Percepções acerca do teletrabalho na qualidade de vida do servidor na agência da previdência social digital de Porto Alegre em contexto pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anne Caroline dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246476
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar como os servidores públicos do INSS percebem a sua Qualidade de Vida após a adoção do Teletrabalho. A Qualidade de Vida dos servidores passou a ser um dos principais focos das Organizações preocupadas com o aumento da produtividade, após a compreensão de que a forma como o trabalhador se sente junto a Organização em que trabalha aumenta ou diminui a produtividade e proporciona o seu fracasso ou sucesso. Já o Teletrabalho é uma nova modalidade de trabalho que vem crescendo ano após ano e teve um aumento exponencial após o advento da pandemia Coronavírus. Através de uma Pesquisa Qualitativa Descritiva, por meio do envio de Questionários aos servidores, tentou-se avaliar o quanto a Qualidade de Vida foi afetada pelo Teletrabalho. Os servidores atuam na Agência da Previdência Social Digital de Porto Alegre e os dados obtidos permitiram verificar a percepção dos mesmos sobre o impacto do Teletrabalho em suas vidas. Com a análise dos dados coletados, foi possível verificar que a adoção do Teletrabalho foi percebida de forma positiva por cerca de metade dos servidores, mas de forma negativa por cerca da outra metade. Esse percentual de divisão está muito relacionado com o fato de haver funcionários que optaram espontaneamente em realizar o teletrabalho e os funcionários que foram designados a trabalharem de forma remota não por opção, mas pela preocupação da Autarquia para que houvesse o controle da disseminação da pandemia Coronavírus e pela preocupação dos próprios funcionários em manterem a si e as suas famílias seguras. Quanto aos pontos positivos, se destacaram o fato de poder conciliar a vida pessoal com a profissional; escapar de deslocamentos diários; maior convivência familiar; colaboração entre os colegas; melhoria da conexão com a internet e a disposição dos servidores em aprender uma nova atividade. Entre os aspectos negativos, se destacam o fato de não ser possível estabelecer limite de início e término da jornada de trabalho diária; a insatisfação de que muitas atividades não são consideradas para o atingimento das metas; a falta de apoio da Autarquia para a realização do Teletrabalho além da falta de treinamento; os sistemas corporativos não funcionarem adequadamente e o exercício do trabalho pelo servidor mesmo que adoecido.
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Os servidores atuam na Agência da Previdência Social Digital de Porto Alegre e os dados obtidos permitiram verificar a percepção dos mesmos sobre o impacto do Teletrabalho em suas vidas. Com a análise dos dados coletados, foi possível verificar que a adoção do Teletrabalho foi percebida de forma positiva por cerca de metade dos servidores, mas de forma negativa por cerca da outra metade. Esse percentual de divisão está muito relacionado com o fato de haver funcionários que optaram espontaneamente em realizar o teletrabalho e os funcionários que foram designados a trabalharem de forma remota não por opção, mas pela preocupação da Autarquia para que houvesse o controle da disseminação da pandemia Coronavírus e pela preocupação dos próprios funcionários em manterem a si e as suas famílias seguras. Quanto aos pontos positivos, se destacaram o fato de poder conciliar a vida pessoal com a profissional; escapar de deslocamentos diários; maior convivência familiar; colaboração entre os colegas; melhoria da conexão com a internet e a disposição dos servidores em aprender uma nova atividade. Entre os aspectos negativos, se destacam o fato de não ser possível estabelecer limite de início e término da jornada de trabalho diária; a insatisfação de que muitas atividades não são consideradas para o atingimento das metas; a falta de apoio da Autarquia para a realização do Teletrabalho além da falta de treinamento; os sistemas corporativos não funcionarem adequadamente e o exercício do trabalho pelo servidor mesmo que adoecido.The objective of this work is to analyze how INSS civil servants perceive their Quality of Life after adopting Telework. The Quality of Life of employees became one of the main focuses of Organizations concerned with increasing productivity, after understanding that the way workers feel with the Organization in which they work increases or decreases productivity and causes their failure or success. Telework is a new type of work that has been growing year after year and had an exponential increase after the advent of the Coronavirus pandemic. Through a Descriptive Qualitative Research, by sending Questionnaires to servers, we tried to assess how much the Quality of Life was affected by Telework. The servers work at the Digital Social Welfare Agency in Porto Alegre and the data obtained allowed us to verify their perception of the impact of telework on their lives. With the analysis of the collected data, it was possible to verify that the adoption of Telework was perceived positively by about half of the servers, but negatively by about the other half. This percentage of division is closely related to the fact that there are employees who spontaneously chose to carry out telework and employees who were assigned to work remotely not by choice, but by the concern of the Autarchy to control the dissemination of the Coronavirus pandemic and the concern of employees themselves to keep themselves and their families safe. As for the positive points, the fact of being able to reconcile personal and professional life stood out; escape from daily commutes; greater family coexistence; collaboration among colleagues; improvement of internet connection and willingness of servers to learn a new activity. Among the negative aspects, we highlight the fact that it is not possible to establish a limit for the beginning and end of the daily working day; the dissatisfaction that many activities are not considered to reach the goals; the lack of support from the Autarchy to carry out Telework in addition to the lack of training; the corporate systems do not work properly and the work performed by the server even if sick.application/pdfporQualidade de vidaTeletrabalhoSatisfação no trabalhoCOVID-19Quality of lifeTeleworkingPercepções acerca do teletrabalho na qualidade de vida do servidor na agência da previdência social digital de Porto Alegre em contexto pandêmicoPerceptions about teleworking on the employee’s quality of life in the Porto Alegre’s digital security agency in a pandemic context info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização Administração Pública no Século 21info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145663.pdf.txt001145663.pdf.txtExtracted Texttext/plain135252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246476/2/001145663.pdf.txtc289e20af26ed844cd43d457b671e718MD52ORIGINAL001145663.pdfTexto completoapplication/pdf1220571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246476/1/001145663.pdf4aca53228a034f3a938df5861ba3a54cMD5110183/2464762022-08-11 04:41:54.756438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246476Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-11T07:41:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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