O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29201 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo discutir como pensar o trabalho pedagógico do Tratamento da Informação no Ensino Fundamental. O bloco do Tratamento da Informação, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, compreende conteúdos de Probabilidade, Estatística e Combinatória. Foram analisados os conteúdos do bloco do Tratamento da Informação em livros didáticos do Ensino Fundamental, tomando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais. Foi realizado o estudo analítico de três coleções de livros didáticos de Matemática indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Além disso, foram entrevistados cinco professores de escolas estaduais de Porto Alegre. Ao final deste trabalho, é apresentada uma proposta didática para o ensino de alguns conteúdos, do Ensino Fundamental, referentes ao bloco do Tratamento da Informação. |
id |
UFRGS-2_7429c4454d0dede59e4c78128ffab902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29201 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zaniol, KarineLopes, Silvia Regina Costa2011-05-27T06:00:27Z2010http://hdl.handle.net/10183/29201000775731Esse trabalho tem como objetivo discutir como pensar o trabalho pedagógico do Tratamento da Informação no Ensino Fundamental. O bloco do Tratamento da Informação, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, compreende conteúdos de Probabilidade, Estatística e Combinatória. Foram analisados os conteúdos do bloco do Tratamento da Informação em livros didáticos do Ensino Fundamental, tomando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais. Foi realizado o estudo analítico de três coleções de livros didáticos de Matemática indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Além disso, foram entrevistados cinco professores de escolas estaduais de Porto Alegre. Ao final deste trabalho, é apresentada uma proposta didática para o ensino de alguns conteúdos, do Ensino Fundamental, referentes ao bloco do Tratamento da Informação.application/pdfporEducação MatemáticaMatemática : Tratamento da InformaçãoLivros didaticosO Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775731.pdf.txt000775731.pdf.txtExtracted Texttext/plain107800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29201/2/000775731.pdf.txtcb944fe841ac0898a8d44479504b0029MD52ORIGINAL000775731.pdf000775731.pdfTexto completoapplication/pdf1980147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29201/1/000775731.pdf56e0f061574a4c3befe0b3da3fdcea00MD51THUMBNAIL000775731.pdf.jpg000775731.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29201/3/000775731.pdf.jpgc5dd20d5e2852efe0afae2096a34b160MD5310183/292012018-10-09 09:18:04.546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29201Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:18:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise |
title |
O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise |
spellingShingle |
O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise Zaniol, Karine Educação Matemática Matemática : Tratamento da Informação Livros didaticos |
title_short |
O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise |
title_full |
O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise |
title_fullStr |
O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise |
title_full_unstemmed |
O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise |
title_sort |
O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise |
author |
Zaniol, Karine |
author_facet |
Zaniol, Karine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaniol, Karine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Silvia Regina Costa |
contributor_str_mv |
Lopes, Silvia Regina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Matemática : Tratamento da Informação Livros didaticos |
topic |
Educação Matemática Matemática : Tratamento da Informação Livros didaticos |
description |
Esse trabalho tem como objetivo discutir como pensar o trabalho pedagógico do Tratamento da Informação no Ensino Fundamental. O bloco do Tratamento da Informação, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, compreende conteúdos de Probabilidade, Estatística e Combinatória. Foram analisados os conteúdos do bloco do Tratamento da Informação em livros didáticos do Ensino Fundamental, tomando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais. Foi realizado o estudo analítico de três coleções de livros didáticos de Matemática indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Além disso, foram entrevistados cinco professores de escolas estaduais de Porto Alegre. Ao final deste trabalho, é apresentada uma proposta didática para o ensino de alguns conteúdos, do Ensino Fundamental, referentes ao bloco do Tratamento da Informação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-27T06:00:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29201 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000775731 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29201 |
identifier_str_mv |
000775731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29201/2/000775731.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29201/1/000775731.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29201/3/000775731.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb944fe841ac0898a8d44479504b0029 56e0f061574a4c3befe0b3da3fdcea00 c5dd20d5e2852efe0afae2096a34b160 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224409119195136 |