Design orientado para o tato : diretrizes de representação de figuras táteis para o estímulo precoce em crianças com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fillmann, Maria Carolina Frohlich
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206578
Resumo: Esta pesquisa aborda, sob o olhar do design, diretrizes para a representação de figuras táteis para a aplicação em livros, lâminas e outros materiais de apoio, destinados ao estímulo tátil precoce de crianças na fase da educação infantil, entre zero e cinco anos de idade. A investigação parte da inquietação sobre o modo como os significados das ilustrações de publicações táteis não são bem compreendidas pelas pessoas com deficiência visual. Junto a isso, a verificação sobre a percepção positiva sobre dois modelos de ensino de desenho para pessoas com deficiência visual, somados à contribuição dos critérios para a produção de livros táteis estabelecidos por duas renomadas instituições internacionais. A partir desses três pontos e de sua análise de convergência, são elencados os critérios para a representação de figuras em livros táteis e outros materiais educacionais para estimular o sentido háptico das crianças. Por ser um estudo conduzido sob o olhar do design gráfico, o objetivo foi o de produzir, sob o viés do processo de projeto, um instrumento com orientações para mediadores, educadores e familiares de crianças com deficiência visual, de modo a orientá-los para o uso adequado de figuras que gerem estímulo tátil. A partir da base teórica estabelecida, a pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com um grupo de educadores experientes no ensino para pessoas com deficiência visual. Com isso, chegou-se à proposição final de um guia contendo diretrizes para o desenvolvimento de figuras táteis para as crianças com deficiência visual. Esse guia foi validado por especialistas em educação, e as conclusões apontam para a adequação deste tipo de instrumento para a representação de material tátil, evidenciando a importância do projetar do design para todos, incluindo crianças deficiência visual.
id URGS_6354355d534ad94520e9aeeeff44af57
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206578
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fillmann, Maria Carolina FrohlichCattani, Airton2020-03-10T04:15:17Z2019http://hdl.handle.net/10183/206578001113222Esta pesquisa aborda, sob o olhar do design, diretrizes para a representação de figuras táteis para a aplicação em livros, lâminas e outros materiais de apoio, destinados ao estímulo tátil precoce de crianças na fase da educação infantil, entre zero e cinco anos de idade. A investigação parte da inquietação sobre o modo como os significados das ilustrações de publicações táteis não são bem compreendidas pelas pessoas com deficiência visual. Junto a isso, a verificação sobre a percepção positiva sobre dois modelos de ensino de desenho para pessoas com deficiência visual, somados à contribuição dos critérios para a produção de livros táteis estabelecidos por duas renomadas instituições internacionais. A partir desses três pontos e de sua análise de convergência, são elencados os critérios para a representação de figuras em livros táteis e outros materiais educacionais para estimular o sentido háptico das crianças. Por ser um estudo conduzido sob o olhar do design gráfico, o objetivo foi o de produzir, sob o viés do processo de projeto, um instrumento com orientações para mediadores, educadores e familiares de crianças com deficiência visual, de modo a orientá-los para o uso adequado de figuras que gerem estímulo tátil. A partir da base teórica estabelecida, a pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com um grupo de educadores experientes no ensino para pessoas com deficiência visual. Com isso, chegou-se à proposição final de um guia contendo diretrizes para o desenvolvimento de figuras táteis para as crianças com deficiência visual. Esse guia foi validado por especialistas em educação, e as conclusões apontam para a adequação deste tipo de instrumento para a representação de material tátil, evidenciando a importância do projetar do design para todos, incluindo crianças deficiência visual.This research addresses, under the eyes of the project, guidelines for the representation of tactile figures for application in books, slides and other supporting materials, aiming at early tactile stimulation of children in the early phase of education, between zero and five years. Research arises from concerns about how visually impaired people do not understand the meaning of illustrations in tactile publications. Along with this, the verification of the positive perception of two models of design education for visually impaired people added the contribution of the criteria to the production of tactile books established by two renowned international institutions. From these three points and their convergence analysis, the criteria for representing figures in tactile books and other educational materials to stimulate children's haptic sense are listed. Being a study conducted under the eye of graphic design, the objective was to produce, under the bias of the design process, an instrument with guidelines for mediators, educators and families of children with visual impairment, in order to guide them for the use. appropriate. of figures that generate tactile stimulation. Based on the established theoretical basis, qualitative research was developed from data collection through semi-structured interviews with a group of educators with experience in teaching visually impaired people. This led to the final proposal for a guide containing guidelines for developing tactile figures for visually impaired children. This guide has been validated by education experts and the results point to the appropriateness of this type of instrument for the representation of tactile material, highlighting the importance of design for everyone, including children with visual impairment.Esta investigación aborda, bajo los ojos del proyecto, pautas para la representación de figuras táctiles para su aplicación en libros, diapositivas y otros materiales de apoyo, con el objetivo de la estimulación táctil temprana de los niños en la fase temprana de la educación, entre cero y cinco años. años La investigación surge de las preocupaciones sobre cómo las personas con discapacidad visual no entienden el significado de las ilustraciones en publicaciones táctiles. Junto con esto, la verificación de la percepción positiva de dos modelos de educación en diseño para personas con discapacidad visual agregó la contribución de los criterios a la producción de libros táctiles establecidos por dos instituciones internacionales de renombre. A partir de estos tres puntos y su análisis de convergencia, se enumeran los