A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daudt, Sônia Isabel Dondonis
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104341
Resumo: Este artigo traz considerações a respeito dos aspectos envolvidos na gestão de cursos de graduação a distância. Apresenta um estudo bibliográfico que mostra características e fatores envolvidos na gestão de cursos a distância em universidades brasileiras e o fenômeno da evasão, neste contexto. As formas de acesso e permanência dos alunos em cursos desta modalidade têm-se mostrado um grande desafio para os pesquisadores e gestores das Instituições de Ensino Superior (IES). O artigo discute dimensões importantes a considerar na gestão dos cursos, quando se busca enfrentar a evasão universitária em cursos on-line, um dos fenômenos que mais atinge, preocupa e desafia essa modalidade de ensino. Conclui pela relevância da comunicação afetiva entre estudantes, professores e tutores.
id UFRGS-2_741ad267cac0d9c6558494fcda43af64
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104341
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Daudt, Sônia Isabel DondonisBehar, Patrícia Alejandra2014-10-09T02:13:29Z20130101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/104341000938657Este artigo traz considerações a respeito dos aspectos envolvidos na gestão de cursos de graduação a distância. Apresenta um estudo bibliográfico que mostra características e fatores envolvidos na gestão de cursos a distância em universidades brasileiras e o fenômeno da evasão, neste contexto. As formas de acesso e permanência dos alunos em cursos desta modalidade têm-se mostrado um grande desafio para os pesquisadores e gestores das Instituições de Ensino Superior (IES). O artigo discute dimensões importantes a considerar na gestão dos cursos, quando se busca enfrentar a evasão universitária em cursos on-line, um dos fenômenos que mais atinge, preocupa e desafia essa modalidade de ensino. Conclui pela relevância da comunicação afetiva entre estudantes, professores e tutores.This article presents considerations about the aspects which comprehend the management of distance undergraduation. It presents a bibliographic study that shows characteristics and factors considered in the management of distance learning courses in Brazilian universities and the evasion (dropout) phenomenon in this context. Retention of students and ways of accessing this studying modality have been a great challenge for researchers and managers of Higher Education Institutions (HEIs). The article discusses important dimensions to be considered in the management of courses, aiming to face evasion in undergraduate online courses, one of the phenomena that most affects, concerns and challenges this teaching modality. It concludes with the importance of affective communication between students, teachers and tutors.application/pdfporEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 36, n.3 (set./dez. 2013), p. 412-421Evasão escolarEnsino a distânciaEnsino superiorHigher educationDistance educationUniversity managementUniversity EvasionA gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasãoManagement distance education courses and phenomenon of dropout info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000938657.pdf000938657.pdfTexto completoapplication/pdf454518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104341/1/000938657.pdf69a939cf01f90974978841451e4d614eMD51TEXT000938657.pdf.txt000938657.pdf.txtExtracted Texttext/plain55332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104341/2/000938657.pdf.txt1f0edaa2ab9e37dcb9daf03f758800adMD52THUMBNAIL000938657.pdf.jpg000938657.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104341/3/000938657.pdf.jpg76cd7bb7058fdf28d839d5065c9dfee7MD5310183/1043412021-12-06 05:36:27.801072oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104341Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Management distance education courses and phenomenon of dropout
title A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão
spellingShingle A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão
Daudt, Sônia Isabel Dondonis
Evasão escolar
Ensino a distância
Ensino superior
Higher education
Distance education
University management
University Evasion
title_short A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão
title_full A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão
title_fullStr A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão
title_full_unstemmed A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão
title_sort A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão
author Daudt, Sônia Isabel Dondonis
author_facet Daudt, Sônia Isabel Dondonis
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daudt, Sônia Isabel Dondonis
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão escolar
Ensino a distância
Ensino superior
topic Evasão escolar
Ensino a distância
Ensino superior
Higher education
Distance education
University management
University Evasion
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Distance education
University management
University Evasion
description Este artigo traz considerações a respeito dos aspectos envolvidos na gestão de cursos de graduação a distância. Apresenta um estudo bibliográfico que mostra características e fatores envolvidos na gestão de cursos a distância em universidades brasileiras e o fenômeno da evasão, neste contexto. As formas de acesso e permanência dos alunos em cursos desta modalidade têm-se mostrado um grande desafio para os pesquisadores e gestores das Instituições de Ensino Superior (IES). O artigo discute dimensões importantes a considerar na gestão dos cursos, quando se busca enfrentar a evasão universitária em cursos on-line, um dos fenômenos que mais atinge, preocupa e desafia essa modalidade de ensino. Conclui pela relevância da comunicação afetiva entre estudantes, professores e tutores.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-09T02:13:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104341
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-465X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000938657
identifier_str_mv 0101-465X
000938657
url http://hdl.handle.net/10183/104341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 36, n.3 (set./dez. 2013), p. 412-421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104341/1/000938657.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104341/2/000938657.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104341/3/000938657.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 69a939cf01f90974978841451e4d614e
1f0edaa2ab9e37dcb9daf03f758800ad
76cd7bb7058fdf28d839d5065c9dfee7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447562567548928