Responsabilidade social, educação informática e informação : o projeto Cidadania Micro na Escola/SERPRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vinícius da Rosa da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16264
Resumo: Descreve e analisa as propostas iniciais referentes à incorporação de conhecimentos informáticos de um projeto de inclusão social do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), em Porto Alegre, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Euclides da Cunha. O referido projeto integra-se a uma política de responsabilidade social, na qual a Empresa busca, através de seus funcionáriosvoluntários, capacitar jovens estudantes em conhecimentos informáticos. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Tem como objetivo avaliar se o Projeto Cidadania Micro na Escola cumpriu os seus propósitos de inclusão social, buscando encontrar evidências dessa inclusão através da análise das ações do Projeto. Foram realizadas entrevistas focalizadas com a diretora da Escola e com o idealizador do Projeto. Também foram aplicados questionários com instrutores, alunos e ex-alunos. Os dados e informações coletados foram analisados e interpretados de forma descritiva, em conformidade com os objetivos propostos inicialmente. A partir da análise das informações obteve-se as seguintes percepções: cumprimento dos propósitos iniciais do Projeto Cidadania Micro na Escola, no que se referem à incorporação de conhecimentos informáticos pelos alunos participantes; capacitação para o mercado de trabalho; desenvolvimento de habilidades dos instrutores e dos alunos; aumento/recuperação da auto-estima dos mesmos; valorização da Escola e da comunidade escolar e ocupação do tempo livre dos alunos. Verificou-se que o Projeto trouxe ganhos e melhorias à Escola Euclides da Cunha; entretanto, os resultados do Projeto seriam mais eficazes se houvesse a continuidade no contato dos alunos com os computadores.
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