Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Edrielton dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6712
Resumo: Artigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina.
id UNIL_9ed7c9a371ec5ee80f4c3e1e2f99453e
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6712
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania”Ensino de História, América Latina, livro didático.Artigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina.O presente trabalho irá analisar o livro didático do oitavo ano “História, Sociedade e Cidadania” a fim de perceber as possibilidades para desenvolver um Ensino de História da América Latina na região da Tríplice Fronteira. Esta obra didática foi adotada como livro didático de História em todas escolas públicas do Paraná em 2019. Na primeira parte do artigo, iremos abordar algumas perspectivas de alguns autores sobre como deve ser um livro didático, na sequência abordaremos os primeiros livros didáticos de História no Brasil e por fim apresentaremos algumas percepções sobre a história do Ensino de História da América e como alguns livros didáticos trataram o tema. Na segunda parte, iremos analisar a livro didático do oitavo ano “História, Sociedade e Cidadania”, percebendo suas contribuições e ausências referente a temática História da América Latina. Através dessas análises percebemos que o livro didático de História adotado no Paraná tem várias ausências com relação a uma história da América Latina que possibilite uma aula visando a integração e valorização cultural entre estudantes da Tríplice Fronteira; concluímos também que o livro didático possuí características que não possibilitam atender as peculiaridades regionais, cabendo a equipe de educadores um planejamento mais adequado à sua realidade.OrientaçãoGarcia, Edrielton dos Santos2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6712porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:58:07Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6712Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:58:07Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania”
title Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania”
spellingShingle Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania”
Garcia, Edrielton dos Santos
Ensino de História, América Latina, livro didático.
title_short Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania”
title_full Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania”
title_fullStr Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania”
title_full_unstemmed Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania”
title_sort Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania”
author Garcia, Edrielton dos Santos
author_facet Garcia, Edrielton dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Edrielton dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História, América Latina, livro didático.
topic Ensino de História, América Latina, livro didático.
description Artigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6712
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285254951337984