Culturas infantis : manifestações nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Santos da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133091
Resumo: Este trabalho tenta entender como os diferentes contextos culturais os quais crianças da Educação Infantil de diferentes escolas da cidade de Porto Alegre estão inseridas e como isso se manifesta em seus comportamentos nas aulas de EFI. O estudo tem como objetivo compreender como as diferentes culturas infantis se manifestam no comportamento de crianças do jardim e maternal das escolas (creche da UFGRS e escola de ensino infantil Erico Veríssimo). O estudo é uma pesquisa qualitativa, com caráter etnográfico onde os procedimentos metodológicos utilizados foram diários de campo, registros de observações com o interesse de entender os diferentes espaços que nós como futuros professores iremos percorrer durante nossa docência, e assim, após analisarmos o contexto e a cultura de determinado espaço, a partir deste diagnóstico podemos assim produzir um plano de trabalho adequado a demanda do educando. A fundamentação teórica foi embasada em diferentes autores que estudam o campo da sociologia infantil e as diversas manifestações culturais nesta faixa etária específica. Ao analisar os diários de campo e ainda poder vivenciar um pouco a realidade de cada escola pude perceber o quão rica são as culturas produzidas, entender o contexto de cada criança, e as influências que ele proporciona a elas me fez perceber a inserção da infância no meio social, como agentes ativos e não apenas passivos do mundo ao seu redor.
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