criterios para representar figuras en libros táctiles y otros materiales educativos para estimular el sentido háptico de los niños. Al ser un estudio realizado bajo el ojo del diseño gráfico, el objetivo era producir, bajo el sesgo del proceso de diseño, un instrumento con pautas para mediadores, educadores y familias de niños con discapacidad visual, con el fin de guiarlos para su uso. apropiado de figuras que generan estimulación táctil. Sobre la base de la base teórica establecida, la investigación cualitativa se desarrolló a partir de la recopilación de datos a través de entrevistas semiestructuradas con un grupo de educadores con experiencia en la enseñanza de personas con discapacidad visual. Esto llevó a la propuesta final de una guía que contiene pautas para desarrollar figuras táctiles para niños con discapacidad visual. Esta guía ha sido validada por expertos en educación y los resultados apuntan a la idoneidad de este tipo de instrumento para la representación de material táctil, destacando la importancia del diseño para todos, incluidos los niños con discapacidad visual.application/pdfporDeficiência visualDesenvolvimento infantilDesign gráficoVisual impairmentChild developmentGraphic designTactile FiguresInfant illustrationDiscapacidad visualDesarrollo infantilDiseño graficoFiguras táctilesIlustración infantilDesign orientado para o tato : diretrizes de representação de figuras táteis para o estímulo precoce em crianças com deficiência visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113222.pdf.txt001113222.pdf.txtExtracted Texttext/plain465435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206578/2/001113222.pdf.txtf3a9af6e36c7fe3513aa3737dd5a6d5fMD52ORIGINAL001113222.pdfTexto completoapplication/pdf48179634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206578/1/001113222.pdf3c22c77197d96936cdb3b080b86dbf44MD5110183/2065782020-03-11 04:17:43.684383oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206578Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-03-11T07:17:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design orientado para o tato : diretrizes de representação de figuras táteis para o estímulo precoce em crianças com deficiência visual
title Design orientado para o tato : diretrizes de representação de figuras táteis para o estímulo precoce em crianças com deficiência visual
spellingShingle Design orientado para o tato : diretrizes de representação de figuras táteis para o estímulo precoce em crianças com deficiência visual
Fillmann, Maria Carolina Frohlich
Deficiência visual
Desenvolvimento infantil
Design gráfico
Visual impairment
Child development
Graphic design
Tactile Figures
Infant illustration
Discapacidad visual
Desarrollo infantil
Diseño grafico
Figuras táctiles
Ilustración infantil
title_short Design orientado para o tato : diretrizes de representação de figuras táteis para o estímulo precoce em crianças com deficiência visual
title_full Design orientado para o tato : diretrizes de representação de figuras táteis para o estímulo precoce em crianças com deficiência visual
title_fullStr Design orientado para o tato : diretrizes de representação de figuras táteis para o estímulo precoce em crianças com deficiência visual
title_full_unstemmed Design orientado para o tato : diretrizes de representação de figuras táteis para o estímulo precoce em crianças com deficiência visual
title_sort Design orientado para o tato : diretrizes de representação de figuras táteis para o estímulo precoce em crianças com deficiência visual
author Fillmann, Maria Carolina Frohlich
author_facet Fillmann, Maria Carolina Frohlich
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fillmann, Maria Carolina Frohlich
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cattani, Airton
contributor_str_mv Cattani, Airton
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência visual
Desenvolvimento infantil
Design gráfico
topic Deficiência visual
Desenvolvimento infantil
Design gráfico
Visual impairment
Child development
Graphic design
Tactile Figures
Infant illustration
Discapacidad visual
Desarrollo infantil
Diseño grafico
Figuras táctiles
Ilustración infantil
dc.subject.eng.fl_str_mv Visual impairment
Child development
Graphic design
Tactile Figures
Infant illustration
dc.subject.spa.fl_str_mv Discapacidad visual
Desarrollo infantil
Diseño grafico
Figuras táctiles
Ilustración infantil
description Esta pesquisa aborda, sob o olhar do design, diretrizes para a representação de figuras táteis para a aplicação em livros, lâminas e outros materiais de apoio, destinados ao estímulo tátil precoce de crianças na fase da educação infantil, entre zero e cinco anos de idade. A investigação parte da inquietação sobre o modo como os significados das ilustrações de publicações táteis não são bem compreendidas pelas pessoas com deficiência visual. Junto a isso, a verificação sobre a percepção positiva sobre dois modelos de ensino de desenho para pessoas com deficiência visual, somados à contribuição dos critérios para a produção de livros táteis estabelecidos por duas renomadas instituições internacionais. A partir desses três pontos e de sua análise de convergência, são elencados os critérios para a representação de figuras em livros táteis e outros materiais educacionais para estimular o sentido háptico das crianças. Por ser um estudo conduzido sob o olhar do design gráfico, o objetivo foi o de produzir, sob o viés do processo de projeto, um instrumento com orientações para mediadores, educadores e familiares de crianças com deficiência visual, de modo a orientá-los para o uso adequado de figuras que gerem estímulo tátil. A partir da base teórica estabelecida, a pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com um grupo de educadores experientes no ensino para pessoas com deficiência visual. Com isso, chegou-se à proposição final de um guia contendo diretrizes para o desenvolvimento de figuras táteis para as crianças com deficiência visual. Esse guia foi validado por especialistas em educação, e as conclusões apontam para a adequação deste tipo de instrumento para a representação de material tátil, evidenciando a importância do projetar do design para todos, incluindo crianças deficiência visual.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-10T04:15:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206578
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113222
url http://hdl.handle.net/10183/206578
identifier_str_mv 001113222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206578/2/001113222.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206578/1/001113222.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f3a9af6e36c7fe3513aa3737dd5a6d5f
3c22c77197d96936cdb3b080b86dbf44
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085519130886144