As motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla Gre-Nal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possa Júnior, Luiz Valmor
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29742
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso procura identificar os motivos que estimulam os torcedores de Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional, dupla gre-nal, a consumirem produtos que possuam a marca dos dois clubes. É necessário que os clubes conheçam seus clientes mais importantes, o seu torcedor. Um esporte que além de cativar, está envolto de emoções, necessita de pesquisas que propiciem diversas informações sobre o comportamento de seus consumidores. Dessa forma, a fim de identificar as motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla gre-nal, o trabalho aplicou uma pesquisa com abordagem qualitativa de objetivo exploratório a diversos torcedores de Grêmio e Internacional, através de entrevistas em profundidade com um roteiro semi-estruturado, sendo os resultados tratados com a ferramenta análise de conteúdo. Assim, espera-se que os resultados obtidos com este trabalho, possam contribuir para o aumento de fontes de informação, sobre o futebol, seus torcedores e o comportamento do consumidor.
id UFRGS-2_8a4c56d57583d58c25b2640c63cfcf1a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29742
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Possa Júnior, Luiz ValmorSilveira, Teniza daVedana, Simone Nazareth2011-06-25T06:01:32Z2010http://hdl.handle.net/10183/29742000779034O presente trabalho de conclusão de curso procura identificar os motivos que estimulam os torcedores de Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional, dupla gre-nal, a consumirem produtos que possuam a marca dos dois clubes. É necessário que os clubes conheçam seus clientes mais importantes, o seu torcedor. Um esporte que além de cativar, está envolto de emoções, necessita de pesquisas que propiciem diversas informações sobre o comportamento de seus consumidores. Dessa forma, a fim de identificar as motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla gre-nal, o trabalho aplicou uma pesquisa com abordagem qualitativa de objetivo exploratório a diversos torcedores de Grêmio e Internacional, através de entrevistas em profundidade com um roteiro semi-estruturado, sendo os resultados tratados com a ferramenta análise de conteúdo. Assim, espera-se que os resultados obtidos com este trabalho, possam contribuir para o aumento de fontes de informação, sobre o futebol, seus torcedores e o comportamento do consumidor.application/pdfporComportamento do consumidorMotivaçãoConsumoTorcedorAs motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla Gre-Nalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000779034.pdf.txt000779034.pdf.txtExtracted Texttext/plain74411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29742/2/000779034.pdf.txt1d1e2c9ac6a2189c1aa025a93f61702aMD52ORIGINAL000779034.pdf000779034.pdfTexto completoapplication/pdf561709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29742/1/000779034.pdfc443744c07f5f5d969634494f24bed63MD51THUMBNAIL000779034.pdf.jpg000779034.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29742/3/000779034.pdf.jpg7c6327db89c3e3d3887d71d810a68673MD5310183/297422018-10-09 09:22:53.839oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla Gre-Nal
title As motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla Gre-Nal
spellingShingle As motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla Gre-Nal
Possa Júnior, Luiz Valmor
Comportamento do consumidor
Motivação
Consumo
Torcedor
title_short As motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla Gre-Nal
title_full As motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla Gre-Nal
title_fullStr As motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla Gre-Nal
title_full_unstemmed As motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla Gre-Nal
title_sort As motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla Gre-Nal
author Possa Júnior, Luiz Valmor
author_facet Possa Júnior, Luiz Valmor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possa Júnior, Luiz Valmor
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vedana, Simone Nazareth
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
Vedana, Simone Nazareth
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Motivação
Consumo
Torcedor
topic Comportamento do consumidor
Motivação
Consumo
Torcedor
description O presente trabalho de conclusão de curso procura identificar os motivos que estimulam os torcedores de Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional, dupla gre-nal, a consumirem produtos que possuam a marca dos dois clubes. É necessário que os clubes conheçam seus clientes mais importantes, o seu torcedor. Um esporte que além de cativar, está envolto de emoções, necessita de pesquisas que propiciem diversas informações sobre o comportamento de seus consumidores. Dessa forma, a fim de identificar as motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla gre-nal, o trabalho aplicou uma pesquisa com abordagem qualitativa de objetivo exploratório a diversos torcedores de Grêmio e Internacional, através de entrevistas em profundidade com um roteiro semi-estruturado, sendo os resultados tratados com a ferramenta análise de conteúdo. Assim, espera-se que os resultados obtidos com este trabalho, possam contribuir para o aumento de fontes de informação, sobre o futebol, seus torcedores e o comportamento do consumidor.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-25T06:01:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29742
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000779034
url http://hdl.handle.net/10183/29742
identifier_str_mv 000779034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29742/2/000779034.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29742/1/000779034.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29742/3/000779034.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d1e2c9ac6a2189c1aa025a93f61702a
c443744c07f5f5d969634494f24bed63
7c6327db89c3e3d3887d71d810a68673
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224410450886656