Avaliação psicológica da criança com suspeita de transtorno do espectro autista : desafios para o avaliado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seimetz, Giovanna Dornelles
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193377
Resumo: A pesquisa científica no campo da avaliação psicológica vem crescendo nas últimas décadas. No entanto, apesar do aporte científico, a avaliação pode não ser tarefa fácil na rotina de um psicólogo, especialmente quando se tratam de casos mais graves como na suspeita de Transtorno do Espectro Autista. O desafio para o avaliador decorre das características específicas desta condição – que impactam diretamente na interação deste com a criança – como, por exemplo, a dificuldade na comunicação de forma recíproca e espontânea, a rigidez comportamental, além da ampla variabilidade sintomatológica. Estas características, somadas a outras comorbidades, levantam grandes dúvidas sobre o diagnóstico diferencial o qual, por este motivo, tende a ser multidisciplinar. A avaliação psicológica, portanto, pode representar uma grande contribuição para o processo diagnóstico destes casos. Neste contexto, apresentase o seguinte trabalho, que versa sobre o processo de avaliação psicológica de um caso de suspeita de Transtorno do Espectro Autista. Para tanto, foi utilizado o delineamento transversal de estudo de caso único, e participou deste estudo uma criança do sexo masculino, encaminhada para avaliação psicológica pelo Serviço de Psiquiatria Infantil de um hospital público de Porto Alegre. À época da realização da avaliação, o menino estava com oito anos e cinco meses de idade, cursava o 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, e as queixas trazidas relacionavam-se principalmente a problemas de socialização. Diante da descrição e análise do processo, pôde-se discriminar as dificuldades que eventualmente são encontradas pelo avaliador na construção de um psicodiagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, e as técnicas que foram utilizadas.
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