A guitarra elétrica e suas possibilidades sonoras : processos composicionais através da guitarra como hiper instrumento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242245 |
Resumo: | O presente projeto de graduação em música popular tem o objetivo de explorar possibilidades composicionais na guitarra elétrica através das tecnologias digitais de modelação e emulação com impulse-response de amplificadores e efeitos, reproduzindo texturas e timbres já tradicionais e buscando novos horizontes, considerando a praticidade e qualidade que as mesmas oferecem, seja para grandes shows, gravações profissionais e produções caseiras, que por vezes, são somente possibilitadas por essas tecnologias. Este trabalho se baseia no conceito da guitarra como ‘’hiper instrumento’’, o qual incorpora a si mesmo tudo que cabe no caminho percorrido pelo sinal elétrico, desde que é gerado pelos captadores, até o momento em que vira ondas sonoras emanadas através do ar, partindo do alto falante de um tradicional amplificador, de um sistema de som para o público, monitor de estúdio ou fone de ouvido, buscando fazer uso composicional destas propriedades. |
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Werner, ThomásSantos, Jean Carlos Presser dos2022-07-12T04:49:09Z2022http://hdl.handle.net/10183/242245001144996O presente projeto de graduação em música popular tem o objetivo de explorar possibilidades composicionais na guitarra elétrica através das tecnologias digitais de modelação e emulação com impulse-response de amplificadores e efeitos, reproduzindo texturas e timbres já tradicionais e buscando novos horizontes, considerando a praticidade e qualidade que as mesmas oferecem, seja para grandes shows, gravações profissionais e produções caseiras, que por vezes, são somente possibilitadas por essas tecnologias. Este trabalho se baseia no conceito da guitarra como ‘’hiper instrumento’’, o qual incorpora a si mesmo tudo que cabe no caminho percorrido pelo sinal elétrico, desde que é gerado pelos captadores, até o momento em que vira ondas sonoras emanadas através do ar, partindo do alto falante de um tradicional amplificador, de um sistema de som para o público, monitor de estúdio ou fone de ouvido, buscando fazer uso composicional destas propriedades.The present graduation project in popular music aims to explore compositional possibilities in the electric guitar through digital technologies of modeling and emulation with impulse-response amplifiers and effects, reproducing already established textures and timbres and seeking new horizons, considering the practicality and quality that they offer, whether for concerts, professional recordings and home productions, which are sometimes only made possible by these technologies. This work is based on the concept of the electric guitar as a ''hyper-instrument'', which incorporates everything that fits in the path traveled by the electrical signal, from the moment it is generated by the pickups, until the moment it becomes sound waves emanating through from the air, starting from the loudspeaker of a traditional amplifier, a public address sound system, studio monitor or headphone, seeking to make compositional use of these properties.application/pdfaudio/mpegporGuitarra elétricaProcessamento digital : SinaisProdução fonográficaProcesso composicionalElectric guitarAmplifier simulationDigital signal processingImpulse responsePhonographic productionA guitarra elétrica e suas possibilidades sonoras : processos composicionais através da guitarra como hiper instrumentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144996.pdf.txt001144996.pdf.txtExtracted Texttext/plain53040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/6/001144996.pdf.txtfd307e80fdae082e4032a0828769d403MD56ORIGINAL001144996.pdfTexto completoapplication/pdf444894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/1/001144996.pdfc85a86e368e1727962d9f7ec85bf483cMD51001144996.mp3Áudioaudio/mpeg3108361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/2/001144996.mp3620fbb06106b4bc4a0b2314cfdff8a8cMD52001144996-02.mp3Áudioaudio/mpeg2797399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/3/001144996-02.mp3a23e42daab99c2772774176ed81b753fMD53001144996-03.mp3Áudioaudio/mpeg2377350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/4/001144996-03.mp30f58fc0f5308c78deec34f4fac74bcaeMD54001144996-04.mp3Áudioaudio/mpeg3565190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/5/001144996-04.mp3f0c76ceea78aabf811ffb9d005d923b2MD5510183/2422452022-08-28 04:46:16.369403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242245Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-28T07:46:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente projeto de graduação em música popular tem o objetivo de explorar possibilidades composicionais na guitarra elétrica através das tecnologias digitais de modelação e emulação com impulse-response de amplificadores e efeitos, reproduzindo texturas e timbres já tradicionais e buscando novos horizontes, considerando a praticidade e qualidade que as mesmas oferecem, seja para grandes shows, gravações profissionais e produções caseiras, que por vezes, são somente possibilitadas por essas tecnologias. Este trabalho se baseia no conceito da guitarra como ‘’hiper instrumento’’, o qual incorpora a si mesmo tudo que cabe no caminho percorrido pelo sinal elétrico, desde que é gerado pelos captadores, até o momento em que vira ondas sonoras emanadas através do ar, partindo do alto falante de um tradicional amplificador, de um sistema de som para o público, monitor de estúdio ou fone de ouvido, buscando fazer uso composicional destas propriedades. |
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