Culturas infantis : manifestações nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133091 |
Resumo: | Este trabalho tenta entender como os diferentes contextos culturais os quais crianças da Educação Infantil de diferentes escolas da cidade de Porto Alegre estão inseridas e como isso se manifesta em seus comportamentos nas aulas de EFI. O estudo tem como objetivo compreender como as diferentes culturas infantis se manifestam no comportamento de crianças do jardim e maternal das escolas (creche da UFGRS e escola de ensino infantil Erico Veríssimo). O estudo é uma pesquisa qualitativa, com caráter etnográfico onde os procedimentos metodológicos utilizados foram diários de campo, registros de observações com o interesse de entender os diferentes espaços que nós como futuros professores iremos percorrer durante nossa docência, e assim, após analisarmos o contexto e a cultura de determinado espaço, a partir deste diagnóstico podemos assim produzir um plano de trabalho adequado a demanda do educando. A fundamentação teórica foi embasada em diferentes autores que estudam o campo da sociologia infantil e as diversas manifestações culturais nesta faixa etária específica. Ao analisar os diários de campo e ainda poder vivenciar um pouco a realidade de cada escola pude perceber o quão rica são as culturas produzidas, entender o contexto de cada criança, e as influências que ele proporciona a elas me fez perceber a inserção da infância no meio social, como agentes ativos e não apenas passivos do mundo ao seu redor. |
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Silva, Mariana Santos daRoessler, Marta Maria Ratenieks2016-03-01T02:06:00Z2015http://hdl.handle.net/10183/133091000984198Este trabalho tenta entender como os diferentes contextos culturais os quais crianças da Educação Infantil de diferentes escolas da cidade de Porto Alegre estão inseridas e como isso se manifesta em seus comportamentos nas aulas de EFI. O estudo tem como objetivo compreender como as diferentes culturas infantis se manifestam no comportamento de crianças do jardim e maternal das escolas (creche da UFGRS e escola de ensino infantil Erico Veríssimo). O estudo é uma pesquisa qualitativa, com caráter etnográfico onde os procedimentos metodológicos utilizados foram diários de campo, registros de observações com o interesse de entender os diferentes espaços que nós como futuros professores iremos percorrer durante nossa docência, e assim, após analisarmos o contexto e a cultura de determinado espaço, a partir deste diagnóstico podemos assim produzir um plano de trabalho adequado a demanda do educando. A fundamentação teórica foi embasada em diferentes autores que estudam o campo da sociologia infantil e as diversas manifestações culturais nesta faixa etária específica. Ao analisar os diários de campo e ainda poder vivenciar um pouco a realidade de cada escola pude perceber o quão rica são as culturas produzidas, entender o contexto de cada criança, e as influências que ele proporciona a elas me fez perceber a inserção da infância no meio social, como agentes ativos e não apenas passivos do mundo ao seu redor.This paper attempts to understand how the different cultural contexts which children of early childhood education in different schools in the city of Porto Alegre are inserted and how it is manifested in their behavior in EFI classes. The study aims to understand how different children's culture manifests itself in the garden of child behavior and maternal schools (creche da UFGRS e escola de ensino infantil Erico Veríssimo). The study deals with a qualitative research, with ethnographic where the methodological procedures used were field diaries,observations records with the interest to understand the different spaces that we as future teachers will go through during our teaching, and so after analyzing the context and culture of a given space, from this diagnosis can thus produce an appropriate work plan to student demand. The theoretical framework was based on different authors who study the field of childhood sociology and various cultural events in this age group specific. To analyze the field diaries and still be able to experience some the reality of each school could see how rich are the crops produced, understand the context of each child, the influences that it provides to them made me realize the childhood insertion in the middle social, as active agents and not only passive in the world around them.application/pdfporEducação física escolarEducation child physicsCulture of childhoodCultureSociology of childhoodCulturas infantis : manifestações nas aulas de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984198.pdf000984198.pdfTexto completoapplication/pdf306543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133091/1/000984198.pdf86df87a13cd0161ee15a036a0e159b9fMD51TEXT000984198.pdf.txt000984198.pdf.txtExtracted Texttext/plain40259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133091/2/000984198.pdf.txt4d175cb30a2b2f3f0ad2e2a30ea56153MD52THUMBNAIL000984198.pdf.jpg000984198.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133091/3/000984198.pdf.jpg9852ceeb9dc3a42814bb5ad7487c6d74MD5310183/1330912018-10-26 09:54:04.279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133091Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:54:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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