Eu também sou poesia: práticas de letramentos literários para estudantes com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira GOMES, Marcia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13872
Resumo: This article aims to report literary literacy practices developed with visually impaired students at the Benjamin Constant Institute. The perspective of teaching literature is based on authors such as Candido (2004) for whom literature plays an important role in the process of humanization and formation of a sociopolitical consciousness, and Cosson (2018), who reflects on the school as a space for systematic appropriation of literary language. This study's methodology is action research, which concerns the resolution of a collective problem in a collaborative way between researchers and participating subjects. In this way, I seek through this discussion and the reported experiences to point out ways for a significant work from the experiences of learners both in reading and writing, as a construction and expression of thoughts and emotions, as well as in the discovery of self and the world by through the relationship with literature, contributing to the reading and citizenship formation of people with visual impairments.
id UNESP-28_8ddb298dbe78d2f4674eb0f480e8d0b0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/13872
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling Eu também sou poesia: práticas de letramentos literários para estudantes com deficiência visualLiterary literaciesvisual impairmentliteraturehigh schoolLetramentos literáriosDeficiência visualLiteraturaEnsino MédioThis article aims to report literary literacy practices developed with visually impaired students at the Benjamin Constant Institute. The perspective of teaching literature is based on authors such as Candido (2004) for whom literature plays an important role in the process of humanization and formation of a sociopolitical consciousness, and Cosson (2018), who reflects on the school as a space for systematic appropriation of literary language. This study's methodology is action research, which concerns the resolution of a collective problem in a collaborative way between researchers and participating subjects. In this way, I seek through this discussion and the reported experiences to point out ways for a significant work from the experiences of learners both in reading and writing, as a construction and expression of thoughts and emotions, as well as in the discovery of self and the world by through the relationship with literature, contributing to the reading and citizenship formation of people with visual impairments.O presente artigo visa a relatar práticas de letramentos literários desenvolvidas com estudantes com deficiência visual no Instituto Benjamin Constant. A perspectiva do ensino de literatura se fundamenta em autores, como Candido (2004) para o qual a literatura exerce importante papel no processo de humanização e formação de uma consciência sociopolítica, e Cosson (2018), que reflete sobre a escola enquanto espaço para a apropriação sistematizada da linguagem literária. Este estudo tem como metodologia a pesquisa-ação, que diz respeito à resolução de um problema coletivo de forma colaborativa entre pesquisadores e sujeitos participantes. Desse modo, procuro por meio desta discussão e das experiências relatadas apontar caminhos para um trabalho significativo a partir das vivências dos aprendizes tanto na leitura quanto na escritura, enquanto construção e expressão de pensamentos e emoções, assim como na descoberta de si e do mundo por meio da relação com a literatura, contribuindo para a formação leitora e cidadã de pessoas com deficiência visual.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/1387210.36311/2358-8845.2022.v9n2.p99-112Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 9 n. 2 (2022): Dossiê: Pesquisas e práticas pedagógicas na educação de pessoas com deficiência visual; 99-112Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 9 No. 2 (2022): Dossiê: Pesquisas e práticas pedagógicas na educação de pessoas com deficiência visual; 99-112Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Dossiê: Pesquisas e práticas pedagógicas na educação de pessoas com deficiência visual; 99-1122764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13872/10033Copyright (c) 2022 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especialhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira GOMES, Marcia2022-12-01T12:28:58Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/13872Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2022-12-01T12:28:58Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eu também sou poesia: práticas de letramentos literários para estudantes com deficiência visual
title Eu também sou poesia: práticas de letramentos literários para estudantes com deficiência visual
spellingShingle Eu também sou poesia: práticas de letramentos literários para estudantes com deficiência visual
de Oliveira GOMES, Marcia
Literary literacies
visual impairment
literature
high school
Letramentos literários
Deficiência visual
Literatura
Ensino Médio
title_short Eu também sou poesia: práticas de letramentos literários para estudantes com deficiência visual
title_full Eu também sou poesia: práticas de letramentos literários para estudantes com deficiência visual
title_fullStr Eu também sou poesia: práticas de letramentos literários para estudantes com deficiência visual
title_full_unstemmed Eu também sou poesia: práticas de letramentos literários para estudantes com deficiência visual
title_sort Eu também sou poesia: práticas de letramentos literários para estudantes com deficiência visual
author de Oliveira GOMES, Marcia
author_facet de Oliveira GOMES, Marcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira GOMES, Marcia
dc.subject.por.fl_str_mv Literary literacies
visual impairment
literature
high school
Letramentos literários
Deficiência visual
Literatura
Ensino Médio
topic Literary literacies
visual impairment
literature
high school
Letramentos literários
Deficiência visual
Literatura
Ensino Médio
description This article aims to report literary literacy practices developed with visually impaired students at the Benjamin Constant Institute. The perspective of teaching literature is based on authors such as Candido (2004) for whom literature plays an important role in the process of humanization and formation of a sociopolitical consciousness, and Cosson (2018), who reflects on the school as a space for systematic appropriation of literary language. This study's methodology is action research, which concerns the resolution of a collective problem in a collaborative way between researchers and participating subjects. In this way, I seek through this discussion and the reported experiences to point out ways for a significant work from the experiences of learners both in reading and writing, as a construction and expression of thoughts and emotions, as well as in the discovery of self and the world by through the relationship with literature, contributing to the reading and citizenship formation of people with visual impairments.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13872
10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p99-112
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13872
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p99-112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13872/10033
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 9 n. 2 (2022): Dossiê: Pesquisas e práticas pedagógicas na educação de pessoas com deficiência visual; 99-112
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 9 No. 2 (2022): Dossiê: Pesquisas e práticas pedagógicas na educação de pessoas com deficiência visual; 99-112
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Dossiê: Pesquisas e práticas pedagógicas na educação de pessoas com deficiência visual; 99-112
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041696353026048