A genética nos livros escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuller, Ártur Krumberg
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72359
Resumo: Os livros didáticos são considerados uma ótima ferramenta para que o docente possa organizar o conteúdo que será ministrado em sala de aula. Porém, se a aula for baseada apenas na utilização desse recurso, os alunos correm o risco de perderem o interesse e não aprenderem o que lhes é proposto. Sendo assim, se os livros escolares trouxerem informações pertinentes e ordenadas de um modo estratégico, que prenda o aluno aos assuntos abordados, o aluno poderá ser levado a um mundo mais interessante e as aulas serão levadas para casa com muito mais empolgação. Ao longo das minhas atividades docentes, percebi que as perguntas feitas pelos alunos geralmente fugiam do que era encontrado nos livros. Este fato despertou-me para essa temática. Sabemos, que de modo geral, as escolas públicas não desfrutam de boa infra-estrutura e que isso dificulta as atividades práticas na escola, deixando, muitas vezes, apenas os livros didáticos como recurso para as aulas. Portanto, os livros acabam sendo muito mais utilizados do que deveriam. O objetivo deste trabalho é averiguar se a apresentação dos conteúdos nos livros escolares está sendo feita de forma a gerar o interesse e a curiosidade dos alunos de ensino médio em relação ao ensino de Genética. Os alunos sempre tentam saber o por que de aprender o que está sendo ensinado e muitas vezes os professores respondem a essas perguntas de modo a não satisfazer o aluno, e esse, volta para a sua casa sem se importar com o que está vendo na escola. Embora os livros escolares tragam assuntos importantes e atuais, esses assuntos podem estar sendo apresentados de uma forma que não despertem a atenção do aluno. Nesse trabalho, foram analisados quatro livros didáticos com conteúdos de Genética, sendo avaliado se esses conteúdos poderiam ser apresentados junto com assuntos mais complexos e presentes no dia a dia dos alunos, bem como, a proposição de possíveis alterações na estruturação dos conteúdos.
id UFRGS-2_731f93b4525bedc346cfef8eca256638
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72359
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schuller, Ártur KrumbergSantos, Eliane Kaltchuk dos2013-06-11T01:47:42Z2012http://hdl.handle.net/10183/72359000872160Os livros didáticos são considerados uma ótima ferramenta para que o docente possa organizar o conteúdo que será ministrado em sala de aula. Porém, se a aula for baseada apenas na utilização desse recurso, os alunos correm o risco de perderem o interesse e não aprenderem o que lhes é proposto. Sendo assim, se os livros escolares trouxerem informações pertinentes e ordenadas de um modo estratégico, que prenda o aluno aos assuntos abordados, o aluno poderá ser levado a um mundo mais interessante e as aulas serão levadas para casa com muito mais empolgação. Ao longo das minhas atividades docentes, percebi que as perguntas feitas pelos alunos geralmente fugiam do que era encontrado nos livros. Este fato despertou-me para essa temática. Sabemos, que de modo geral, as escolas públicas não desfrutam de boa infra-estrutura e que isso dificulta as atividades práticas na escola, deixando, muitas vezes, apenas os livros didáticos como recurso para as aulas. Portanto, os livros acabam sendo muito mais utilizados do que deveriam. O objetivo deste trabalho é averiguar se a apresentação dos conteúdos nos livros escolares está sendo feita de forma a gerar o interesse e a curiosidade dos alunos de ensino médio em relação ao ensino de Genética. Os alunos sempre tentam saber o por que de aprender o que está sendo ensinado e muitas vezes os professores respondem a essas perguntas de modo a não satisfazer o aluno, e esse, volta para a sua casa sem se importar com o que está vendo na escola. Embora os livros escolares tragam assuntos importantes e atuais, esses assuntos podem estar sendo apresentados de uma forma que não despertem a atenção do aluno. Nesse trabalho, foram analisados quatro livros didáticos com conteúdos de Genética, sendo avaliado se esses conteúdos poderiam ser apresentados junto com assuntos mais complexos e presentes no dia a dia dos alunos, bem como, a proposição de possíveis alterações na estruturação dos conteúdos.application/pdfporLivro didáticoGenéticaA genética nos livros escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872160.pdf000872160.pdfTexto completoapplication/pdf341161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72359/1/000872160.pdfd4ddeaed55012162a3a1d6498ec9c44dMD51TEXT000872160.pdf.txt000872160.pdf.txtExtracted Texttext/plain114700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72359/2/000872160.pdf.txt95f1454e5dd5a76f577c69dc70c1b242MD52THUMBNAIL000872160.pdf.jpg000872160.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72359/3/000872160.pdf.jpgbb397555f53d4e2deeb2de8716cbac4eMD5310183/723592018-10-15 09:31:16.537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72359Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:31:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A genética nos livros escolares
title A genética nos livros escolares
spellingShingle A genética nos livros escolares
Schuller, Ártur Krumberg
Livro didático
Genética
title_short A genética nos livros escolares
title_full A genética nos livros escolares
title_fullStr A genética nos livros escolares
title_full_unstemmed A genética nos livros escolares
title_sort A genética nos livros escolares
author Schuller, Ártur Krumberg
author_facet Schuller, Ártur Krumberg
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuller, Ártur Krumberg
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Eliane Kaltchuk dos
contributor_str_mv Santos, Eliane Kaltchuk dos
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Genética
topic Livro didático
Genética
description Os livros didáticos são considerados uma ótima ferramenta para que o docente possa organizar o conteúdo que será ministrado em sala de aula. Porém, se a aula for baseada apenas na utilização desse recurso, os alunos correm o risco de perderem o interesse e não aprenderem o que lhes é proposto. Sendo assim, se os livros escolares trouxerem informações pertinentes e ordenadas de um modo estratégico, que prenda o aluno aos assuntos abordados, o aluno poderá ser levado a um mundo mais interessante e as aulas serão levadas para casa com muito mais empolgação. Ao longo das minhas atividades docentes, percebi que as perguntas feitas pelos alunos geralmente fugiam do que era encontrado nos livros. Este fato despertou-me para essa temática. Sabemos, que de modo geral, as escolas públicas não desfrutam de boa infra-estrutura e que isso dificulta as atividades práticas na escola, deixando, muitas vezes, apenas os livros didáticos como recurso para as aulas. Portanto, os livros acabam sendo muito mais utilizados do que deveriam. O objetivo deste trabalho é averiguar se a apresentação dos conteúdos nos livros escolares está sendo feita de forma a gerar o interesse e a curiosidade dos alunos de ensino médio em relação ao ensino de Genética. Os alunos sempre tentam saber o por que de aprender o que está sendo ensinado e muitas vezes os professores respondem a essas perguntas de modo a não satisfazer o aluno, e esse, volta para a sua casa sem se importar com o que está vendo na escola. Embora os livros escolares tragam assuntos importantes e atuais, esses assuntos podem estar sendo apresentados de uma forma que não despertem a atenção do aluno. Nesse trabalho, foram analisados quatro livros didáticos com conteúdos de Genética, sendo avaliado se esses conteúdos poderiam ser apresentados junto com assuntos mais complexos e presentes no dia a dia dos alunos, bem como, a proposição de possíveis alterações na estruturação dos conteúdos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-11T01:47:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72359
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000872160
url http://hdl.handle.net/10183/72359
identifier_str_mv 000872160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72359/1/000872160.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72359/2/000872160.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72359/3/000872160.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4ddeaed55012162a3a1d6498ec9c44d
95f1454e5dd5a76f577c69dc70c1b242
bb397555f53d4e2deeb2de8716cbac4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447108273045504