O uso da história da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feliciano, Lucas Factor [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91125
Resumo: Este trabalho é o resultado de um estudo que aborda o uso da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A partir de uma metodologia de Pesquisa Qualitativa, ele se fundamenta em noves entrevistas realizadas com professores das redes pública e privada dos Ensinos Fundamental II e Médio e tem por objetivo analisar o ponto de vista desses docentes acerca de aspectos inerentes à relação entre História da Matemática e o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Tais aspectos trabalham com: as recomendações feitas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre essa relação, as maneiras e motivos que justificam por que se deve recorrer a este recurso pedagógico, a presença da História da Matemática no processo de formação dos docentes, as abordagens históricas do conteúdo matemático contidas em livros didáticos e livros paradidáticos que tratem dos conceitos matemáticos por meio de uma dimensão histórica. A análise dos dados obtidos nas nove entrevistas revelaram que ainda há um longo caminho a ser percorrido no sentido de melhorar as condições de trabalho do professor com relação ao uso da História da Matemática na prática de sala de aula, apontando para uma configuração que mostra professores com pretensão de utilizar a História da Matemática em sala de aula, mas para que isso se viabilize, devem receber um incentivo por parte de instituições de ensino superior, devem ter materiais que auxiliem esse trabalho e uma capacitação específica para efetivá-lo.
id UNSP_94748ddb8dd495154e7c9d6204a469da
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91125
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso da história da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básicoMatemática - HistóriaAprendizagemEnsino-aprendizagem - ProcessoEducação matemáticaMathematics - HistoryTeaching-learning processEste trabalho é o resultado de um estudo que aborda o uso da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A partir de uma metodologia de Pesquisa Qualitativa, ele se fundamenta em noves entrevistas realizadas com professores das redes pública e privada dos Ensinos Fundamental II e Médio e tem por objetivo analisar o ponto de vista desses docentes acerca de aspectos inerentes à relação entre História da Matemática e o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Tais aspectos trabalham com: as recomendações feitas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre essa relação, as maneiras e motivos que justificam por que se deve recorrer a este recurso pedagógico, a presença da História da Matemática no processo de formação dos docentes, as abordagens históricas do conteúdo matemático contidas em livros didáticos e livros paradidáticos que tratem dos conceitos matemáticos por meio de uma dimensão histórica. A análise dos dados obtidos nas nove entrevistas revelaram que ainda há um longo caminho a ser percorrido no sentido de melhorar as condições de trabalho do professor com relação ao uso da História da Matemática na prática de sala de aula, apontando para uma configuração que mostra professores com pretensão de utilizar a História da Matemática em sala de aula, mas para que isso se viabilize, devem receber um incentivo por parte de instituições de ensino superior, devem ter materiais que auxiliem esse trabalho e uma capacitação específica para efetivá-lo.This work is the result of a study that approaches the use of History of Mathematics in the teaching-learning process of Mathematics. It is based upon nine interviews carried out with elementary and high school teachers and its aim is to analyze these teachers’ point of view about the aspects inherent to the relationship between History of Mathematics and the teaching-learning process of Mathematics. Such aspects work with: the recommendations made by the Nationals Curricular Parameters (PCN) about this relationship, the ways and reasons that justify why should be backed upon to this pedagogical resource, the presence of the History of Mathematics at the teachers’ formation, the historical approach of the mathematical subject contained in textbooks and paradidáticos books that deal with mathematical concepts thereby a historical dimension. Analyzing the information gained through the nine interviews revealed that there is a long way to be gone through in the way to improve the teachers’ work’s conditions with regards to the use of the History of Mathematics at the classroom’s practice, indicating to a configuration that shows teachers with assumption of using the History of Mathematics at the classroom, but they must receive an incentive of the universities, must have materials that help this work and a specific formation to effect it.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baroni, Rosa Lucia Sverzut [UNESP]Zuffi, Edna Maura [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Feliciano, Lucas Factor [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2008-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 f. : il., quadrosapplication/pdfFELICIANO, Lucas Factor. O uso da história da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico. 2008. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91125000570068feliciano_lf_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:08:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91125Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:17:27.810627Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da história da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico
title O uso da história da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico
spellingShingle O uso da história da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico
Feliciano, Lucas Factor [UNESP]
Matemática - História
Aprendizagem
Ensino-aprendizagem - Processo
Educação matemática
Mathematics - History
Teaching-learning process
title_short O uso da história da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico
title_full O uso da história da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico
title_fullStr O uso da história da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico
title_full_unstemmed O uso da história da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico
title_sort O uso da história da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico
author Feliciano, Lucas Factor [UNESP]
author_facet Feliciano, Lucas Factor [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baroni, Rosa Lucia Sverzut [UNESP]
Zuffi, Edna Maura [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Feliciano, Lucas Factor [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - História
Aprendizagem
Ensino-aprendizagem - Processo
Educação matemática
Mathematics - History
Teaching-learning process
topic Matemática - História
Aprendizagem
Ensino-aprendizagem - Processo
Educação matemática
Mathematics - History
Teaching-learning process
description Este trabalho é o resultado de um estudo que aborda o uso da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A partir de uma metodologia de Pesquisa Qualitativa, ele se fundamenta em noves entrevistas realizadas com professores das redes pública e privada dos Ensinos Fundamental II e Médio e tem por objetivo analisar o ponto de vista desses docentes acerca de aspectos inerentes à relação entre História da Matemática e o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Tais aspectos trabalham com: as recomendações feitas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre essa relação, as maneiras e motivos que justificam por que se deve recorrer a este recurso pedagógico, a presença da História da Matemática no processo de formação dos docentes, as abordagens históricas do conteúdo matemático contidas em livros didáticos e livros paradidáticos que tratem dos conceitos matemáticos por meio de uma dimensão histórica. A análise dos dados obtidos nas nove entrevistas revelaram que ainda há um longo caminho a ser percorrido no sentido de melhorar as condições de trabalho do professor com relação ao uso da História da Matemática na prática de sala de aula, apontando para uma configuração que mostra professores com pretensão de utilizar a História da Matemática em sala de aula, mas para que isso se viabilize, devem receber um incentivo por parte de instituições de ensino superior, devem ter materiais que auxiliem esse trabalho e uma capacitação específica para efetivá-lo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-15
2014-06-11T19:24:54Z
2014-06-11T19:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FELICIANO, Lucas Factor. O uso da história da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico. 2008. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/91125
000570068
feliciano_lf_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv FELICIANO, Lucas Factor. O uso da história da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico. 2008. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
000570068
feliciano_lf_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 f. : il., quadros
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128916928331776