A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25061 |
Resumo: | Esta pesquisa cujo tema central é a História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, busca analisar como se dá a utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem de Matemática Ensino Fundamental II, no Município de Aperibé - RJ, destacando as contribuições que este recurso traz para o ambiente de ensino-aprendizagem e as dificuldades encontradas ao implementá-lo. Com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a pesquisa utiliza dados quantitativos para melhor análise das informações. Primeiramente, foi realizada uma revisão de literatura sobre a História da Matemática, Educação Matemática e o Processo de Ensino e Aprendizagem para fundamentar a pesquisa bibliográfica. Como principais referências teóricas utilizamos Miguel (1997), D’Ambrósio (1999), Miguel e Miorim (2011), Freire (2018) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Em seguida, foi realizada uma pesquisa, por meio da aplicação de um questionário virtual aos professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental II, nas escolas públicas e particulares do município de Aperibé - RJ, com a finalidade de analisar como os professores do município utilizam a História da Matemática em sua prática pedagógica, identificar possíveis dificuldades na sua implementação como metodologia auxiliar e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, verificar o nível de conhecimento dos professores sobre o assunto e a importância que atribuem à História da Matemática, além de investigar como ela é apresentada no Livro Didático. Com a pesquisa pudemos concluir que 58,3% dos professores de Matemática de Aperibé-RJ utilizam a História da Matemática em sala de aula de alguma forma e que dos 41,7% dos professores que não a utilizam, 16,7% não tiveram nenhum contato com a História da Matemática durante a formação acadêmica. A abordagem da História da Matemática por parte dos professores participantes da pesquisa restringe-se, em sua maioria, à introdução dos assuntos, a título de curiosidade, não tendo ligação direta com os conteúdos estudados, não aproveitando sua potencialidade no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foram apresentadas alternativas que visam facilitar a utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem, por meio da utilização de Livros Paradidáticos e/ou criação de um site com material e atividades sobre a História da Matemática. Em suma, evidenciamos os desafios e contribuições da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFF-2_b381a6816ed8b4743f229fa16c77e7f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25061 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógicaeducação matemáticahistória da matemáticaprocesso de ensino e aprendizagemMatemáticamathematics educationhistory of mathematicsteaching and learning processEsta pesquisa cujo tema central é a História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, busca analisar como se dá a utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem de Matemática Ensino Fundamental II, no Município de Aperibé - RJ, destacando as contribuições que este recurso traz para o ambiente de ensino-aprendizagem e as dificuldades encontradas ao implementá-lo. Com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a pesquisa utiliza dados quantitativos para melhor análise das informações. Primeiramente, foi realizada uma revisão de literatura sobre a História da Matemática, Educação Matemática e o Processo de Ensino e Aprendizagem para fundamentar a pesquisa bibliográfica. Como principais referências teóricas utilizamos Miguel (1997), D’Ambrósio (1999), Miguel e Miorim (2011), Freire (2018) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Em seguida, foi realizada uma pesquisa, por meio da aplicação de um questionário virtual aos professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental II, nas escolas públicas e particulares do município de Aperibé - RJ, com a finalidade de analisar como os professores do município utilizam a História da Matemática em sua prática pedagógica, identificar possíveis dificuldades na sua implementação como metodologia auxiliar e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, verificar o nível de conhecimento dos professores sobre o assunto e a importância que atribuem à História da Matemática, além de investigar como ela é apresentada no Livro Didático. Com a pesquisa pudemos concluir que 58,3% dos professores de Matemática de Aperibé-RJ utilizam a História da Matemática em sala de aula de alguma forma e que dos 41,7% dos professores que não a utilizam, 16,7% não tiveram nenhum contato com a História da Matemática durante a formação acadêmica. A abordagem da História da Matemática por parte dos professores participantes da pesquisa restringe-se, em sua maioria, à introdução dos assuntos, a título de curiosidade, não tendo ligação direta com os conteúdos estudados, não aproveitando sua potencialidade no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foram apresentadas alternativas que visam facilitar a utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem, por meio da utilização de Livros Paradidáticos e/ou criação de um site com material e atividades sobre a História da Matemática. Em suma, evidenciamos os desafios e contribuições da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem.This research whose central theme is the History of Mathematics in the teaching and learning process of Mathematics, seeks to analyze how the History of Mathematics is used in the teaching-learning process of Mathematics in Elementary School II, in the Municipality of Aperibé - RJ , highlighting the contributions that this resource brings to the teaching-learning environment and the difficulties encountered when implementing it. With a qualitative approach, of an exploratory nature, the research uses quantitative data to better analyze the information. First, a literature review was carried out on the History of Mathematics, Mathematics Education and the Teaching and Learning Process to support the bibliographic research. As main theoretical references we use Miguel (1997), D’Ambrósio (1999), Miguel and Miorim (2011), Freire (2018) and the National Curricular Common Base (2018). Then, a research was carried out, through the application of a virtual questionnaire to teachers who teach Mathematics in Elementary School II, in public and private schools