Comportamento infocomunicacional: um diagnóstico entre estudantes para a promoção de competências infocomunicacionais
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234166 |
Resumo: | Introdução: O comportamento infocomunicacional reflete a forma como as pessoas relacionam-se com o conteúdo (a informação) e com outras pessoas (a comunicação). Objetivo: Pretende-se, neste artigo, conhecer o comportamento infocomunicacional de um grupo como diagnóstico necessário antes de ofertar um curso de competências infocomunicacionais. Metodologia: Nesse sentido, adota-se a abordagem quanti-qualitativa, na perspectiva de quantificar os dados, mas também oferecer interpretações e inferências qualitativas. A coleta de dados deu-se a partir da aplicação de um questionário, respondido por 15 estudantes de Arquivologia e Biblioteconomia sobre seu comportamento perante a informação e a comunicação. Portanto, trata-se da percepção dos próprios estudantes a partir de questões de múltipla escolha. Resultados: Os resultados indicaram que os sujeitos investigados buscam informações sobre temas gerais para sanar necessidades corriqueiras, utilizando estratégias de busca; confrontam e avaliam as informações, especialmente quanto à atualização e ao contexto para que seja possível identificar manipulação, distinguindo, sobretudo, fatos de opiniões. No aspecto comunicacional, utilizam aplicativos de mensagens instantâneas e correio eletrônico como ferramentas de comunicação e também as redes sociais para se manterem informados e compartilhar conteúdos. Preocupam-se com a confiabilidade da informação, porém possuem limitações relacionadas à interação efetiva nesses espaços. Conclusões: Conclui-se que o delineamento de um perfil infocomunicacional é determinante para o sucesso de ações e estratégias que favoreçam a promoção de competências infocomunicacionais. |
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Brandão, Gleise da SilvaSantos, Jaires OliveiraBorges, Jussara2022-01-19T04:36:11Z20201981-8920http://hdl.handle.net/10183/234166001135965Introdução: O comportamento infocomunicacional reflete a forma como as pessoas relacionam-se com o conteúdo (a informação) e com outras pessoas (a comunicação). Objetivo: Pretende-se, neste artigo, conhecer o comportamento infocomunicacional de um grupo como diagnóstico necessário antes de ofertar um curso de competências infocomunicacionais. Metodologia: Nesse sentido, adota-se a abordagem quanti-qualitativa, na perspectiva de quantificar os dados, mas também oferecer interpretações e inferências qualitativas. A coleta de dados deu-se a partir da aplicação de um questionário, respondido por 15 estudantes de Arquivologia e Biblioteconomia sobre seu comportamento perante a informação e a comunicação. Portanto, trata-se da percepção dos próprios estudantes a partir de questões de múltipla escolha. 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Conclusões: Conclui-se que o delineamento de um perfil infocomunicacional é determinante para o sucesso de ações e estratégias que favoreçam a promoção de competências infocomunicacionais.Introduction: Infocommunicational behavior reflects the way people relate to content (information) and to other people (communication). Objective: In this article, we intend to know the infocommunicational behavior of a group as a necessary diagnostic before offering a course of infocommunicational competences. Methodology: In this sense, the quantitative-qualitative approach is adopted, with a view to quantifying the data, but also offering qualitative interpretations and inferences. The data collection was based on the application of a questionnaire, answered by 15 students of Archivology and Librarianship about their behavior towards information and communication. Therefore, it is the perception of the students themselves from questions of multiple choice. Results: The results indicated that the subjects investigated seek information on general topics to address common needs, using search strategies, confront and evaluate information, especially regarding the update and context so that it is possible to identify manipulation, distinguishing, above all, facts of opinion. In the communicational aspect, they use instant messaging and e-mail applications as communication tools as well as social networks to keep informed and share content. They are concerned with the reliability of the information, but they have limitations related to the effective interaction in these spaces. Conclusions: It is concluded that the delineation of an approximate profile to infocommunicational behavior contributes to the development of actions and strategies that favor the promotion of infocommunicational competences.Introducción: el comportamiento de comunicación informativa refleja la forma en que las personas se relacionan con el contenido (información) y con otras personas (comunicación). Objetivo: Este artículo tiene como objetivo conocer el comportamiento de comunicación de un grupo como diagnóstico necesario antes de ofrecer un curso de competencias de comunicación. Metodología: en este sentido, se adopta el enfoque cuantitativo y cualitativo, desde la perspectiva de cuantificar los datos, pero también ofrece interpretaciones e inferencias cualitativas. Los datos se recopilaron mediante la aplicación de un cuestionario, respondido por 15 estudiantes de Archivología y Biblioteconomía sobre su comportamiento con respecto a la información y la comunicación. Por lo tanto, es la percepción de los propios estudiantes de las preguntas de opción múltiple. Resultados: Los resultados indicaron que los sujetos investigados buscan información sobre temas generales para resolver necesidades comunes, utilizando estrategias de búsqueda, confrontar y evaluar la información, especialmente con respecto a la actualización y el contexto para que sea posible identificar la manipulación, distinguiendo, sobre todo, hechos de opiniones En el aspecto de la comunicación, utilizan la mensajería instantánea y las aplicaciones de correo electrónico como herramientas de comunicación y también las redes sociales para mantenerse informados y compartir contenido. Les preocupa la fiabilidad de la información, pero tienen limitaciones relacionadas con la interacción efectiva en estos espacios. Conclusiones: Se concluye que el diseño de un perfil de infocomunicación es crucial para el éxito de las acciones y estrategias que promueven la promoción de competencias de infocomunicación.application/pdfporInformação & informação. Londrina, PR. Vol. 25, n. 4 (out./dez. 2020), p. 670-696Comportamento informacionalCompetência informacionalCiência da informaçãoInfocommunicational behaviorInformation behaviorCommunication behaviorInfocommunication literacyComportamiento informacionalComportamiento comunicativoAlfabetización en infocomunicaciónComportamento infocomunicacional: um diagnóstico entre estudantes para a promoção de competências infocomunicacionaisInfocommunication behavior: a diagnosis between students for the promotion of infocommunication competencesComportamiento infocomunicacional: un diagnóstico entre estudiantes para la promoción de habilidades infocomunicacionalesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135965.pdf.txt001135965.pdf.txtExtracted Texttext/plain60182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234166/2/001135965.pdf.txt4c96490580564dc99b19e729e7f05f4cMD52ORIGINAL001135965.pdfTexto completoapplication/pdf390756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234166/1/001135965.pdf661d0bdcb8bb26f10f8e5b270101b766MD5110183/2341662022-02-22 04:47:36.325035oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:47:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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