Organização dos espaços do bercário e interação educadora-bebê : contribuições de um programa de acompanhamento para educadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portugal, Paula Neves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183841
Resumo: As características da creche são apontadas pela literatura como um importante critério para garantir um cuidado de qualidade, sendo capaz de apoiar a promoção do desenvolvimento infantil. O presente estudo investigou as contribuições de um acompanhamento para educadoras para a organização dos espaços do berçário e para a interação educadora-bebê. Participaram do estudo seis educadoras de berçário de duas creches públicas. O acompanhamento, baseado na abordagem pikleriana, envolveu seis encontros com cada educadora, divididos em três módulos: (1) Atividade autônoma do bebê baseada em suas próprias iniciativas; (2) Organização do ambiente; e, (3) As competências da educadora e o vínculo seguro com o bebê. No presente estudo destaca-se, em particular, o segundo módulo, que abordou a organização do espaço. Seis meses após o término do acompanhamento as educadoras responderam à Entrevista de Avaliação do Acompanhamento, que explorou mudanças ocorridas nos espaços e as contribuições de tais mudanças para a interação educadora-bebê. As entrevistas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa, com base em uma estrutura de categorias baseada na abordagem pikleriana: (1) características do espaço do berçário e (2) interação educadora-bebê. Quanto às características do espaço, as educadoras relataram mudanças na organização dos móveis e objetos, com destaque à disposição dos brinquedos, que passaram a estar mais acessíveis aos bebês, e a separação entre a área de brincadeiras e de cuidados básicos, com uma barreira física, impedindo o acesso livre dos bebês, mas permitindo a supervisão pelas educadoras. Quanto à interação educadora-bebê, as educadoras referiram uma maior autonomia na brincadeira dos bebês, notada em atitudes como iniciar a brincadeira, brincar sozinho e não solicitar sempre a presença da educadora. Ainda, as educadoras referiram melhorias na qualidade da sua relação com os bebês, notadas nas próprias atitudes em propiciar a autonomia, organizar o espaço com base nas necessidades deles, dar atenção individualizada a eles nos momentos de cuidados básicos e estar sensível aos seus sinais. Os resultados sugerem que o acompanhamento possibilitou mudanças na organização do berçário, que puderam apoiar a interação educadora-bebê e contribuir para a promoção do desenvolvimento infantil.
id UFRGS-2_76de8311015d384bb430ebed6dc803ca
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183841
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Portugal, Paula NevesPiccinini, Cesar AugustoGabriel, Marília Reginato2018-10-20T03:16:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/183841000990975As características da creche são apontadas pela literatura como um importante critério para garantir um cuidado de qualidade, sendo capaz de apoiar a promoção do desenvolvimento infantil. O presente estudo investigou as contribuições de um acompanhamento para educadoras para a organização dos espaços do berçário e para a interação educadora-bebê. Participaram do estudo seis educadoras de berçário de duas creches públicas. O acompanhamento, baseado na abordagem pikleriana, envolveu seis encontros com cada educadora, divididos em três módulos: (1) Atividade autônoma do bebê baseada em suas próprias iniciativas; (2) Organização do ambiente; e, (3) As competências da educadora e o vínculo seguro com o bebê. No presente estudo destaca-se, em particular, o segundo módulo, que abordou a organização do espaço. Seis meses após o término do acompanhamento as educadoras responderam à Entrevista de Avaliação do Acompanhamento, que explorou mudanças ocorridas nos espaços e as contribuições de tais mudanças para a interação educadora-bebê. As entrevistas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa, com base em uma estrutura de categorias baseada na abordagem pikleriana: (1) características do espaço do berçário e (2) interação educadora-bebê. Quanto às características do espaço, as educadoras relataram mudanças na organização dos móveis e objetos, com destaque à disposição dos brinquedos, que passaram a estar mais acessíveis aos bebês, e a separação entre a área de brincadeiras e de cuidados básicos, com uma barreira física, impedindo o acesso livre dos bebês, mas permitindo a supervisão pelas educadoras. Quanto à interação educadora-bebê, as educadoras referiram uma maior autonomia na brincadeira dos bebês, notada em atitudes como iniciar a brincadeira, brincar sozinho e não solicitar sempre a presença da educadora. Ainda, as educadoras referiram melhorias na qualidade da sua relação com os bebês, notadas nas próprias atitudes em propiciar a autonomia, organizar o espaço com base nas necessidades deles, dar atenção individualizada a eles nos momentos de cuidados básicos e estar sensível aos seus sinais. Os resultados sugerem que o acompanhamento possibilitou mudanças na organização do berçário, que puderam apoiar a interação educadora-bebê e contribuir para a promoção do desenvolvimento infantil.application/pdfporEducação infantilBebêCrechesInteração socialComportamento de cuidado da criançaPsicologia do desenvolvimentoOrganização dos espaços do bercário e interação educadora-bebê : contribuições de um programa de acompanhamento para educadorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990975.pdfTexto completoapplication/pdf486620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183841/1/000990975.pdf0ed7e1fe963cfb039e1fab65df88dadfMD51TEXT000990975.pdf.txt000990975.pdf.txtExtracted Texttext/plain90618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183841/2/000990975.pdf.txtb88f141f6d676cbc6793242b55be2246MD52THUMBNAIL000990975.pdf.jpg000990975.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183841/3/000990975.pdf.jpg9e1db0eebbf33fb66b81ba4b340ca414MD5310183/1838412018-10-22 07:19:44.724oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183841Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:19:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Organização dos espaços do bercário e interação educadora-bebê : contribuições de um programa de acompanhamento para educadoras
