Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Alice Stephanie Tapia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263124
Resumo: Nesse artigo buscamos evidenciar elementos da análise do discurso foucaultiana, considerando como objeto de investigação os castigos escolares a partir dos discursos da Revista Nova Escola. Que descontinuidades os enunciados emergentes nas Revistas nos apontam acerca das punições na escola? Justificamos a escolha da Nova Escola a partir dos procedimentos elucidados por Foucault em sua obra A ordem do discurso (1996), a saber: os de exclusão, os internos e os de rarefação. De acordo com as enunciações destacadas na análise, inferimos que os castigos impostos aos alunos se caracterizam não mais como físicos, mas como castigos ao “espírito”. Punições corporais como a palmatória foram sendo substituídas por estratégias de correção mais sutis, micropenalidades que atuam não somente sobre o corpo. Assim, a discussão iniciada por vias do castigo físico e continuada pelos castigos da alma evidencia o entendimento foucaultiano de relações de poder.
id UFRGS-2_7595f0ef080e4caeeaa43a50df744b63
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263124
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2023-08-03T03:34:00Z20232675-1909http://hdl.handle.net/10183/263124001172621Nesse artigo buscamos evidenciar elementos da análise do discurso foucaultiana, considerando como objeto de investigação os castigos escolares a partir dos discursos da Revista Nova Escola. Que descontinuidades os enunciados emergentes nas Revistas nos apontam acerca das punições na escola? Justificamos a escolha da Nova Escola a partir dos procedimentos elucidados por Foucault em sua obra A ordem do discurso (1996), a saber: os de exclusão, os internos e os de rarefação. De acordo com as enunciações destacadas na análise, inferimos que os castigos impostos aos alunos se caracterizam não mais como físicos, mas como castigos ao “espírito”. Punições corporais como a palmatória foram sendo substituídas por estratégias de correção mais sutis, micropenalidades que atuam não somente sobre o corpo. Assim, a discussão iniciada por vias do castigo físico e continuada pelos castigos da alma evidencia o entendimento foucaultiano de relações de poder.In this article, we seek to highlight elements of Foucauldian discourse analysis, considering school punishments as an object of investigation based on the discourses of the Nova Escola Magazine. What discontinuities do the utterances emerging in the Magazines point to the punishments at school? We justify the choice of this magazine from the procedures elucidated by Foucault in his work The order of discourse (1996), namely: those of exclusion, internal and rarefaction. According to the punishments highlighted in the analysis, we infer that the punishments imposed on students are no longer characterized as physical, but as punishments to the “spirit”. Corporal punishments such as the use of the ferule were being replaced by more subtle correction strategies, micro-penalties that act not only on the body. Thus, the discussion initiated by means of physical punishment and continued by punishments of the soul evidences the Foucauldian understanding of power relations.En este artículo buscamos evidenciar elementos del análisis del discurso foucaultiano, considerando como objeto de investigación los castigos escolares a partir de los discursos de la Revista Nova Escola. ¿Qué discontinuidades nos señalan los enunciados emergentes en las Revistas acerca de las sanciones en la escuela? Justificamos la elección de Nova Escola a partir de los procedimientos esclarecidos por Foucault en su obra La orden del discurso (1996), a saber: los de exclusión, los internos y los de rarefacción. De acuerdo con las enunciaciones destacadas en el análisis, inferimos que los castigos impuestos a los alumnos se caracterizan no tanto como físicos, sino como castigos al "espíritu". Las sanciones corporales como el uso de la palmeta han sido reemplazadas por estrategias de corrección más sutiles, micropenalidades que actúan no solo sobre el cuerpo. Así, la discusión iniciada a través del castigo físico y continuada por los castigos del alma pone de manifiesto la comprensión foucaultiana de las relaciones de poder.application/pdfporREMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura [recurso eletrônico]. Pará : Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), 2022. Vol. 18, n. 43 (2023), e2023019, 11 p.Foucault, Michel, 1926-1984Análise do discursoDisciplina escolarDiscourse analysisSchool punishmentsAnálisis del discursoCastigos escolaresUma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolaresAn analysis of the foucauldian discourse on school punishments Un análisis del discurso foucaultiano sobre los castigos escolares info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172621.pdf.txt001172621.pdf.txtExtracted Texttext/plain51383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263124/2/001172621.pdf.txt99dda13678810a6947154273740920dfMD52ORIGINAL001172621.pdfTexto completoapplication/pdf537411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263124/1/001172621.pdf594e2f374a0720f53a9237a43d0be9a5MD5110183/2631242023-08-04 03:33:23.215837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:33:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares
dc.title.alternative.en.fl_str_mv An analysis of the foucauldian discourse on school punishments
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Un análisis del discurso foucaultiano sobre los castigos escolares
title Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares
spellingShingle Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares
Sartori, Alice Stephanie Tapia
Foucault, Michel, 1926-1984
Análise do discurso
Disciplina escolar
Discourse analysis
School punishments
Análisis del discurso
Castigos escolares
title_short Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares
title_full Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares
title_fullStr Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares
title_full_unstemmed Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares
title_sort Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares
author Sartori, Alice Stephanie Tapia
author_facet Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault, Michel, 1926-1984
Análise do discurso
Disciplina escolar
topic Foucault, Michel, 1926-1984
Análise do discurso
Disciplina escolar
Discourse analysis
School punishments
Análisis del discurso
Castigos escolares
dc.subject.eng.fl_str_mv Discourse analysis
School punishments
dc.subject.spa.fl_str_mv Análisis del discurso
Castigos escolares
description Nesse artigo buscamos evidenciar elementos da análise do discurso foucaultiana, considerando como objeto de investigação os castigos escolares a partir dos discursos da Revista Nova Escola. Que descontinuidades os enunciados emergentes nas Revistas nos apontam acerca das punições na escola? Justificamos a escolha da Nova Escola a partir dos procedimentos elucidados por Foucault em sua obra A ordem do discurso (1996), a saber: os de exclusão, os internos e os de rarefação. De acordo com as enunciações destacadas na análise, inferimos que os castigos impostos aos alunos se caracterizam não mais como físicos, mas como castigos ao “espírito”. Punições corporais como a palmatória foram sendo substituídas por estratégias de correção mais sutis, micropenalidades que atuam não somente sobre o corpo. Assim, a discussão iniciada por vias do castigo físico e continuada pelos castigos da alma evidencia o entendimento foucaultiano de relações de poder.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:34:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263124
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2675-1909
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172621
identifier_str_mv 2675-1909
001172621
url http://hdl.handle.net/10183/263124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura [recurso eletrônico]. Pará : Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), 2022. Vol. 18, n. 43 (2023), e2023019, 11 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263124/2/001172621.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263124/1/001172621.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 99dda13678810a6947154273740920df
594e2f374a0720f53a9237a43d0be9a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225094508314624