A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255585 |
Resumo: | As competências infocomunicacionais são imprescindíveis para a aprendizagem requerida no contexto universitário e estão relacionadas a um melhor desempenho acadêmico. Avaliar as percepções de autoeficácia, as motivações de aprendizagem e as atitudes dos estudantes em relação a essas competências é condição indispensável para a tomada de decisão informada em programas ou cursos de formação promovidos por bibliotecas universitárias. Dessa forma, este trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa que propõe a construção de um instrumento de avaliação das percepções de competências infocomunicacionais, seguindo os preceitos da Psicometria, área da Psicologia que preocupa-se com a validade e fidedignidade de instrumentos de pesquisa. Como metodologia, modelos e padrões de competências em informação e comunicação foram analisados para a extração dos comportamentos que embasaram as afirmações do instrumento. As afirmações foram categorizadas de acordo com as dimensões da abordagem Super 8. Como resultados parciais, o artigo traz uma síntese dos comportamentos extraídos e um recorte dos itens do instrumento. Espera-se que a aproximação com a Psicometria traga avanços para a Ciência da Informação no Brasil e contribua para a avaliação de competências infocomunicacionais. |
id |
UFRGS-2_0686bcea43dd4caf11bcd0b2a6476e57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255585 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Vanessa Inacio deBorges, Jussara2023-03-11T03:28:14Z20222178-2075http://hdl.handle.net/10183/255585001162374As competências infocomunicacionais são imprescindíveis para a aprendizagem requerida no contexto universitário e estão relacionadas a um melhor desempenho acadêmico. Avaliar as percepções de autoeficácia, as motivações de aprendizagem e as atitudes dos estudantes em relação a essas competências é condição indispensável para a tomada de decisão informada em programas ou cursos de formação promovidos por bibliotecas universitárias. Dessa forma, este trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa que propõe a construção de um instrumento de avaliação das percepções de competências infocomunicacionais, seguindo os preceitos da Psicometria, área da Psicologia que preocupa-se com a validade e fidedignidade de instrumentos de pesquisa. Como metodologia, modelos e padrões de competências em informação e comunicação foram analisados para a extração dos comportamentos que embasaram as afirmações do instrumento. As afirmações foram categorizadas de acordo com as dimensões da abordagem Super 8. Como resultados parciais, o artigo traz uma síntese dos comportamentos extraídos e um recorte dos itens do instrumento. Espera-se que a aproximação com a Psicometria traga avanços para a Ciência da Informação no Brasil e contribua para a avaliação de competências infocomunicacionais.Infocommunication skills are essential for the learning required in universities and relate to better academic performance. Assessing students’perceptions of self-efficacy, motivations for learning,and attitudes regarding these competencies is an indispensable condition for informed decision-making in programs or training courses promoted by university libraries. Thus, this studyoffers partial results of research which aims to build an instrument to assess students’perceptions of infocommunication competenciesbyfollowing Psychometricsprecepts, an area of Psychology assessing the validity and reliability of research instruments. As our methodology, models and patterns of information and communication competencies were analyzed to extract the behaviors which formed the basis for instrumentfindings, which were categorized according to Super 8 dimensions. As partial results, this study synthesizes the extracted behaviors and cuts out instrument items. We hopethat our Psychometric approach will forward Information Science in Brazil and contribute to assessing infocommunication competencies.application/pdfporInCID : Revista de Ciência da Informação e Documentação. Ribeirão Preto, SP: FFCLRP. Vol. 13, n. 2 (set. 2022/fev. 2023), p. 265-282Competência informacionalInfocommunication skillsInstrument developmentPsychometricsA avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da PsicometriaA Psychometric evaluation of infocommunication skills info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162374.pdf.txt001162374.pdf.txtExtracted Texttext/plain52191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255585/2/001162374.pdf.txt6ccf95acfc541d1c35fd2db3ab0f6ba1MD52ORIGINAL001162374.pdfTexto completoapplication/pdf1017187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255585/1/001162374.pdffee2fc2d1a9f5585319b3a32f7232ef0MD5110183/2555852024-09-27 06:34:06.805567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-27T09:34:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A Psychometric evaluation of infocommunication skills |
title |
A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria |
spellingShingle |
A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria Souza, Vanessa Inacio de Competência informacional Infocommunication skills Instrument development Psychometrics |
title_short |
A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria |
title_full |
A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria |
title_fullStr |
A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria |
title_full_unstemmed |
A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria |
title_sort |
A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria |
author |
Souza, Vanessa Inacio de |
author_facet |
Souza, Vanessa Inacio de Borges, Jussara |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Jussara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vanessa Inacio de Borges, Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência informacional |
topic |
Competência informacional Infocommunication skills Instrument development Psychometrics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Infocommunication skills Instrument development Psychometrics |
description |
As competências infocomunicacionais são imprescindíveis para a aprendizagem requerida no contexto universitário e estão relacionadas a um melhor desempenho acadêmico. Avaliar as percepções de autoeficácia, as motivações de aprendizagem e as atitudes dos estudantes em relação a essas competências é condição indispensável para a tomada de decisão informada em programas ou cursos de formação promovidos por bibliotecas universitárias. Dessa forma, este trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa que propõe a construção de um instrumento de avaliação das percepções de competências infocomunicacionais, seguindo os preceitos da Psicometria, área da Psicologia que preocupa-se com a validade e fidedignidade de instrumentos de pesquisa. Como metodologia, modelos e padrões de competências em informação e comunicação foram analisados para a extração dos comportamentos que embasaram as afirmações do instrumento. As afirmações foram categorizadas de acordo com as dimensões da abordagem Super 8. Como resultados parciais, o artigo traz uma síntese dos comportamentos extraídos e um recorte dos itens do instrumento. Espera-se que a aproximação com a Psicometria traga avanços para a Ciência da Informação no Brasil e contribua para a avaliação de competências infocomunicacionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-11T03:28:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255585 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2178-2075 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162374 |
identifier_str_mv |
2178-2075 001162374 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
InCID : Revista de Ciência da Informação e Documentação. Ribeirão Preto, SP: FFCLRP. Vol. 13, n. 2 (set. 2022/fev. 2023), p. 265-282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255585/2/001162374.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255585/1/001162374.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ccf95acfc541d1c35fd2db3ab0f6ba1 fee2fc2d1a9f5585319b3a32f7232ef0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447821761904640 |