Scratch nas engenharias : alunos desenvolvedores de experimentos para laboratórios virtuais
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262451 |
Resumo: | Em busca de novas práticas educacionais para a disciplina de Estática dos cursos de Engenharias da UNISATC, esta pesquisa descreve uma atividade cujo objetivo é analisar as condições para o desenvolvimento de experimentos para laboratórios virtuais (LVs), utilizando a ferramenta Scratch3.0 on-line, e envolvendo os estudantes de forma ativa e participativa, tornando-os protagonistas do próprio conhecimento. Utilizou-se a Aprendizagem Criativa e atividades de experimentação para desenvolver a autonomia, a criatividade, a motivação e o trabalho colaborativo. A metodologia da pesquisa se caracterizou por um estudo de caso aplicado com resultados assertivos, pois, mesmo sem saber programar, os estudantes construíram experimentos de forma autônoma, intuitiva, criativa e divertida, atingindo os objetivos do componente curricular. |
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Vidotto, Kajiana Nuernberg SartorTarouco, Liane Margarida RockenbachSilva, Patrícia Fernanda daFaraco, Morgana Nuernberg Sartor2023-07-20T03:35:53Z20221679-1916http://hdl.handle.net/10183/262451001170364Em busca de novas práticas educacionais para a disciplina de Estática dos cursos de Engenharias da UNISATC, esta pesquisa descreve uma atividade cujo objetivo é analisar as condições para o desenvolvimento de experimentos para laboratórios virtuais (LVs), utilizando a ferramenta Scratch3.0 on-line, e envolvendo os estudantes de forma ativa e participativa, tornando-os protagonistas do próprio conhecimento. Utilizou-se a Aprendizagem Criativa e atividades de experimentação para desenvolver a autonomia, a criatividade, a motivação e o trabalho colaborativo. A metodologia da pesquisa se caracterizou por um estudo de caso aplicado com resultados assertivos, pois, mesmo sem saber programar, os estudantes construíram experimentos de forma autônoma, intuitiva, criativa e divertida, atingindo os objetivos do componente curricular.n search of new educational practices for the discipline of Statics of Engineering courses UNISATC, whose objective was to analyze the conditions for the development of experiments for virtual laboratories(VLs), using the on-line Scratch 3.0 tool, and involving students in an active and participatory way, making students protagonists of their knowledge. Creative learning and experimentation activities were used to develop autonomy, creativity, motivation and collaborative work. The methodology was characterized by a case study the results show that the research was assertive when because, even without knowing having previous knowledge of programming and using a visual programming language, they built experiments in an autonomous, intuitive, creative and fun way, reaching the objectives of the curricular component.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n. 1 (2022), p. 358-367Tecnologia educacionalExperimentsVirtual LaboratoryCreative LearningEngineeringScratchScratch nas engenharias : alunos desenvolvedores de experimentos para laboratórios virtuaisScratch in engineering : students developing experiments for virtual laboratoryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170364.pdf.txt001170364.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262451/2/001170364.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001170364.pdfTexto completoapplication/pdf3579258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262451/1/001170364.pdfcee2bdef619c749add17a4456979eddaMD5110183/2624512023-07-21 03:30:21.285617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262451Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-07-21T06:30:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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