Acesso à literatura infantojuvenil por sujeitos com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stockmanns, Roberta
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268111
Resumo: Atualmente, encontramos uma variedade de livros infantis e juvenis no mercado editorial que proporcionam aos seus leitores acesso à literatura. No entanto, encontramos poucos livros que contemplem em sua totalidade as crianças e jovens com deficiência visual. Às crianças com cegueira e baixa visão, privadas de algumas representações simbólicas da língua escrita, como as contidas em embalagens de alimentos, outdoors, sitese revistas, por exemplo, é preciso uma variedade ainda maior de livros, neste caso, livros ilustrados táteis que deem a elas oportunidades de leitura e consequentemente, inserção social. Esse fato desencadeia este estudo, o qual busca analisar se as características utilizadas em livros ilustrados táteis possibilitam uma leitura fluida e prazerosa para as crianças com deficiência visual, com a localização fácil das imagens táteis, da escrita braile e da escrita ampliada e dos demais critérios apontados por pesquisadores da área. O estudo teve uma abordagem qualitativa, subsidiado por uma pesquisa experimental que envolveu livros ilustrados táteis confeccionados para a pesquisa e dois sujeitos com deficiência visual (8 e 11 anos). Os resultados indicam que, se respeitados os padrões trazidos no estudo, um livro ilustrado tátil é capaz de promover o acesso à literatura aos sujeitos com deficiência visual, além de promover a acessibilidade a todas as crianças, aproximando-as, assim, do universo dos livros infanto-juvenis, os quaissão pontes para auxiliar no processo de letramento e inserção social de todas as crianças.
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spelling Stockmanns, RobertaBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2023-12-06T03:25:35Z20232317-2215http://hdl.handle.net/10183/268111001189209Atualmente, encontramos uma variedade de livros infantis e juvenis no mercado editorial que proporcionam aos seus leitores acesso à literatura. No entanto, encontramos poucos livros que contemplem em sua totalidade as crianças e jovens com deficiência visual. Às crianças com cegueira e baixa visão, privadas de algumas representações simbólicas da língua escrita, como as contidas em embalagens de alimentos, outdoors, sitese revistas, por exemplo, é preciso uma variedade ainda maior de livros, neste caso, livros ilustrados táteis que deem a elas oportunidades de leitura e consequentemente, inserção social. Esse fato desencadeia este estudo, o qual busca analisar se as características utilizadas em livros ilustrados táteis possibilitam uma leitura fluida e prazerosa para as crianças com deficiência visual, com a localização fácil das imagens táteis, da escrita braile e da escrita ampliada e dos demais critérios apontados por pesquisadores da área. O estudo teve uma abordagem qualitativa, subsidiado por uma pesquisa experimental que envolveu livros ilustrados táteis confeccionados para a pesquisa e dois sujeitos com deficiência visual (8 e 11 anos). Os resultados indicam que, se respeitados os padrões trazidos no estudo, um livro ilustrado tátil é capaz de promover o acesso à literatura aos sujeitos com deficiência visual, além de promover a acessibilidade a todas as crianças, aproximando-as, assim, do universo dos livros infanto-juvenis, os quaissão pontes para auxiliar no processo de letramento e inserção social de todas as crianças.Currently, we find a variety of children's and young people's books on the publishing market that provide their readers with access to literature. However, we find few books that fully address children and young people with visual impairments. Children with blindness and low vision, deprived of some symbolic representations of the written language, such as those contained in food packaging, billboards, websites and magazines, for example, need an even greater variety of books, in this case, tactile picturebooks that give them reading opportunities and, consequently, social insertion. Such fact triggers this study, which seeks to analyze whether the characteristics used in tactile illustrated books enable a fluid and pleasurable reading for children with visual impairment, with the easy location of tactile images, Braille writing and enlarged writing and othercriteria pointed out by researchers in the area. The study had a qualitative approach, subsidized by an experimental research involving tactile picture books made for the research and two visually impaired subjects (8 and 11 years old). The results indicate that, if the standards brought in the study are respected, a tactile illustrated book is able to promote access to literature to visually impaired subjects, in addition to promoting accessibility to all children, thus bringing them closer to the universe of children's books, whichpromotebridges to assist in the process of learning.application/pdfporPensares em revista. São Gonçalo, RJ. N. 28 (2023), p. [224]-239Literatura infanto-juvenilDeficiência visualLetramentoChildren's literatureSpecial educationTactile illustrated booksVisual impairmentAcesso à literatura infantojuvenil por sujeitos com deficiência visualAcess to children's literature by visually impaired individuals info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189209.pdf.txt001189209.pdf.txtExtracted Texttext/plain36740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268111/2/001189209.pdf.txt01d9c06bc4a55a3296b42030471931f9MD52ORIGINAL001189209.pdfTexto completoapplication/pdf313144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268111/1/001189209.pdf4e57de80e13e184fc88912e12d436bbbMD5110183/2681112023-12-07 04:23:14.222139oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268111Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-07T06:23:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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