Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263124 |
Resumo: | Nesse artigo buscamos evidenciar elementos da análise do discurso foucaultiana, considerando como objeto de investigação os castigos escolares a partir dos discursos da Revista Nova Escola. Que descontinuidades os enunciados emergentes nas Revistas nos apontam acerca das punições na escola? Justificamos a escolha da Nova Escola a partir dos procedimentos elucidados por Foucault em sua obra A ordem do discurso (1996), a saber: os de exclusão, os internos e os de rarefação. De acordo com as enunciações destacadas na análise, inferimos que os castigos impostos aos alunos se caracterizam não mais como físicos, mas como castigos ao “espírito”. Punições corporais como a palmatória foram sendo substituídas por estratégias de correção mais sutis, micropenalidades que atuam não somente sobre o corpo. Assim, a discussão iniciada por vias do castigo físico e continuada pelos castigos da alma evidencia o entendimento foucaultiano de relações de poder. |
id |
UFRGS-2_7595f0ef080e4caeeaa43a50df744b63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263124 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2023-08-03T03:34:00Z20232675-1909http://hdl.handle.net/10183/263124001172621Nesse artigo buscamos evidenciar elementos da análise do discurso foucaultiana, considerando como objeto de investigação os castigos escolares a partir dos discursos da Revista Nova Escola. Que descontinuidades os enunciados emergentes nas Revistas nos apontam acerca das punições na escola? Justificamos a escolha da Nova Escola a partir dos procedimentos elucidados por Foucault em sua obra A ordem do discurso (1996), a saber: os de exclusão, os internos e os de rarefação. De acordo com as enunciações destacadas na análise, inferimos que os castigos impostos aos alunos se caracterizam não mais como físicos, mas como castigos ao “espírito”. Punições corporais como a palmatória foram sendo substituídas por estratégias de correção mais sutis, micropenalidades que atuam não somente sobre o corpo. Assim, a discussão iniciada por vias do castigo físico e continuada pelos castigos da alma evidencia o entendimento foucaultiano de relações de poder.In this article, we seek to highlight elements of Foucauldian discourse analysis, considering school punishments as an object of investigation based on the discourses of the Nova Escola Magazine. What discontinuities do the utterances emerging in the Magazines point to the punishments at school? We justify the choice of this magazine from the procedures elucidated by Foucault in his work The order of discourse (1996), namely: those of exclusion, internal and rarefaction. According to the punishments highlighted in the analysis, we infer that the punishments imposed on students are no longer characterized as physical, but as punishments to the “spirit”. Corporal punishments such as the use of the ferule were being replaced by more subtle correction strategies, micro-penalties that act not only on the body. Thus, the discussion initiated by means of physical punishment and continued by punishments of the soul evidences the Foucauldian understanding of power relations.En este artículo buscamos evidenciar elementos del análisis del discurso foucaultiano, considerando como objeto de investigación los castigos escolares a partir de los discursos de la Revista Nova Escola. ¿Qué discontinuidades nos señalan los enunciados emergentes en las Revistas acerca de las sanciones en la escuela? Justificamos la elección de Nova Escola a partir de los procedimientos esclarecidos por Foucault en su obra La orden del discurso (1996), a saber: los de exclusión, los internos y los de rarefacción. De acuerdo con las enunciaciones destacadas en el análisis, inferimos que los castigos impuestos a los alumnos se caracterizan no tanto como físicos, sino como castigos al "espíritu". Las sanciones corporales como el uso de la palmeta han sido reemplazadas por estrategias de corrección más sutiles, micropenalidades que actúan no solo sobre el cuerpo. Así, la discusión iniciada a través del castigo físico y continuada por los castigos del alma pone de manifiesto la comprensión foucaultiana de las relaciones de poder.application/pdfporREMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura [recurso eletrônico]. Pará : Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), 2022. Vol. 18, n. 43 (2023), e2023019, 11 p.Foucault, Michel, 1926-1984Análise do discursoDisciplina escolarDiscourse analysisSchool punishmentsAnálisis del discursoCastigos escolaresUma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolaresAn analysis of the foucauldian discourse on school punishments Un análisis del discurso foucaultiano sobre los castigos escolares info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172621.pdf.txt001172621.pdf.txtExtracted Texttext/plain51383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263124/2/001172621.pdf.txt99dda13678810a6947154273740920dfMD52ORIGINAL001172621.pdfTexto completoapplication/pdf537411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263124/1/001172621.pdf594e2f374a0720f53a9237a43d0be9a5MD5110183/2631242023-08-04 03:33:23.215837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:33:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
An analysis of the foucauldian discourse on school punishments |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Un análisis del discurso foucaultiano sobre los castigos escolares |
title |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
spellingShingle |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares Sartori, Alice Stephanie Tapia Foucault, Michel, 1926-1984 Análise do discurso Disciplina escolar Discourse analysis School punishments Análisis del discurso Castigos escolares |
title_short |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
title_full |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
title_fullStr |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
title_full_unstemmed |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
title_sort |
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares |
author |
Sartori, Alice Stephanie Tapia |
author_facet |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Cláudia Glavam |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Cláudia Glavam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Cláudia Glavam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault, Michel, 1926-1984 Análise do discurso Disciplina escolar |
topic |
Foucault, Michel, 1926-1984 Análise do discurso Disciplina escolar Discourse analysis School punishments Análisis del discurso Castigos escolares |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Discourse analysis School punishments |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Análisis del discurso Castigos escolares |
description |
Nesse artigo buscamos evidenciar elementos da análise do discurso foucaultiana, considerando como objeto de investigação os castigos escolares a partir dos discursos da Revista Nova Escola. Que descontinuidades os enunciados emergentes nas Revistas nos apontam acerca das punições na escola? Justificamos a escolha da Nova Escola a partir dos procedimentos elucidados por Foucault em sua obra A ordem do discurso (1996), a saber: os de exclusão, os internos e os de rarefação. De acordo com as enunciações destacadas na análise, inferimos que os castigos impostos aos alunos se caracterizam não mais como físicos, mas como castigos ao “espírito”. Punições corporais como a palmatória foram sendo substituídas por estratégias de correção mais sutis, micropenalidades que atuam não somente sobre o corpo. Assim, a discussão iniciada por vias do castigo físico e continuada pelos castigos da alma evidencia o entendimento foucaultiano de relações de poder. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T03:34:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263124 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2675-1909 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172621 |
identifier_str_mv |
2675-1909 001172621 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura [recurso eletrônico]. Pará : Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), 2022. Vol. 18, n. 43 (2023), e2023019, 11 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263124/2/001172621.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263124/1/001172621.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
99dda13678810a6947154273740920df 594e2f374a0720f53a9237a43d0be9a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225094508314624 |