Estimando a importância de características do ambiente construído para estimular bairros caminháveis usando Best-Worst Scaling
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174297 |
Resumo: | O objetivo do estudo é determinar a importância dos atributos do ambiente construído para promover bairros caminháveis usando a técnica Best-Worst Scaling. Essa técnica permite identificar separadamente o impacto dos atributos e dos níveis dos atributos considerados no estudo, algo que não é possível com outros métodos de escolha tradicionais. Outra contribuição é a aplicação dessa técnica a um experimento elaborado com desenhos eficientes e com dois jogos de perguntas, estimando modelos mais precisos e diminuindo a carga cognitiva dos entrevistados. Modelos logit multinomial foram esti-mados para as respostas best, worst e best-worst combinadas, com dados coletados em Porto Alegre. O agrupamento das respostas foi testado através do teste da razão de verossimilhança. As importâncias dos atributos decorrentes dos modelos foram calculadas. Os resultados mostram que o julgamento e escolha dos melhores e piores atributos são realizados por processos cognitivos diferentes e a utilização de respostas best ou worst depende do foco da pesquisa. |
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Larrañaga Uriarte, Ana MargaritaCybis, Helena Beatriz BettellaArellana, JuliánRizzi, Luis IgnacioStrambi, Orlando2018-04-03T02:26:03Z20161415-7713http://hdl.handle.net/10183/174297001062663O objetivo do estudo é determinar a importância dos atributos do ambiente construído para promover bairros caminháveis usando a técnica Best-Worst Scaling. Essa técnica permite identificar separadamente o impacto dos atributos e dos níveis dos atributos considerados no estudo, algo que não é possível com outros métodos de escolha tradicionais. Outra contribuição é a aplicação dessa técnica a um experimento elaborado com desenhos eficientes e com dois jogos de perguntas, estimando modelos mais precisos e diminuindo a carga cognitiva dos entrevistados. Modelos logit multinomial foram esti-mados para as respostas best, worst e best-worst combinadas, com dados coletados em Porto Alegre. O agrupamento das respostas foi testado através do teste da razão de verossimilhança. As importâncias dos atributos decorrentes dos modelos foram calculadas. Os resultados mostram que o julgamento e escolha dos melhores e piores atributos são realizados por processos cognitivos diferentes e a utilização de respostas best ou worst depende do foco da pesquisa.The purpose of this study is to determine the relative importance of the built environment attributes to promote walkable neighborhoods using best-worst scaling. This technique allows separate identification of attribute weights and at-tribute-level partworths, something not possible with other traditional experimental choice methods. Another contribution is the application of this technique to an experimental design structured using Efficient design, and with two sets of questions, estimating more accurate models and lowering the cognitive load of respondents. Multinomial logit models were estimated for the best, worst and best-worst pooled responses, collected in Porto Alegre. The response gathering was tested by the likelihood ratio test. The importance of the attributes resulting from the models was computed. The results show that judg-ment and choice for the best and worst attributes measured a different cognitive process and the use of best or worst responses depends on the focus of the research.application/pdfporTransportes. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 24, n. 2 (2016), p. 13-20CaminhabilidadeMobilidade urbanaBairros residenciaisWalkabilityBuilt environmentDiscrete choice modelsBest-worstEstimando a importância de características do ambiente construído para estimular bairros caminháveis usando Best-Worst Scalinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062663.pdf001062663.pdfTexto completoapplication/pdf363490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174297/1/001062663.pdfe1e67987481bd196b365abe96b765b81MD51TEXT001062663.pdf.txt001062663.pdf.txtExtracted Texttext/plain43763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174297/2/001062663.pdf.txt26b4cc1d949827f5fff692c81ff5831bMD52THUMBNAIL001062663.pdf.jpg001062663.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174297/3/001062663.pdf.jpge8453bf8387adbd96bf57fdf7c2e4fd8MD5310183/1742972018-10-25 09:43:06.958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174297Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:43:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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