Educação de jovens e adultos e seu contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35708 |
Resumo: | O presente estudo tem por finalidade abordar e refletir sobre o contexto da Educação de Jovens e Adultos no Brasil - EJA e, na comunidade em que trabalho. Procurei levar em consideração os elementos históricos, organizacionais, políticos educacionais e práticas pedagógicas, bem como as condições de formação e informação dos profissionais que atuam junto a ela. Ao se conhecer a modalidade de ensino, a clientela atendida por ela, sua organização curricular e a proposta metodológica, é possível a busca pela qualificação da prática pedagógica. Destaco o processo de ensino-aprendizagem como forma de garantir a permanência destes alunos na escola, também seu desenvolvimento e crescimento como pessoas, capazes de pensar, agir e entender os conhecimentos como ferramentas de cidadania. A maior parte destes alunos é oriunda da escola regular e tiveram dificuldades em concluir o estudo na idade própria por inúmeros contratempos, como: necessidade de trabalhar para ajudar em casa com seus proventos, cuidar de irmãos mais novos, abandono por múltiplas repetências, não ver importância da escola em sua vida, entre outros. Há também aqueles que não tiveram a oportunidade efetiva de frequentar a escola quando crianças, por vários motivos. Para muitos a questão da sobrevivência se sobrepôs à escolaridade. No aprofundamento do objeto de pesquisa, além do estudo bibliográfico, fiz uso de dados acerca da EJA coletados durante o estágio, sobre os alunos, professores e da escola. Alguns aspectos qualitativos analisados foram propostos como temáticas relevantes para os alunos da totalidade, entre eles a qualificação para o trabalho e o resgate da identidade enquanto sujeito de direitos. Sobre o corpo docente da escola, observou-se que todas as professoras trabalham 60h, fazendo na EJA o seu terceiro turno. Apontam-se, ao final do estudo, a necessidade de conhecer essa realidade tão singular da EJA, seus sujeitos, seus contextos, a fim de que se desenvolvam práticas pedagógicas realmente educativas, que se utilizam do desafio, do questionamento, da análise crítica, da instigação, da investigação e da mediação como elementos básicos. Deste modo, a EJA pode contribuir com seus educando, ajudando-os a compreender seu cotidiano e fortalecendo-os enquanto agentes de sua própria cidadania. |
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