Implicações contábeis da implantação do eSocial em uma fundação de apoio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Conto, Renê Roberto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187538
Resumo: Em meados de 2006, iniciou-se um projeto para unificar todas as informações prestadas pelo empregador/contribuinte, uma ideia que fazia parte da implantação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Desse projeto nasceu o eSocial, que objetiva agregar as informações fornecidas pelos empregadores e contribuintes a respeito do trabalhador. O presente estudo pretende analisar as implicações que um sistema desse tipo pode causar em uma fundação de apoio, tendo em vista que se trata de um processo disruptivo, portanto, capaz de ocasionar mudanças relevantes na forma como as informações são elaboradas e transmitidas, principalmente na área de recursos humanos. A pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e estudo de caso. Através de entrevistas com responsáveis por setores de contabilidade e recursos humanos, bem como análises de mercado, foi possível verificar os procedimentos necessários à realização de uma transição gradual e progressiva para o novo sistema. Os resultados apontaram que, além da maneira como os procedimentos de elaboração e gestão da informação ocorrem, a área de tecnologia da informação deveria ser totalmente reestruturada para se adequar à nova realidade; na mesma medida, desempenha um papel fundamental na comunicação entre os setores, e propicia uma ferramenta confiável de gestão da informação.
id UFRGS-2_73e1a3537a4f01e22404475d84be4cc2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187538
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling De Conto, Renê RobertoRodrigues, Ana Tércia Lopes2019-01-03T04:01:29Z2018http://hdl.handle.net/10183/187538001084519Em meados de 2006, iniciou-se um projeto para unificar todas as informações prestadas pelo empregador/contribuinte, uma ideia que fazia parte da implantação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Desse projeto nasceu o eSocial, que objetiva agregar as informações fornecidas pelos empregadores e contribuintes a respeito do trabalhador. O presente estudo pretende analisar as implicações que um sistema desse tipo pode causar em uma fundação de apoio, tendo em vista que se trata de um processo disruptivo, portanto, capaz de ocasionar mudanças relevantes na forma como as informações são elaboradas e transmitidas, principalmente na área de recursos humanos. A pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e estudo de caso. Através de entrevistas com responsáveis por setores de contabilidade e recursos humanos, bem como análises de mercado, foi possível verificar os procedimentos necessários à realização de uma transição gradual e progressiva para o novo sistema. Os resultados apontaram que, além da maneira como os procedimentos de elaboração e gestão da informação ocorrem, a área de tecnologia da informação deveria ser totalmente reestruturada para se adequar à nova realidade; na mesma medida, desempenha um papel fundamental na comunicação entre os setores, e propicia uma ferramenta confiável de gestão da informação.In mid-2007, a project was started to unify all the information provided by the employer/taxpayer, an idea that was part of the implementation of SPED (Public System of Digital Bookkeeping). From this project was born eSocial, which aims to unify all the information supplied by employers and taxpayers regarding the worker. The present study aims to analyze the implications that such a system can have in a support foundation, given that it is a disruptive process, hence, able to cause significant changes in the way information is produced and transmitted, especially in the area of human resources. The research is classified as qualitative, descriptive and a case study. Through interviews with those responsible for human resources and accounting, besides market analysis, it was possible to verify the procedures necessary for the sectors to make a gradual and progressive transition to the new system. The results pointed out that, in addition to the way the procedures for elaboration and information management were performed, the field of information technology should be totally restructured to fit the new system, as well as playing a key role in communication between sectors and providing an information management tool that managers can rely on.application/pdfporContabilidadeeSocialCase StudySupport FoundationImplicações contábeis da implantação do eSocial em uma fundação de apoioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084519.pdf.txt001084519.pdf.txtExtracted Texttext/plain67508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187538/2/001084519.pdf.txtbc3e79794d563d4fd2ec0a4931e639dbMD52ORIGINAL001084519.pdfTexto completoapplication/pdf361974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187538/1/001084519.pdfcd883b59337e20e0ae159b9c82a3ecbeMD5110183/1875382019-01-04 04:03:26.672294oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187538Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-04T06:03:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implicações contábeis da implantação do eSocial em uma fundação de apoio
title Implicações contábeis da implantação do eSocial em uma fundação de apoio
spellingShingle Implicações contábeis da implantação do eSocial em uma fundação de apoio
De Conto, Renê Roberto
Contabilidade
eSocial
Case Study
Support Foundation
title_short Implicações contábeis da implantação do eSocial em uma fundação de apoio
title_full Implicações contábeis da implantação do eSocial em uma fundação de apoio
title_fullStr Implicações contábeis da implantação do eSocial em uma fundação de apoio
title_full_unstemmed Implicações contábeis da implantação do eSocial em uma fundação de apoio
title_sort Implicações contábeis da implantação do eSocial em uma fundação de apoio
author De Conto, Renê Roberto
author_facet De Conto, Renê Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Conto, Renê Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Ana Tércia Lopes
contributor_str_mv Rodrigues, Ana Tércia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
topic Contabilidade
eSocial
Case Study
Support Foundation
dc.subject.eng.fl_str_mv eSocial
Case Study
Support Foundation
description Em meados de 2006, iniciou-se um projeto para unificar todas as informações prestadas pelo empregador/contribuinte, uma ideia que fazia parte da implantação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Desse projeto nasceu o eSocial, que objetiva agregar as informações fornecidas pelos empregadores e contribuintes a respeito do trabalhador. O presente estudo pretende analisar as implicações que um sistema desse tipo pode causar em uma fundação de apoio, tendo em vista que se trata de um processo disruptivo, portanto, capaz de ocasionar mudanças relevantes na forma como as informações são elaboradas e transmitidas, principalmente na área de recursos humanos. A pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e estudo de caso. Através de entrevistas com responsáveis por setores de contabilidade e recursos humanos, bem como análises de mercado, foi possível verificar os procedimentos necessários à realização de uma transição gradual e progressiva para o novo sistema. Os resultados apontaram que, além da maneira como os procedimentos de elaboração e gestão da informação ocorrem, a área de tecnologia da informação deveria ser totalmente reestruturada para se adequar à nova realidade; na mesma medida, desempenha um papel fundamental na comunicação entre os setores, e propicia uma ferramenta confiável de gestão da informação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-03T04:01:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187538
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001084519
url http://hdl.handle.net/10183/187538
identifier_str_mv 001084519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187538/2/001084519.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187538/1/001084519.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bc3e79794d563d4fd2ec0a4931e639db
cd883b59337e20e0ae159b9c82a3ecbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447233189904384