in the municipality of Aperibé - RJ, in order to analyze how teachers in the city use the History of Mathematics in their pedagogical practice, identify possible difficulties in its implementation as an auxiliary methodology and contributions to the teaching-learning process, verify the level of knowledge of teachers on the subject and the importance they attribute to the History of Mathematics, in addition to investigating as it is presented in the Textbook. With the research we were able to conclude that 58.3% of the Mathematics teachers in Aperibé-RJ use the History of Mathematics in the classroom in some way and that among the 41.7% of the teachers who do not use it, 16.7% did not have contact with the History of Mathematics during academic formation. The approach of the History of Mathematics by the teachers participating in the research is restricted, for the most part, to the introduction of subjects, as a curiosity, not having a direct connection with the studied contents, not taking advantage of its potential in the teaching-learning process. In addition, alternatives were presented that aim to facilitate the use of the History of Mathematics in the teaching-learning process, through the use of Paradidactic Books and/or the creation of a website with material and activities on the History of Mathematics. In summary, we highlighted the challenges and contributions of the History of Mathematics in the teaching-learning process.87 f.Pacheco, Margarida dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0461598079812244Simão, Marcelo Garciahttp://lattes.cnpq.br/7765077108247179Ferreira, Fábio Pachecohttp://lattes.cnpq.br/8575407941797498Castro, Érika Silos dehttp://lattes.cnpq.br/1249977766794709Gonçalves, Thamires Santiago2022-05-19T13:20:42Z2022-05-19T13:20:42Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGONÇALVES, Thamires Santiago. A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25061CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-19T13:20:47Zoai:app.uff.br:1/25061Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:22.361220Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica |
title |
A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica |
spellingShingle |
A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica Gonçalves, Thamires Santiago educação matemática história da matemática processo de ensino e aprendizagem Matemática mathematics education history of mathematics teaching and learning process |
title_short |
A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica |
title_full |
A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica |
title_fullStr |
A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica |
title_sort |
A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica |
author |
Gonçalves, Thamires Santiago |
author_facet |
Gonçalves, Thamires Santiago |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacheco, Margarida dos Santos http://lattes.cnpq.br/0461598079812244 Simão, Marcelo Garcia http://lattes.cnpq.br/7765077108247179 Ferreira, Fábio Pacheco http://lattes.cnpq.br/8575407941797498 Castro, Érika Silos de http://lattes.cnpq.br/1249977766794709 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Thamires Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação matemática história da matemática processo de ensino e aprendizagem Matemática mathematics education history of mathematics teaching and learning process |
topic |
educação matemática história da matemática processo de ensino e aprendizagem Matemática mathematics education history of mathematics teaching and learning process |
description |
Esta pesquisa cujo tema central é a História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, busca analisar como se dá a utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem de Matemática Ensino Fundamental II, no Município de Aperibé - RJ, destacando as contribuições que este recurso traz para o ambiente de ensino-aprendizagem e as dificuldades encontradas ao implementá-lo. Com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a pesquisa utiliza dados quantitativos para melhor análise das informações. Primeiramente, foi realizada uma revisão de literatura sobre a História da Matemática, Educação Matemática e o Processo de Ensino e Aprendizagem para fundamentar a pesquisa bibliográfica. Como principais referências teóricas utilizamos Miguel (1997), D’Ambrósio (1999), Miguel e Miorim (2011), Freire (2018) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Em seguida, foi realizada uma pesquisa, por meio da aplicação de um questionário virtual aos professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental II, nas escolas públicas e particulares do município de Aperibé - RJ, com a finalidade de analisar como os professores do município utilizam a História da Matemática em sua prática pedagógica, identificar possíveis dificuldades na sua implementação como metodologia auxiliar e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, verificar o nível de conhecimento dos professores sobre o assunto e a importância que atribuem à História da Matemática, além de investigar como ela é apresentada no Livro Didático. Com a pesquisa pudemos concluir que 58,3% dos professores de Matemática de Aperibé-RJ utilizam a História da Matemática em sala de aula de alguma forma e que dos 41,7% dos professores que não a utilizam, 16,7% não tiveram nenhum contato com a História da Matemática durante a formação acadêmica. A abordagem da História da Matemática por parte dos professores participantes da pesquisa restringe-se, em sua maioria, à introdução dos assuntos, a título de curiosidade, não tendo ligação direta com os conteúdos estudados, não aproveitando sua potencialidade no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foram apresentadas alternativas que visam facilitar a utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem, por meio da utilização de Livros Paradidáticos e/ou criação de um site com material e atividades sobre a História da Matemática. Em suma, evidenciamos os desafios e contribuições da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-19T13:20:42Z 2022-05-19T13:20:42Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONÇALVES, Thamires Santiago. A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25061 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Thamires Santiago. A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823661928153088 |