A genética nos livros escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72359 |
Resumo: | Os livros didáticos são considerados uma ótima ferramenta para que o docente possa organizar o conteúdo que será ministrado em sala de aula. Porém, se a aula for baseada apenas na utilização desse recurso, os alunos correm o risco de perderem o interesse e não aprenderem o que lhes é proposto. Sendo assim, se os livros escolares trouxerem informações pertinentes e ordenadas de um modo estratégico, que prenda o aluno aos assuntos abordados, o aluno poderá ser levado a um mundo mais interessante e as aulas serão levadas para casa com muito mais empolgação. Ao longo das minhas atividades docentes, percebi que as perguntas feitas pelos alunos geralmente fugiam do que era encontrado nos livros. Este fato despertou-me para essa temática. Sabemos, que de modo geral, as escolas públicas não desfrutam de boa infra-estrutura e que isso dificulta as atividades práticas na escola, deixando, muitas vezes, apenas os livros didáticos como recurso para as aulas. Portanto, os livros acabam sendo muito mais utilizados do que deveriam. O objetivo deste trabalho é averiguar se a apresentação dos conteúdos nos livros escolares está sendo feita de forma a gerar o interesse e a curiosidade dos alunos de ensino médio em relação ao ensino de Genética. Os alunos sempre tentam saber o por que de aprender o que está sendo ensinado e muitas vezes os professores respondem a essas perguntas de modo a não satisfazer o aluno, e esse, volta para a sua casa sem se importar com o que está vendo na escola. Embora os livros escolares tragam assuntos importantes e atuais, esses assuntos podem estar sendo apresentados de uma forma que não despertem a atenção do aluno. Nesse trabalho, foram analisados quatro livros didáticos com conteúdos de Genética, sendo avaliado se esses conteúdos poderiam ser apresentados junto com assuntos mais complexos e presentes no dia a dia dos alunos, bem como, a proposição de possíveis alterações na estruturação dos conteúdos. |
id |
UFRGS-2_731f93b4525bedc346cfef8eca256638 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72359 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schuller, Ártur KrumbergSantos, Eliane Kaltchuk dos2013-06-11T01:47:42Z2012http://hdl.handle.net/10183/72359000872160Os livros didáticos são considerados uma ótima ferramenta para que o docente possa organizar o conteúdo que será ministrado em sala de aula. Porém, se a aula for baseada apenas na utilização desse recurso, os alunos correm o risco de perderem o interesse e não aprenderem o que lhes é proposto. Sendo assim, se os livros escolares trouxerem informações pertinentes e ordenadas de um modo estratégico, que prenda o aluno aos assuntos abordados, o aluno poderá ser levado a um mundo mais interessante e as aulas serão levadas para casa com muito mais empolgação. Ao longo das minhas atividades docentes, percebi que as perguntas feitas pelos alunos geralmente fugiam do que era encontrado nos livros. Este fato despertou-me para essa temática. Sabemos, que de modo geral, as escolas públicas não desfrutam de boa infra-estrutura e que isso dificulta as atividades práticas na escola, deixando, muitas vezes, apenas os livros didáticos como recurso para as aulas. Portanto, os livros acabam sendo muito mais utilizados do que deveriam. O objetivo deste trabalho é averiguar se a apresentação dos conteúdos nos livros escolares está sendo feita de forma a gerar o interesse e a curiosidade dos alunos de ensino médio em relação ao ensino de Genética. Os alunos sempre tentam saber o por que de aprender o que está sendo ensinado e muitas vezes os professores respondem a essas perguntas de modo a não satisfazer o aluno, e esse, volta para a sua casa sem se importar com o que está vendo na escola. Embora os livros escolares tragam assuntos importantes e atuais, esses assuntos podem estar sendo apresentados de uma forma que não despertem a atenção do aluno. Nesse trabalho, foram analisados quatro livros didáticos com conteúdos de Genética, sendo avaliado se esses conteúdos poderiam ser apresentados junto com assuntos mais complexos e presentes no dia a dia dos alunos, bem como, a proposição de possíveis alterações na estruturação dos conteúdos.application/pdfporLivro didáticoGenéticaA genética nos livros escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872160.pdf000872160.pdfTexto completoapplication/pdf341161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72359/1/000872160.pdfd4ddeaed55012162a3a1d6498ec9c44dMD51TEXT000872160.pdf.txt000872160.pdf.txtExtracted Texttext/plain114700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72359/2/000872160.pdf.txt95f1454e5dd5a76f577c69dc70c1b242MD52THUMBNAIL000872160.pdf.jpg000872160.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72359/3/000872160.pdf.jpgbb397555f53d4e2deeb2de8716cbac4eMD5310183/723592018-10-15 09:31:16.537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72359Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:31:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A genética nos livros escolares |
title |
A genética nos livros escolares |
spellingShingle |
A genética nos livros escolares Schuller, Ártur Krumberg Livro didático Genética |
title_short |
A genética nos livros escolares |
title_full |
A genética nos livros escolares |
title_fullStr |
A genética nos livros escolares |
title_full_unstemmed |
A genética nos livros escolares |
title_sort |
A genética nos livros escolares |
author |
Schuller, Ártur Krumberg |
author_facet |
Schuller, Ártur Krumberg |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuller, Ártur Krumberg |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Eliane Kaltchuk dos |
contributor_str_mv |
Santos, Eliane Kaltchuk dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Genética |
topic |
Livro didático Genética |
description |
Os livros didáticos são considerados uma ótima ferramenta para que o docente possa organizar o conteúdo que será ministrado em sala de aula. Porém, se a aula for baseada apenas na utilização desse recurso, os alunos correm o risco de perderem o interesse e não aprenderem o que lhes é proposto. Sendo assim, se os livros escolares trouxerem informações pertinentes e ordenadas de um modo estratégico, que prenda o aluno aos assuntos abordados, o aluno poderá ser levado a um mundo mais interessante e as aulas serão levadas para casa com muito mais empolgação. Ao longo das minhas atividades docentes, percebi que as perguntas feitas pelos alunos geralmente fugiam do que era encontrado nos livros. Este fato despertou-me para essa temática. Sabemos, que de modo geral, as escolas públicas não desfrutam de boa infra-estrutura e que isso dificulta as atividades práticas na escola, deixando, muitas vezes, apenas os livros didáticos como recurso para as aulas. Portanto, os livros acabam sendo muito mais utilizados do que deveriam. O objetivo deste trabalho é averiguar se a apresentação dos conteúdos nos livros escolares está sendo feita de forma a gerar o interesse e a curiosidade dos alunos de ensino médio em relação ao ensino de Genética. Os alunos sempre tentam saber o por que de aprender o que está sendo ensinado e muitas vezes os professores respondem a essas perguntas de modo a não satisfazer o aluno, e esse, volta para a sua casa sem se importar com o que está vendo na escola. Embora os livros escolares tragam assuntos importantes e atuais, esses assuntos podem estar sendo apresentados de uma forma que não despertem a atenção do aluno. Nesse trabalho, foram analisados quatro livros didáticos com conteúdos de Genética, sendo avaliado se esses conteúdos poderiam ser apresentados junto com assuntos mais complexos e presentes no dia a dia dos alunos, bem como, a proposição de possíveis alterações na estruturação dos conteúdos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-11T01:47:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72359 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000872160 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72359 |
identifier_str_mv |
000872160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72359/1/000872160.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72359/2/000872160.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72359/3/000872160.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d4ddeaed55012162a3a1d6498ec9c44d 95f1454e5dd5a76f577c69dc70c1b242 bb397555f53d4e2deeb2de8716cbac4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108273045504 |