title Organização dos espaços do bercário e interação educadora-bebê : contribuições de um programa de acompanhamento para educadoras
spellingShingle Organização dos espaços do bercário e interação educadora-bebê : contribuições de um programa de acompanhamento para educadoras
Portugal, Paula Neves
Educação infantil
Bebê
Creches
Interação social
Comportamento de cuidado da criança
Psicologia do desenvolvimento
title_short Organização dos espaços do bercário e interação educadora-bebê : contribuições de um programa de acompanhamento para educadoras
title_full Organização dos espaços do bercário e interação educadora-bebê : contribuições de um programa de acompanhamento para educadoras
title_fullStr Organização dos espaços do bercário e interação educadora-bebê : contribuições de um programa de acompanhamento para educadoras
title_full_unstemmed Organização dos espaços do bercário e interação educadora-bebê : contribuições de um programa de acompanhamento para educadoras
title_sort Organização dos espaços do bercário e interação educadora-bebê : contribuições de um programa de acompanhamento para educadoras
author Portugal, Paula Neves
author_facet Portugal, Paula Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portugal, Paula Neves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccinini, Cesar Augusto
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gabriel, Marília Reginato
contributor_str_mv Piccinini, Cesar Augusto
Gabriel, Marília Reginato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Bebê
Creches
Interação social
Comportamento de cuidado da criança
Psicologia do desenvolvimento
topic Educação infantil
Bebê
Creches
Interação social
Comportamento de cuidado da criança
Psicologia do desenvolvimento
description As características da creche são apontadas pela literatura como um importante critério para garantir um cuidado de qualidade, sendo capaz de apoiar a promoção do desenvolvimento infantil. O presente estudo investigou as contribuições de um acompanhamento para educadoras para a organização dos espaços do berçário e para a interação educadora-bebê. Participaram do estudo seis educadoras de berçário de duas creches públicas. O acompanhamento, baseado na abordagem pikleriana, envolveu seis encontros com cada educadora, divididos em três módulos: (1) Atividade autônoma do bebê baseada em suas próprias iniciativas; (2) Organização do ambiente; e, (3) As competências da educadora e o vínculo seguro com o bebê. No presente estudo destaca-se, em particular, o segundo módulo, que abordou a organização do espaço. Seis meses após o término do acompanhamento as educadoras responderam à Entrevista de Avaliação do Acompanhamento, que explorou mudanças ocorridas nos espaços e as contribuições de tais mudanças para a interação educadora-bebê. As entrevistas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa, com base em uma estrutura de categorias baseada na abordagem pikleriana: (1) características do espaço do berçário e (2) interação educadora-bebê. Quanto às características do espaço, as educadoras relataram mudanças na organização dos móveis e objetos, com destaque à disposição dos brinquedos, que passaram a estar mais acessíveis aos bebês, e a separação entre a área de brincadeiras e de cuidados básicos, com uma barreira física, impedindo o acesso livre dos bebês, mas permitindo a supervisão pelas educadoras. Quanto à interação educadora-bebê, as educadoras referiram uma maior autonomia na brincadeira dos bebês, notada em atitudes como iniciar a brincadeira, brincar sozinho e não solicitar sempre a presença da educadora. Ainda, as educadoras referiram melhorias na qualidade da sua relação com os bebês, notadas nas próprias atitudes em propiciar a autonomia, organizar o espaço com base nas necessidades deles, dar atenção individualizada a eles nos momentos de cuidados básicos e estar sensível aos seus sinais. Os resultados sugerem que o acompanhamento possibilitou mudanças na organização do berçário, que puderam apoiar a interação educadora-bebê e contribuir para a promoção do desenvolvimento infantil.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-20T03:16:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183841
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990975
url http://hdl.handle.net/10183/183841
identifier_str_mv 000990975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183841/1/000990975.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183841/2/000990975.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183841/3/000990975.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ed7e1fe963cfb039e1fab65df88dadf
b88f141f6d676cbc6793242b55be2246
9e1db0eebbf33fb66b81ba4b340ca414
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447228996648960