A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanessa Inacio de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Borges, Jussara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255585
Resumo: As competências infocomunicacionais são imprescindíveis para a aprendizagem requerida no contexto universitário e estão relacionadas a um melhor desempenho acadêmico. Avaliar as percepções de autoeficácia, as motivações de aprendizagem e as atitudes dos estudantes em relação a essas competências é condição indispensável para a tomada de decisão informada em programas ou cursos de formação promovidos por bibliotecas universitárias. Dessa forma, este trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa que propõe a construção de um instrumento de avaliação das percepções de competências infocomunicacionais, seguindo os preceitos da Psicometria, área da Psicologia que preocupa-se com a validade e fidedignidade de instrumentos de pesquisa. Como metodologia, modelos e padrões de competências em informação e comunicação foram analisados para a extração dos comportamentos que embasaram as afirmações do instrumento. As afirmações foram categorizadas de acordo com as dimensões da abordagem Super 8. Como resultados parciais, o artigo traz uma síntese dos comportamentos extraídos e um recorte dos itens do instrumento. Espera-se que a aproximação com a Psicometria traga avanços para a Ciência da Informação no Brasil e contribua para a avaliação de competências infocomunicacionais.
id UFRGS-2_0686bcea43dd4caf11bcd0b2a6476e57
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255585
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Vanessa Inacio deBorges, Jussara2023-03-11T03:28:14Z20222178-2075http://hdl.handle.net/10183/255585001162374As competências infocomunicacionais são imprescindíveis para a aprendizagem requerida no contexto universitário e estão relacionadas a um melhor desempenho acadêmico. Avaliar as percepções de autoeficácia, as motivações de aprendizagem e as atitudes dos estudantes em relação a essas competências é condição indispensável para a tomada de decisão informada em programas ou cursos de formação promovidos por bibliotecas universitárias. Dessa forma, este trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa que propõe a construção de um instrumento de avaliação das percepções de competências infocomunicacionais, seguindo os preceitos da Psicometria, área da Psicologia que preocupa-se com a validade e fidedignidade de instrumentos de pesquisa. Como metodologia, modelos e padrões de competências em informação e comunicação foram analisados para a extração dos comportamentos que embasaram as afirmações do instrumento. As afirmações foram categorizadas de acordo com as dimensões da abordagem Super 8. Como resultados parciais, o artigo traz uma síntese dos comportamentos extraídos e um recorte dos itens do instrumento. Espera-se que a aproximação com a Psicometria traga avanços para a Ciência da Informação no Brasil e contribua para a avaliação de competências infocomunicacionais.Infocommunication skills are essential for the learning required in universities and relate to better academic performance. Assessing students’perceptions of self-efficacy, motivations for learning,and attitudes regarding these competencies is an indispensable condition for informed decision-making in programs or training courses promoted by university libraries. Thus, this studyoffers partial results of research which aims to build an instrument to assess students’perceptions of infocommunication competenciesbyfollowing Psychometricsprecepts, an area of Psychology assessing the validity and reliability of research instruments. As our methodology, models and patterns of information and communication competencies were analyzed to extract the behaviors which formed the basis for instrumentfindings, which were categorized according to Super 8 dimensions. As partial results, this study synthesizes the extracted behaviors and cuts out instrument items. We hopethat our Psychometric approach will forward Information Science in Brazil and contribute to assessing infocommunication competencies.application/pdfporInCID : Revista de Ciência da Informação e Documentação. Ribeirão Preto, SP: FFCLRP. Vol. 13, n. 2 (set. 2022/fev. 2023), p. 265-282Competência informacionalInfocommunication skillsInstrument developmentPsychometricsA avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da PsicometriaA Psychometric evaluation of infocommunication skills info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162374.pdf.txt001162374.pdf.txtExtracted Texttext/plain52191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255585/2/001162374.pdf.txt6ccf95acfc541d1c35fd2db3ab0f6ba1MD52ORIGINAL001162374.pdfTexto completoapplication/pdf1017187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255585/1/001162374.pdffee2fc2d1a9f5585319b3a32f7232ef0MD5110183/2555852023-03-12 03:23:38.731012oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-12T06:23:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A Psychometric evaluation of infocommunication skills
title A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria
spellingShingle A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria
Souza, Vanessa Inacio de
Competência informacional
Infocommunication skills
Instrument development
Psychometrics
title_short A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria
title_full A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria
title_fullStr A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria
title_full_unstemmed A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria
title_sort A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria
author Souza, Vanessa Inacio de
author_facet Souza, Vanessa Inacio de
Borges, Jussara
author_role author
author2 Borges, Jussara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanessa Inacio de
Borges, Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
topic Competência informacional
Infocommunication skills
Instrument development
Psychometrics
dc.subject.eng.fl_str_mv Infocommunication skills
Instrument development
Psychometrics
description As competências infocomunicacionais são imprescindíveis para a aprendizagem requerida no contexto universitário e estão relacionadas a um melhor desempenho acadêmico. Avaliar as percepções de autoeficácia, as motivações de aprendizagem e as atitudes dos estudantes em relação a essas competências é condição indispensável para a tomada de decisão informada em programas ou cursos de formação promovidos por bibliotecas universitárias. Dessa forma, este trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa que propõe a construção de um instrumento de avaliação das percepções de competências infocomunicacionais, seguindo os preceitos da Psicometria, área da Psicologia que preocupa-se com a validade e fidedignidade de instrumentos de pesquisa. Como metodologia, modelos e padrões de competências em informação e comunicação foram analisados para a extração dos comportamentos que embasaram as afirmações do instrumento. As afirmações foram categorizadas de acordo com as dimensões da abordagem Super 8. Como resultados parciais, o artigo traz uma síntese dos comportamentos extraídos e um recorte dos itens do instrumento. Espera-se que a aproximação com a Psicometria traga avanços para a Ciência da Informação no Brasil e contribua para a avaliação de competências infocomunicacionais.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-11T03:28:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255585
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-2075
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162374
identifier_str_mv 2178-2075
001162374
url http://hdl.handle.net/10183/255585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv InCID : Revista de Ciência da Informação e Documentação. Ribeirão Preto, SP: FFCLRP. Vol. 13, n. 2 (set. 2022/fev. 2023), p. 265-282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255585/2/001162374.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255585/1/001162374.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ccf95acfc541d1c35fd2db3ab0f6ba1
fee2fc2d1a9f5585319b3a32f7232ef0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225083127070720