Análise de conteúdos de História da América Latina contemporânea em livros didáticos brasileiros (1997-2007)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66951 |
Resumo: | Esse trabalho tem por objetivo investigar de que maneira os livros didáticos de história do ensino médio tem se referido a História contemporânea da América Latina. O atual contexto de aproximação do Brasil com seus vizinhos do sul reforça a necessidade de aprofundarmos, no ensino e na pesquisa em História, o conhecimento acerca dos países latino-americanos. O estudo se deterá nos manuais didáticos produzidos entre 1997 e 2007, buscando analisar a abordagem dada aos eventos ocorridos nesse continente a partir do século XIX e de que maneira eles interagem com os conteúdos de História do Brasil referentes ao mesmo período. Assim sendo, busca-se compreender de que modo tais conteúdos contribuem para a construção de uma identidade regional no subcontinente. |
id |
UFRGS-2_7380d9cc659d1eb2abff792ead298f92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66951 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Salomón, Said Lucas de OliveiraPadrós, Enrique Serra2013-02-26T01:39:12Z2012http://hdl.handle.net/10183/66951000870040Esse trabalho tem por objetivo investigar de que maneira os livros didáticos de história do ensino médio tem se referido a História contemporânea da América Latina. O atual contexto de aproximação do Brasil com seus vizinhos do sul reforça a necessidade de aprofundarmos, no ensino e na pesquisa em História, o conhecimento acerca dos países latino-americanos. O estudo se deterá nos manuais didáticos produzidos entre 1997 e 2007, buscando analisar a abordagem dada aos eventos ocorridos nesse continente a partir do século XIX e de que maneira eles interagem com os conteúdos de História do Brasil referentes ao mesmo período. Assim sendo, busca-se compreender de que modo tais conteúdos contribuem para a construção de uma identidade regional no subcontinente.application/pdfporLivro didáticoHistória contemporâneaIdentidade regionalAmérica LatinaAnálise de conteúdos de História da América Latina contemporânea em livros didáticos brasileiros (1997-2007)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2012História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000870040.pdf000870040.pdfTexto completoapplication/pdf1721159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66951/1/000870040.pdf1f56cc0a1646b37209d0bf6d2cf26100MD51TEXT000870040.pdf.txt000870040.pdf.txtExtracted Texttext/plain118423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66951/2/000870040.pdf.txtd7e8f275fb28a69000693032d8cc146bMD52THUMBNAIL000870040.pdf.jpg000870040.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66951/3/000870040.pdf.jpge0b31cd087eab9bc7c4e0711f9db23c2MD5310183/669512022-08-06 04:46:57.910187oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66951Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de conteúdos de História da América Latina contemporânea em livros didáticos brasileiros (1997-2007) |
title |
Análise de conteúdos de História da América Latina contemporânea em livros didáticos brasileiros (1997-2007) |
spellingShingle |
Análise de conteúdos de História da América Latina contemporânea em livros didáticos brasileiros (1997-2007) Salomón, Said Lucas de Oliveira Livro didático História contemporânea Identidade regional América Latina |
title_short |
Análise de conteúdos de História da América Latina contemporânea em livros didáticos brasileiros (1997-2007) |
title_full |
Análise de conteúdos de História da América Latina contemporânea em livros didáticos brasileiros (1997-2007) |
title_fullStr |
Análise de conteúdos de História da América Latina contemporânea em livros didáticos brasileiros (1997-2007) |
title_full_unstemmed |
Análise de conteúdos de História da América Latina contemporânea em livros didáticos brasileiros (1997-2007) |
title_sort |
Análise de conteúdos de História da América Latina contemporânea em livros didáticos brasileiros (1997-2007) |
author |
Salomón, Said Lucas de Oliveira |
author_facet |
Salomón, Said Lucas de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salomón, Said Lucas de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Padrós, Enrique Serra |
contributor_str_mv |
Padrós, Enrique Serra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático História contemporânea Identidade regional América Latina |
topic |
Livro didático História contemporânea Identidade regional América Latina |
description |
Esse trabalho tem por objetivo investigar de que maneira os livros didáticos de história do ensino médio tem se referido a História contemporânea da América Latina. O atual contexto de aproximação do Brasil com seus vizinhos do sul reforça a necessidade de aprofundarmos, no ensino e na pesquisa em História, o conhecimento acerca dos países latino-americanos. O estudo se deterá nos manuais didáticos produzidos entre 1997 e 2007, buscando analisar a abordagem dada aos eventos ocorridos nesse continente a partir do século XIX e de que maneira eles interagem com os conteúdos de História do Brasil referentes ao mesmo período. Assim sendo, busca-se compreender de que modo tais conteúdos contribuem para a construção de uma identidade regional no subcontinente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-26T01:39:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/66951 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000870040 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/66951 |
identifier_str_mv |
000870040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66951/1/000870040.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66951/2/000870040.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66951/3/000870040.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f56cc0a1646b37209d0bf6d2cf26100 d7e8f275fb28a69000693032d8cc146b e0b31cd087eab9bc7c4e0711f9db23c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447098046283776 |