Jornal escolar : a educomunicação como percurso para a formação do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benitez, Cândida da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199881
Resumo: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, tendo-se em vista a especificidade desse tipo de pesquisa: a observação e investigação de uma realidade que se pretende mudar e o planejamento e a execução de estratégias de intervenção que visem a provocar transformações nessa realidade. Desse modo, é objetivo desse estudo desenvolver a educomunicação para potencializar a formação de leitores através da criação de um jornal escolar. Para esse fim, a abordagem teórico-metodológica do presente trabalho divide-se em duas grandes partes. Na primeira, encontra-se a pesquisa bibliográfica dos assuntos relacionados ao tema, que configura o aporte teórico aplicado na esfera prática do estudo. Na segunda parte, encontra-se a proposta de intervenção implementada. Os resultados obtidos no presente trabalho evidenciaram que a educomunicação desencadeia o letramento digital dos alunos, o que é extremante necessário na modernidade tecnológica. Também revelaram que o jornal escolar é uma ferramenta democrática de acesso à leitura e à escrita, além de excelente exercício de protagonismo juvenil. Além disso, demonstraram que a formação do leitor é um processo que se faz e refaz continuamente, desde que o aluno esteja em contato com diferentes formas de ler e escrever.
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