Protocolo de avaliação comportamental de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (PROTEA-R) : validação preliminar da versão não verbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Taise Cortez Antunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142925
Resumo: O rastreamento de sinais de alerta para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a sua identificação precoce é fundamental para permitir o acesso da criança a programas de intervenção em um momento crítico do seu desenvolvimento, a saber, os primeiros anos de vida. Porém, com o aumento crescente da prevalência mundial do TEA e com a escassez de instrumentos reconhecidos no Brasil e de baixo custo, principalmente na rede pública de assistência, acredita-se que a construção e validação sistemática de instrumentos com propriedades psicométricas reconhecidas para avaliação clínica de crianças com suspeita de TEA seja fundamental. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo investigar propriedades preliminares de validade de critério do “Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista: versão não verbal revisada (PROTEA-R)”. Participaram da pesquisa 28 crianças em idade pré-escolar (14 com desenvolvimento típico e 14 com TEA). A partir da aplicação do PROTEA-R verificou-se que as habilidades de atenção compartilhada (iniciativa e resposta), imitação, brincadeira simbólica, bem como os referentes aos movimentos estereotipados de mãos e de corpo, discriminaram os dois grupos. Sendo assim, identificaram-se propriedades psicométricas significativas, apontando para o potencial uso do instrumento na avaliação de crianças com TEA.
id UFRGS-2_742a4fcae90ed3ffa2b79a03906d7d3c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142925
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Taise Cortez AntunesBosa, Cleonice AlvesZanon, Regina Basso2016-06-23T02:12:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/142925000992931O rastreamento de sinais de alerta para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a sua identificação precoce é fundamental para permitir o acesso da criança a programas de intervenção em um momento crítico do seu desenvolvimento, a saber, os primeiros anos de vida. Porém, com o aumento crescente da prevalência mundial do TEA e com a escassez de instrumentos reconhecidos no Brasil e de baixo custo, principalmente na rede pública de assistência, acredita-se que a construção e validação sistemática de instrumentos com propriedades psicométricas reconhecidas para avaliação clínica de crianças com suspeita de TEA seja fundamental. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo investigar propriedades preliminares de validade de critério do “Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista: versão não verbal revisada (PROTEA-R)”. Participaram da pesquisa 28 crianças em idade pré-escolar (14 com desenvolvimento típico e 14 com TEA). A partir da aplicação do PROTEA-R verificou-se que as habilidades de atenção compartilhada (iniciativa e resposta), imitação, brincadeira simbólica, bem como os referentes aos movimentos estereotipados de mãos e de corpo, discriminaram os dois grupos. Sendo assim, identificaram-se propriedades psicométricas significativas, apontando para o potencial uso do instrumento na avaliação de crianças com TEA.The red flags for Autism Spectrum Disorder (ASD) and its early identification is essential to allow the child access to intervention programs at a critical developmental time, i.e. the first years of life. However, with the increasing global prevalence of ASD and the scarcity of recognized instruments in Brazil, especially in the public services, it is believed that the construction and systematic validation of instruments with recognized psychometric properties for clinical evaluation of children with suspected of ASD are crucial. Thus, this study aimed to investigate the preliminary criterion validity of the "“Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista – versão não verbal” revisada (PROTEA-R). The participants were 28 preschool children (14 with typically developmental children and 14 ASD children). The PROTEA-R administration shows that the joint attention skills (initiative and response), imitation, symbolic play and the stereotyped hand and body movements discriminate the two groups. This study identified significant psychometric properties of PROTEA-R, pointing to potential use of the instrument in the assessment of ASD children.application/pdfporNeuropsicologiaAutismValidation studiesNonverbalProtocolo de avaliação comportamental de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (PROTEA-R) : validação preliminar da versão não verbalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Neuropsicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992931.pdf000992931.pdfTexto completoapplication/pdf357404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142925/1/000992931.pdfdbbe3832e06001d7bc836614889c5e44MD51TEXT000992931.pdf.txt000992931.pdf.txtExtracted Texttext/plain123037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142925/2/000992931.pdf.txt541adc84a6879ac480a83cd09aca7437MD52THUMBNAIL000992931.pdf.jpg000992931.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142925/3/000992931.pdf.jpgc94ade1afed9d266a24c814c39c225a6MD5310183/1429252018-10-26 10:04:04.901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:04:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Protocolo de avaliação comportamental de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (PROTEA-R) : validação preliminar da versão não verbal
title Protocolo de avaliação comportamental de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (PROTEA-R) : validação preliminar da versão não verbal
spellingShingle Protocolo de avaliação comportamental de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (PROTEA-R) : validação preliminar da versão não verbal
Pereira, Taise Cortez Antunes
Neuropsicologia
Autism
Validation studies
Nonverbal
title_short Protocolo de avaliação comportamental de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (PROTEA-R) : validação preliminar da versão não verbal
title_full Protocolo de avaliação comportamental de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (PROTEA-R) : validação preliminar da versão não verbal
title_fullStr Protocolo de avaliação comportamental de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (PROTEA-R) : validação preliminar da versão não verbal
title_full_unstemmed Protocolo de avaliação comportamental de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (PROTEA-R) : validação preliminar da versão não verbal
title_sort Protocolo de avaliação comportamental de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (PROTEA-R) : validação preliminar da versão não verbal
author Pereira, Taise Cortez Antunes
author_facet Pereira, Taise Cortez Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Taise Cortez Antunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bosa, Cleonice Alves
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Zanon, Regina Basso
contributor_str_mv Bosa, Cleonice Alves
Zanon, Regina Basso
dc.subject.por.fl_str_mv Neuropsicologia
topic Neuropsicologia
Autism
Validation studies
Nonverbal
dc.subject.eng.fl_str_mv Autism
Validation studies
Nonverbal
description O rastreamento de sinais de alerta para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a sua identificação precoce é fundamental para permitir o acesso da criança a programas de intervenção em um momento crítico do seu desenvolvimento, a saber, os primeiros anos de vida. Porém, com o aumento crescente da prevalência mundial do TEA e com a escassez de instrumentos reconhecidos no Brasil e de baixo custo, principalmente na rede pública de assistência, acredita-se que a construção e validação sistemática de instrumentos com propriedades psicométricas reconhecidas para avaliação clínica de crianças com suspeita de TEA seja fundamental. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo investigar propriedades preliminares de validade de critério do “Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista: versão não verbal revisada (PROTEA-R)”. Participaram da pesquisa 28 crianças em idade pré-escolar (14 com desenvolvimento típico e 14 com TEA). A partir da aplicação do PROTEA-R verificou-se que as habilidades de atenção compartilhada (iniciativa e resposta), imitação, brincadeira simbólica, bem como os referentes aos movimentos estereotipados de mãos e de corpo, discriminaram os dois grupos. Sendo assim, identificaram-se propriedades psicométricas significativas, apontando para o potencial uso do instrumento na avaliação de crianças com TEA.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-23T02:12:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142925
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992931
url http://hdl.handle.net/10183/142925
identifier_str_mv 000992931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142925/1/000992931.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142925/2/000992931.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142925/3/000992931.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dbbe3832e06001d7bc836614889c5e44
541adc84a6879ac480a83cd09aca7437
c94ade1afed9d266a24c814c39c225a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447176512274432