O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Conti, Luciane
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Sperb, Tania Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19432
Resumo: Este artigo analisa a construção do significado social do brincar em um grupo de crianças pré-escolares, cinco meninos e cinco meninas. Para atingir este objetivo, mães e a professora destas crianças foram entrevistadas para definir suas concepções sobre o brincar. As atividades de brincar das crianças selecionadas foram filmadas em casa e na escola, durante vinte minutos em cada contexto, visando observar como elas organizam esta atividade. A análise de conteúdo das entrevistas e a categorização do brincar demonstram que esta atividade é estruturada distintamente conforme o gênero da criança e o contexto em que ela ocorre. A microanálise das atividades de brincar de quatro crianças explicita que estas ativamente reelaboram os espaços de brincar, criando novos cenários para suas brincadeiras e inventando novas funções para os objetos disponíveis em sua cultura. Ao fazer isto, redefinem os papéis sexuais estereotipados como masculino, feminino ou indiferenciado pelo contexto sociocultural.
id UFRGS-2_727a49212d7b81a3e908ae8839f3b9f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19432
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling De Conti, LucianeSperb, Tania Mara2010-04-16T09:10:00Z20010102-3772http://hdl.handle.net/10183/19432000303503Este artigo analisa a construção do significado social do brincar em um grupo de crianças pré-escolares, cinco meninos e cinco meninas. Para atingir este objetivo, mães e a professora destas crianças foram entrevistadas para definir suas concepções sobre o brincar. As atividades de brincar das crianças selecionadas foram filmadas em casa e na escola, durante vinte minutos em cada contexto, visando observar como elas organizam esta atividade. A análise de conteúdo das entrevistas e a categorização do brincar demonstram que esta atividade é estruturada distintamente conforme o gênero da criança e o contexto em que ela ocorre. A microanálise das atividades de brincar de quatro crianças explicita que estas ativamente reelaboram os espaços de brincar, criando novos cenários para suas brincadeiras e inventando novas funções para os objetos disponíveis em sua cultura. Ao fazer isto, redefinem os papéis sexuais estereotipados como masculino, feminino ou indiferenciado pelo contexto sociocultural.This article analyses the construction of the social meaning of play in a particular preschool group of children, five boys and five girls. To do that children’s mothers and teachers were interviewed to define their conceptions about play. After, children were filmed for twenty minutes while playing, both at home and in school, in order to analise how children organize their activities. Content analysis of interviews and the categorization of children’s play show that play activities are structured differently by gender and the context where play occurs. The microanalysis of the videotapes of four children’s play explicit that they actively reconstruct play, building news scenarios, and inventing new functions for existing objects in the culture. Children do that by redifining sexual roles stereotyped as masculine, feminine and undiferentiated by sociocultural context.application/pdfporPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2001), p. 59-67BrinquedoCulturaSocioculturalPlayCultureO brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação culturalPreschoolers’ play: a space for cultural re-signification info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000303503.pdf000303503.pdfTexto completoapplication/pdf64761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19432/1/000303503.pdf97cd62c5b590647b2c18ee11fa366f4dMD51TEXT000303503.pdf.txt000303503.pdf.txtExtracted Texttext/plain50000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19432/2/000303503.pdf.txt8ea2871c0e541c11e58be566cd16c120MD52THUMBNAIL000303503.pdf.jpg000303503.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19432/3/000303503.pdf.jpgc30c5184e4589bdf76530af699a2b1bfMD5310183/194322018-10-11 08:22:43.281oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19432Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:22:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Preschoolers’ play: a space for cultural re-signification
title O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural
spellingShingle O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural
De Conti, Luciane
Brinquedo
Cultura
Sociocultural
Play
Culture
title_short O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural
title_full O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural
title_fullStr O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural
title_full_unstemmed O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural
title_sort O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural
author De Conti, Luciane
author_facet De Conti, Luciane
Sperb, Tania Mara
author_role author
author2 Sperb, Tania Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Conti, Luciane
Sperb, Tania Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedo
Cultura
topic Brinquedo
Cultura
Sociocultural
Play
Culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Sociocultural
Play
Culture
description Este artigo analisa a construção do significado social do brincar em um grupo de crianças pré-escolares, cinco meninos e cinco meninas. Para atingir este objetivo, mães e a professora destas crianças foram entrevistadas para definir suas concepções sobre o brincar. As atividades de brincar das crianças selecionadas foram filmadas em casa e na escola, durante vinte minutos em cada contexto, visando observar como elas organizam esta atividade. A análise de conteúdo das entrevistas e a categorização do brincar demonstram que esta atividade é estruturada distintamente conforme o gênero da criança e o contexto em que ela ocorre. A microanálise das atividades de brincar de quatro crianças explicita que estas ativamente reelaboram os espaços de brincar, criando novos cenários para suas brincadeiras e inventando novas funções para os objetos disponíveis em sua cultura. Ao fazer isto, redefinem os papéis sexuais estereotipados como masculino, feminino ou indiferenciado pelo contexto sociocultural.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:10:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19432
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-3772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000303503
identifier_str_mv 0102-3772
000303503
url http://hdl.handle.net/10183/19432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2001), p. 59-67
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19432/1/000303503.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19432/2/000303503.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19432/3/000303503.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 97cd62c5b590647b2c18ee11fa366f4d
8ea2871c0e541c11e58be566cd16c120
c30c5184e4589bdf76530af699a2b1bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224702279024640