desenvolvedores de experimentos para laboratórios virtuais
Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor
Tecnologia educacional
Experiments
Virtual Laboratory
Creative Learning
Engineering
Scratch
title_short Scratch nas engenharias : alunos desenvolvedores de experimentos para laboratórios virtuais
title_full Scratch nas engenharias : alunos desenvolvedores de experimentos para laboratórios virtuais
title_fullStr Scratch nas engenharias : alunos desenvolvedores de experimentos para laboratórios virtuais
title_full_unstemmed Scratch nas engenharias : alunos desenvolvedores de experimentos para laboratórios virtuais
title_sort Scratch nas engenharias : alunos desenvolvedores de experimentos para laboratórios virtuais
author Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor
author_facet Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Silva, Patrícia Fernanda da
Faraco, Morgana Nuernberg Sartor
author_role author
author2 Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Silva, Patrícia Fernanda da
Faraco, Morgana Nuernberg Sartor
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Silva, Patrícia Fernanda da
Faraco, Morgana Nuernberg Sartor
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
topic Tecnologia educacional
Experiments
Virtual Laboratory
Creative Learning
Engineering
Scratch
dc.subject.eng.fl_str_mv Experiments
Virtual Laboratory
Creative Learning
Engineering
Scratch
description Em busca de novas práticas educacionais para a disciplina de Estática dos cursos de Engenharias da UNISATC, esta pesquisa descreve uma atividade cujo objetivo é analisar as condições para o desenvolvimento de experimentos para laboratórios virtuais (LVs), utilizando a ferramenta Scratch3.0 on-line, e envolvendo os estudantes de forma ativa e participativa, tornando-os protagonistas do próprio conhecimento. Utilizou-se a Aprendizagem Criativa e atividades de experimentação para desenvolver a autonomia, a criatividade, a motivação e o trabalho colaborativo. A metodologia da pesquisa se caracterizou por um estudo de caso aplicado com resultados assertivos, pois, mesmo sem saber programar, os estudantes construíram experimentos de forma autônoma, intuitiva, criativa e divertida, atingindo os objetivos do componente curricular.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-20T03:35:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262451
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170364
identifier_str_mv 1679-1916
001170364
url http://hdl.handle.net/10183/262451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n. 1 (2022), p. 358-367
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262451/2/001170364.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262451/1/001170364.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
cee2bdef619c749add17a4456979edda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225092366073856