A guitarra elétrica e suas possibilidades sonoras : processos composicionais através da guitarra como hiper instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werner, Thomás
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242245
Resumo: O presente projeto de graduação em música popular tem o objetivo de explorar possibilidades composicionais na guitarra elétrica através das tecnologias digitais de modelação e emulação com impulse-response de amplificadores e efeitos, reproduzindo texturas e timbres já tradicionais e buscando novos horizontes, considerando a praticidade e qualidade que as mesmas oferecem, seja para grandes shows, gravações profissionais e produções caseiras, que por vezes, são somente possibilitadas por essas tecnologias. Este trabalho se baseia no conceito da guitarra como ‘’hiper instrumento’’, o qual incorpora a si mesmo tudo que cabe no caminho percorrido pelo sinal elétrico, desde que é gerado pelos captadores, até o momento em que vira ondas sonoras emanadas através do ar, partindo do alto falante de um tradicional amplificador, de um sistema de som para o público, monitor de estúdio ou fone de ouvido, buscando fazer uso composicional destas propriedades.
id UFRGS-2_730a7598d933f2221d55e476c7a0c2c7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242245
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Werner, ThomásSantos, Jean Carlos Presser dos2022-07-12T04:49:09Z2022http://hdl.handle.net/10183/242245001144996O presente projeto de graduação em música popular tem o objetivo de explorar possibilidades composicionais na guitarra elétrica através das tecnologias digitais de modelação e emulação com impulse-response de amplificadores e efeitos, reproduzindo texturas e timbres já tradicionais e buscando novos horizontes, considerando a praticidade e qualidade que as mesmas oferecem, seja para grandes shows, gravações profissionais e produções caseiras, que por vezes, são somente possibilitadas por essas tecnologias. Este trabalho se baseia no conceito da guitarra como ‘’hiper instrumento’’, o qual incorpora a si mesmo tudo que cabe no caminho percorrido pelo sinal elétrico, desde que é gerado pelos captadores, até o momento em que vira ondas sonoras emanadas através do ar, partindo do alto falante de um tradicional amplificador, de um sistema de som para o público, monitor de estúdio ou fone de ouvido, buscando fazer uso composicional destas propriedades.The present graduation project in popular music aims to explore compositional possibilities in the electric guitar through digital technologies of modeling and emulation with impulse-response amplifiers and effects, reproducing already established textures and timbres and seeking new horizons, considering the practicality and quality that they offer, whether for concerts, professional recordings and home productions, which are sometimes only made possible by these technologies. This work is based on the concept of the electric guitar as a ''hyper-instrument'', which incorporates everything that fits in the path traveled by the electrical signal, from the moment it is generated by the pickups, until the moment it becomes sound waves emanating through from the air, starting from the loudspeaker of a traditional amplifier, a public address sound system, studio monitor or headphone, seeking to make compositional use of these properties.application/pdfaudio/mpegporGuitarra elétricaProcessamento digital : SinaisProdução fonográficaProcesso composicionalElectric guitarAmplifier simulationDigital signal processingImpulse responsePhonographic productionA guitarra elétrica e suas possibilidades sonoras : processos composicionais através da guitarra como hiper instrumentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144996.pdf.txt001144996.pdf.txtExtracted Texttext/plain53040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/6/001144996.pdf.txtfd307e80fdae082e4032a0828769d403MD56ORIGINAL001144996.pdfTexto completoapplication/pdf444894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/1/001144996.pdfc85a86e368e1727962d9f7ec85bf483cMD51001144996.mp3Áudioaudio/mpeg3108361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/2/001144996.mp3620fbb06106b4bc4a0b2314cfdff8a8cMD52001144996-02.mp3Áudioaudio/mpeg2797399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/3/001144996-02.mp3a23e42daab99c2772774176ed81b753fMD53001144996-03.mp3Áudioaudio/mpeg2377350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/4/001144996-03.mp30f58fc0f5308c78deec34f4fac74bcaeMD54001144996-04.mp3Áudioaudio/mpeg3565190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/5/001144996-04.mp3f0c76ceea78aabf811ffb9d005d923b2MD5510183/2422452022-08-28 04:46:16.369403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242245Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-28T07:46:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A guitarra elétrica e suas possibilidades sonoras : processos composicionais através da guitarra como hiper instrumento
title A guitarra elétrica e suas possibilidades sonoras : processos composicionais através da guitarra como hiper instrumento
spellingShingle A guitarra elétrica e suas possibilidades sonoras : processos composicionais através da guitarra como hiper instrumento
Werner, Thomás
Guitarra elétrica
Processamento digital : Sinais
Produção fonográfica
Processo composicional
Electric guitar
Amplifier simulation
Digital signal processing
Impulse response
Phonographic production
title_short A guitarra elétrica e suas possibilidades sonoras : processos composicionais através da guitarra como hiper instrumento
title_full A guitarra elétrica e suas possibilidades sonoras : processos composicionais através da guitarra como hiper instrumento
title_fullStr A guitarra elétrica e suas possibilidades sonoras : processos composicionais através da guitarra como hiper instrumento
title_full_unstemmed A guitarra elétrica e suas possibilidades sonoras : processos composicionais através da guitarra como hiper instrumento
title_sort A guitarra elétrica e suas possibilidades sonoras : processos composicionais através da guitarra como hiper instrumento
author Werner, Thomás
author_facet Werner, Thomás
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Werner, Thomás
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Jean Carlos Presser dos
contributor_str_mv Santos, Jean Carlos Presser dos
dc.subject.por.fl_str_mv Guitarra elétrica
Processamento digital : Sinais
Produção fonográfica
Processo composicional
topic Guitarra elétrica
Processamento digital : Sinais
Produção fonográfica
Processo composicional
Electric guitar
Amplifier simulation
Digital signal processing
Impulse response
Phonographic production
dc.subject.eng.fl_str_mv Electric guitar
Amplifier simulation
Digital signal processing
Impulse response
Phonographic production
description O presente projeto de graduação em música popular tem o objetivo de explorar possibilidades composicionais na guitarra elétrica através das tecnologias digitais de modelação e emulação com impulse-response de amplificadores e efeitos, reproduzindo texturas e timbres já tradicionais e buscando novos horizontes, considerando a praticidade e qualidade que as mesmas oferecem, seja para grandes shows, gravações profissionais e produções caseiras, que por vezes, são somente possibilitadas por essas tecnologias. Este trabalho se baseia no conceito da guitarra como ‘’hiper instrumento’’, o qual incorpora a si mesmo tudo que cabe no caminho percorrido pelo sinal elétrico, desde que é gerado pelos captadores, até o momento em que vira ondas sonoras emanadas através do ar, partindo do alto falante de um tradicional amplificador, de um sistema de som para o público, monitor de estúdio ou fone de ouvido, buscando fazer uso composicional destas propriedades.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-12T04:49:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242245
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144996
url http://hdl.handle.net/10183/242245
identifier_str_mv 001144996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/mpeg
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/6/001144996.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/1/001144996.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/2/001144996.mp3
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/3/001144996-02.mp3
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/4/001144996-03.mp3
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242245/5/001144996-04.mp3
bitstream.checksum.fl_str_mv fd307e80fdae082e4032a0828769d403
c85a86e368e1727962d9f7ec85bf483c
620fbb06106b4bc4a0b2314cfdff8a8c
a23e42daab99c2772774176ed81b753f
0f58fc0f5308c78deec34f4fac74bcae
f0c76ceea78aabf811ffb9d005d923b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224637550428160