Protocolo de avaliação comportamental de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (PROTEA-R) : validação preliminar da versão não verbal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142925 |
Resumo: | O rastreamento de sinais de alerta para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a sua identificação precoce é fundamental para permitir o acesso da criança a programas de intervenção em um momento crítico do seu desenvolvimento, a saber, os primeiros anos de vida. Porém, com o aumento crescente da prevalência mundial do TEA e com a escassez de instrumentos reconhecidos no Brasil e de baixo custo, principalmente na rede pública de assistência, acredita-se que a construção e validação sistemática de instrumentos com propriedades psicométricas reconhecidas para avaliação clínica de crianças com suspeita de TEA seja fundamental. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo investigar propriedades preliminares de validade de critério do “Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista: versão não verbal revisada (PROTEA-R)”. Participaram da pesquisa 28 crianças em idade pré-escolar (14 com desenvolvimento típico e 14 com TEA). A partir da aplicação do PROTEA-R verificou-se que as habilidades de atenção compartilhada (iniciativa e resposta), imitação, brincadeira simbólica, bem como os referentes aos movimentos estereotipados de mãos e de corpo, discriminaram os dois grupos. Sendo assim, identificaram-se propriedades psicométricas significativas, apontando para o potencial uso do instrumento na avaliação de crianças com TEA. |
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Pereira, Taise Cortez AntunesBosa, Cleonice AlvesZanon, Regina Basso2016-06-23T02:12:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/142925000992931O rastreamento de sinais de alerta para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a sua identificação precoce é fundamental para permitir o acesso da criança a programas de intervenção em um momento crítico do seu desenvolvimento, a saber, os primeiros anos de vida. Porém, com o aumento crescente da prevalência mundial do TEA e com a escassez de instrumentos reconhecidos no Brasil e de baixo custo, principalmente na rede pública de assistência, acredita-se que a construção e validação sistemática de instrumentos com propriedades psicométricas reconhecidas para avaliação clínica de crianças com suspeita de TEA seja fundamental. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo investigar propriedades preliminares de validade de critério do “Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista: versão não verbal revisada (PROTEA-R)”. Participaram da pesquisa 28 crianças em idade pré-escolar (14 com desenvolvimento típico e 14 com TEA). A partir da aplicação do PROTEA-R verificou-se que as habilidades de atenção compartilhada (iniciativa e resposta), imitação, brincadeira simbólica, bem como os referentes aos movimentos estereotipados de mãos e de corpo, discriminaram os dois grupos. Sendo assim, identificaram-se propriedades psicométricas significativas, apontando para o potencial uso do instrumento na avaliação de crianças com TEA.The red flags for Autism Spectrum Disorder (ASD) and its early identification is essential to allow the child access to intervention programs at a critical developmental time, i.e. the first years of life. However, with the increasing global prevalence of ASD and the scarcity of recognized instruments in Brazil, especially in the public services, it is believed that the construction and systematic validation of instruments with recognized psychometric properties for clinical evaluation of children with suspected of ASD are crucial. Thus, this study aimed to investigate the preliminary criterion validity of the "“Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista – versão não verbal” revisada (PROTEA-R). The participants were 28 preschool children (14 with typically developmental children and 14 ASD children). The PROTEA-R administration shows that the joint attention skills (initiative and response), imitation, symbolic play and the stereotyped hand and body movements discriminate the two groups. This study identified significant psychometric properties of PROTEA-R, pointing to potential use of the instrument in the assessment of ASD children.application/pdfporNeuropsicologiaAutismValidation studiesNonverbalProtocolo de avaliação comportamental de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista (PROTEA-R) : validação preliminar da versão não verbalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Neuropsicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992931.pdf000992931.pdfTexto completoapplication/pdf357404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142925/1/000992931.pdfdbbe3832e06001d7bc836614889c5e44MD51TEXT000992931.pdf.txt000992931.pdf.txtExtracted Texttext/plain123037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142925/2/000992931.pdf.txt541adc84a6879ac480a83cd09aca7437MD52THUMBNAIL000992931.pdf.jpg000992931.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142925/3/000992931.pdf.jpgc94ade1afed9d266a24c814c39c225a6MD5310183/1429252018-10-26 10:04:04.901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:04:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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