Estimando a importância de características do ambiente construído para estimular bairros caminháveis usando Best-Worst Scaling

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larrañaga Uriarte, Ana Margarita
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cybis, Helena Beatriz Bettella, Arellana, Julián, Rizzi, Luis Ignacio, Strambi, Orlando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174297
Resumo: O objetivo do estudo é determinar a importância dos atributos do ambiente construído para promover bairros caminháveis usando a técnica Best-Worst Scaling. Essa técnica permite identificar separadamente o impacto dos atributos e dos níveis dos atributos considerados no estudo, algo que não é possível com outros métodos de escolha tradicionais. Outra contribuição é a aplicação dessa técnica a um experimento elaborado com desenhos eficientes e com dois jogos de perguntas, estimando modelos mais precisos e diminuindo a carga cognitiva dos entrevistados. Modelos logit multinomial foram esti-mados para as respostas best, worst e best-worst combinadas, com dados coletados em Porto Alegre. O agrupamento das respostas foi testado através do teste da razão de verossimilhança. As importâncias dos atributos decorrentes dos modelos foram calculadas. Os resultados mostram que o julgamento e escolha dos melhores e piores atributos são realizados por processos cognitivos diferentes e a utilização de respostas best ou worst depende do foco da pesquisa.
id UFRGS-2_756f1f4595b57d657264fd42dfb735a4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174297
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Larrañaga Uriarte, Ana MargaritaCybis, Helena Beatriz BettellaArellana, JuliánRizzi, Luis IgnacioStrambi, Orlando2018-04-03T02:26:03Z20161415-7713http://hdl.handle.net/10183/174297001062663O objetivo do estudo é determinar a importância dos atributos do ambiente construído para promover bairros caminháveis usando a técnica Best-Worst Scaling. Essa técnica permite identificar separadamente o impacto dos atributos e dos níveis dos atributos considerados no estudo, algo que não é possível com outros métodos de escolha tradicionais. Outra contribuição é a aplicação dessa técnica a um experimento elaborado com desenhos eficientes e com dois jogos de perguntas, estimando modelos mais precisos e diminuindo a carga cognitiva dos entrevistados. Modelos logit multinomial foram esti-mados para as respostas best, worst e best-worst combinadas, com dados coletados em Porto Alegre. O agrupamento das respostas foi testado através do teste da razão de verossimilhança. As importâncias dos atributos decorrentes dos modelos foram calculadas. Os resultados mostram que o julgamento e escolha dos melhores e piores atributos são realizados por processos cognitivos diferentes e a utilização de respostas best ou worst depende do foco da pesquisa.The purpose of this study is to determine the relative importance of the built environment attributes to promote walkable neighborhoods using best-worst scaling. This technique allows separate identification of attribute weights and at-tribute-level partworths, something not possible with other traditional experimental choice methods. Another contribution is the application of this technique to an experimental design structured using Efficient design, and with two sets of questions, estimating more accurate models and lowering the cognitive load of respondents. Multinomial logit models were estimated for the best, worst and best-worst pooled responses, collected in Porto Alegre. The response gathering was tested by the likelihood ratio test. The importance of the attributes resulting from the models was computed. The results show that judg-ment and choice for the best and worst attributes measured a different cognitive process and the use of best or worst responses depends on the focus of the research.application/pdfporTransportes. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 24, n. 2 (2016), p. 13-20CaminhabilidadeMobilidade urbanaBairros residenciaisWalkabilityBuilt environmentDiscrete choice modelsBest-worstEstimando a importância de características do ambiente construído para estimular bairros caminháveis usando Best-Worst Scalinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062663.pdf001062663.pdfTexto completoapplication/pdf363490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174297/1/001062663.pdfe1e67987481bd196b365abe96b765b81MD51TEXT001062663.pdf.txt001062663.pdf.txtExtracted Texttext/plain43763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174297/2/001062663.pdf.txt26b4cc1d949827f5fff692c81ff5831bMD52THUMBNAIL001062663.pdf.jpg001062663.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174297/3/001062663.pdf.jpge8453bf8387adbd96bf57fdf7c2e4fd8MD5310183/1742972018-10-25 09:43:06.958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174297Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:43:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estimando a importância de características do ambiente construído para estimular bairros caminháveis usando Best-Worst Scaling
title Estimando a importância de características do ambiente construído para estimular bairros caminháveis usando Best-Worst Scaling
spellingShingle Estimando a importância de características do ambiente construído para estimular bairros caminháveis usando Best-Worst Scaling
Larrañaga Uriarte, Ana Margarita
Caminhabilidade
Mobilidade urbana
Bairros residenciais
Walkability
Built environment
Discrete choice models
Best-worst
title_short Estimando a importância de características do ambiente construído para estimular bairros caminháveis usando Best-Worst Scaling
title_full Estimando a importância de características do ambiente construído para estimular bairros caminháveis usando Best-Worst Scaling
title_fullStr Estimando a importância de características do ambiente construído para estimular bairros caminháveis usando Best-Worst Scaling
title_full_unstemmed Estimando a importância de características do ambiente construído para estimular bairros caminháveis usando Best-Worst Scaling
title_sort Estimando a importância de características do ambiente construído para estimular bairros caminháveis usando Best-Worst Scaling
author Larrañaga Uriarte, Ana Margarita
author_facet Larrañaga Uriarte, Ana Margarita
Cybis, Helena Beatriz Bettella
Arellana, Julián
Rizzi, Luis Ignacio
Strambi, Orlando
author_role author
author2 Cybis, Helena Beatriz Bettella
Arellana, Julián
Rizzi, Luis Ignacio
Strambi, Orlando
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Larrañaga Uriarte, Ana Margarita
Cybis, Helena Beatriz Bettella
Arellana, Julián
Rizzi, Luis Ignacio
Strambi, Orlando
dc.subject.por.fl_str_mv Caminhabilidade
Mobilidade urbana
Bairros residenciais
topic Caminhabilidade
Mobilidade urbana
Bairros residenciais
Walkability
Built environment
Discrete choice models
Best-worst
dc.subject.eng.fl_str_mv Walkability
Built environment
Discrete choice models
Best-worst
description O objetivo do estudo é determinar a importância dos atributos do ambiente construído para promover bairros caminháveis usando a técnica Best-Worst Scaling. Essa técnica permite identificar separadamente o impacto dos atributos e dos níveis dos atributos considerados no estudo, algo que não é possível com outros métodos de escolha tradicionais. Outra contribuição é a aplicação dessa técnica a um experimento elaborado com desenhos eficientes e com dois jogos de perguntas, estimando modelos mais precisos e diminuindo a carga cognitiva dos entrevistados. Modelos logit multinomial foram esti-mados para as respostas best, worst e best-worst combinadas, com dados coletados em Porto Alegre. O agrupamento das respostas foi testado através do teste da razão de verossimilhança. As importâncias dos atributos decorrentes dos modelos foram calculadas. Os resultados mostram que o julgamento e escolha dos melhores e piores atributos são realizados por processos cognitivos diferentes e a utilização de respostas best ou worst depende do foco da pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-03T02:26:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174297
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-7713
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062663
identifier_str_mv 1415-7713
001062663
url http://hdl.handle.net/10183/174297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Transportes. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 24, n. 2 (2016), p. 13-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174297/1/001062663.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174297/2/001062663.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174297/3/001062663.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e1e67987481bd196b365abe96b765b81
26b4cc1d949827f5fff692c81ff5831b
e8453bf8387adbd96bf57fdf7c2e4fd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224941830406144